TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Harvard Case Study Empreendedorismo

Por:   •  9/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Resposta Questão 1

Shawne e Simon são empreendedores por necessidade, pois eram seletivos na alimentação e não encontravam opções na região. Viram uma oportunidade de fazerem por conta própria e ainda por cima faturar com isso.

De acordo o case, podemos verificar as seguintes características nos fundadores:

- Identificador de oportunidades;

- Faz a diferença

- Perseverança

- Paixão

- Dedicação

Para criar um negócio micro, nichado e sem escalas e/ou expansão, essas características acima podem ser suficientes mesmo para o ramo em que se encontra a WrapItUp.

Eles identificaram a oportunidade de vender comida saudável e com paixão em manter a saúde em dia, dedicaram-se a produzir e comercializar os Wrap saudáveis. E com muita perseverança ganharam o concurso da faculdade.

Com expansão das lojas em diversos locais do país, trazendo pessoas do mercado alimentício generalista e focando os seus produtos nas pessoas de alta renda, algumas características importantes do empreendedores, parecem não fazer parte do dia-dia-dia dos fundadores da WrapItUp:

- Criatividade;

- Disposição em assumir riscos;

- Visão;

- Capacidade de implementação;

- Tomar decisões corretas;

- Bons relacionamentos;

- Eterno aprendiz;

Precisavam de criatividade para novos produtos e serviços, além de ideias para de adaptar aos problemas não previstos do dia-a-dia de qualquer negócio.

Não parecem querer ou gostar de assumir riscos, que claramente são necessários para sanar com os problemas da WrapItUp (turnover, satisfação dos clientes, lucro baixo).

Falta visão para tomar decisões em prol da necessidade do cliente. E outro ponto importante, parece que não querem mais aprender e/ou se adaptar ao mercado e as inovações.

Vejo também a falta de uma rede de relacionamentos, para trocas com executivos do setor alimentício. Ex. Deixaram seus colaboradores durante muitos anos com os benefícios abaixo do mercado.

Resposta Questão 2

Analisando a WrapItUp pela ótica da inovação e suas três estratégias genéricas (reduzir custos e preços, diferenciação e nicho), podemos dizer que a empresa está adotando um meio-termo entre duas estratégias: Diferenciação e Nicho.

A decisão entre caminhar entre duas estratégias ou falta de visão, como podemos dizer, pode ser perigosa e acarretar em algumas prioridades para a gestão, mas que no caso da WrapItUp não vem sendo tratadas e muito menos adotadas.

Se a decisão é ser diferenciar dos concorrentes, a WrapItUp parou no tempo, não inovando nos insumos, produtos e serviços. Na forma de atender os clientes, há tempo pouca inovação, gerando filas e descontentamento.

Se a decisão é atender um pequeno nicho do mercado, a decisão que vem sendo adotada é errônea, pois a expansão foi feita em ritmo acelerado e sem estudos de mercado local. A empresa está adotando erroneamente estratégias e serviços nacionais, para um mercado pequeno e local, que gosta de ser tratado com muita proximidade. O que vale para o Sul, talvez não valha para o norte e vice e versa. Ex. O cardápio da WrapITuP não é local e sim nacional. O turnover é alto, que não gera a sensação de parceria e amizade com a equipe. E a forma de comunicação também é nacional e não adaptada ao mercado local: Online, offline, flyers, outdoors, etc.

Analisando pelo ciclo empreendedor:

Identificação das oportunidades: Os fundadores identificaram uma oportunidade ao começar o negócio, mas não fazem atualizações recorrentes, deixando a empresa com a mesma “cara” desde a fundação. Devido há isso não crescem por falta de novos cardápios, modelos de atendimento e até pela gestão engessada das equipes.

Avaliação das oportunidades: Podemos ver que isso também não é analisado pelos Fundadores. Mesmo tendo contratado a gerente de RH, fica claro que só foram atrás de ajuda ou opinião depois de muitos anos. E mesmo assim são relutantes para novas ideias da gerente de RH e da consultoria.

Elaboração do roteiro de implementação: Segundo o case, essa etapa não continha muitas etapas, nem KPIs claro para mensurar as vantagens do projeto ShareIt.

Aqui falta um planejamento mais específico e um acompanhamento mais próximo.

Gerenciamento da implementação:

O teste com duas lojas foi desenvolvido para avaliar 3 pilares: turnover, satisfação do cliente com adaptação de produtos e serviços, além do aumento da receita. A etapa inicial teve a duração de 6 meses. Acredito que poderia ter mais etapas dentro dos 6 meses e com isso no final do teste, haveria menos dúvidas e a análise poderia ser mais assertiva.

Dá-se a impressão de que não tinha um processo de correção de rota.

A vantagem competitiva se tornou inexistente.

Resposta Questão 3

Analisando o case, podemos chegar a conclusão de que o intraempreendedorismo é inexistente na WrapItUp. Não há qualquer relatado de aprimoramento da empresa em decorrência de inovação. Sua alta gestão acredita que os produto e serviços não precisam de aprimoramento.

Fica claro que a participação de níveis hierquicos não é bem vinda nos processos de criação e resolução de problemas. O espírito empreendedor que já não é estimulado pelo CEOs, acaba sendo podado quando é  manifestado mesmo que timidamente em alguns gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com