TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento por Citação Bourdieu

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade estadual da Paraíba – UEPB

Disciplina:

Professor (a) :

Curso: Administração 2019.2 (Noite)

Kelvin dos Santos Ferreira

FICHAMENTO POR CITAÇÃO


BOURDIEU, Pierre / CHAMBOREDON. Jean Claude / PASSERON. Jean-Claude

A profissão de Sociólogo: Preliminares epistemológicos,

Ed. Vozes, Rio de Janeiro. Pág. 23-38. 1999

Campina Grande – PB

Agosto / 2019

Bourdieu relata sobre a separação do senso comum na sociologia, porque enxerga a dificuldade dessa ruptura das crenças compartilhadas por uma comunidade devido o costume do cientista com a finalidade dos estudos.

As noções comuns que se tem sobre um fato são superficiais, não tem autonomia para explicar estes fatos, pois são apenas suposições sem baseamento concreto, formado para coencidir com o sistema que se serve.

 "(...) influência das noções comuns é tão forte que todas as técnicas de objetivação devem ser utilizadas para realizar efetivamente a ruptura(...)" (BOURDIEU, Pierre., 2004, p. 24)

Um relato das noções agregado com a linguagem popular é indispensável para a criação de noções cientificas.

A analise do fato pressupõe uma atenção mais regrada, além de apresentar uma coerência nas citações. O ato da invenção que leva a solução de um problema deve quebrar as relações diretas para fazer surgir um novo sistema de relações.

A estatística contribui para tornar concreta a construção de novas relações, pois impõe a ideia que justificam as totalidades, colocando critérios objetivos da ideia defendida.

A sociologia só pode estabelecer uma teoria separada do senso comum se confrontar a teoria do conhecimento social, onde os princípios contradizem a “filosofia primeira do social”. Em resumo, a ilusão da transparência nos leva a acreditar que a explicação para os fatos sociais é aquilo que facilmente se vê, entretanto, Bourdieu cita os clássicos da Sociologia para mostrar que as explicações provêm de causas profundas que escapam a consciência.

Tendo dito isto, a função do princípio da não-consciência é demonstrar que a ciência não é reflexiva e ao mesmo tempo definir as condições metodológicas que a tornem ciência experimental. O autor fala que algumas vezes a sociologia espontânea aparece em meio a sociologia erudita porque alguns sociólogos não querem retirar do indivíduo sua capacidade de ação, deixando de perceber o sistema completo das relações nas quais e pelas quais as
“Não é a descrição das atitudes, opiniões e aspirações individuais que tem a possibilidade de proporcionar o princípio explicativo do funcionamento de uma organização, mas a apreensão lógica objetiva da organização é que conduz ao princípio capaz de explicar, por acréscimo, as atitudes, opiniões e aspirações.” (BOURDIEU, Pierre, 2004, p. 29)

Natureza e cultura: substância e sistema de relações; Bourdieu alerta para o problema de se utilizar ingenuamente de critérios de análise naturais, trans-históricos ou transculturais "cuja eficácia poderia ser apreendida independentemente das condições históricas e sociais que os constituem em sua especificidade" (BOURDIEU, Pierre, 2004, p. 30) para explicar fatos sociais, caindo no erro de deixar escapar especificidades históricas ou originalidades culturais.

A sociologia espontânea e os poderes da linguagem; A sociologia tem uma dificuldade particular em decorrência da relação particular que se estabelece entre as expressões e experiências eruditas e ingênuas. Por isso, o autor acredita que não basta perceber a ilusão de transparência e adotar princípios para romper com os pressupostos, pois há o problema da linguagem corrente que passa despercebida e inevitavelmente é utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com