TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Harvard Case Study Respostas Estratégias de Negócios

Por:   •  14/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

Resposta 1:

De acordo com o material de estudo, algumas variáveis podem influenciar direta e indiretamente na competitividade e rentabilidade de uma empresa. No caso, o estudo do microambiente abrange as variáveis próximas à companhia e que são tratadas diretamente pela organização. Os aspectos podem ser classificados na matriz SWOT de duas formas: Pontos positivos como FORÇAS e Pontos negativos como FRAQUEZAS.

Os componentes do microambiente são: organização, cliente, fornecedores, canais, concorrentes e públicos.

ORGANIZAÇÃO: A Nestlé no ano de 1997, iniciou uma profunda mudança cultural, buscando atender à crescente fatia de consumidores globais que ansiava por produtos mais saudáveis e então reformulou sua visão estratégica com a aspiração de ofertar “Nutrição, Saúde e Bem-Estar”.

Para chegar ao seu objetivo se tornar líder neste segmento, a empresa percebeu que precisaria mudar naquele momento seu posicionamento, alinhamento estratégico e visão para sair à frente das demais empresas concorrentes. Esse processo levou mais de 13 anos desde seu início, redefinindo investimentos e desinvestimentos a fim de conseguir desenvolver vários dos seus planejamentos e implementá-los de forma correta.

A reorganização dos seus aspectos internos, a alteração em sua mudança cultural, suas escolhas em aquisições e vendas e suas novas métricas de desenvolvimento de novos produtos, foram todos com o objetivo de se tornar líder em Nutrição, porém mantendo a qualidade e sabor de seus produtos e implementando opções mais nutritivas.

A mudança na empresa, envolveu a criação de uma Divisão de Negócios Estratégicos de Nutrição, que foi a responsável por pautar todas as decisões empresariais que seriam tomadas buscando credibilidade, aumentar lucratividade e continuar o crescimento tornando a Nestlé uma empresa diferenciada.

CLIENTES: Os clientes da empresa Nestlé, se dividem em mercado revendedor e mercado consumidor, e em ambos os casos, a empresa construiu uma longa história de confiança com o passar dos anos. A mudança cultural foi justamente desenvolvida à longo prazo para que os clientes pudessem perceber valor na alteração da composição de seus produtos, valorizando assim a missão de nutrir melhor mantendo seus produtos saborosos. De acordo com site da empresa, além do grande e internacional mercado macro como Walmart, Carrefour, Americanas etc. a empresa valoriza e mantém um portal de negócios destinado diretamente ao pequeno varejista.

FORNECEDORES: A Nestlé possui uma página dedicada aos Fornecedores de suas matérias primas e regulamentou as características necessárias para tal no Princípios Nestlé de Qualidade. O código está em vigor desde 2003, quando a empresa criou o Portal de Compras Nestlé e iniciou um programa global de auditoria com fornecedores, realizado com metodologia própria.

O objetivo é garantir não apenas a qualidade das matérias primas, mas que também não seja comercializado nenhum produto com empresas envolvidas em suborno, corrupção ou que estejam envolvidas em outras atividades ilegais.

CANAIS: são considerados canais, os prestadores de serviços que permitem a interação comercial entre a empresa seus clientes, fornecedores e demais parceiros. Os canais estão divididos entre comunicação, financiamento e distribuição. Neste caso, a empresa desde 1997 modificou sua forma de interação com público e começou a apresentar parte de sua nova estratégia voltada a saúde e nutrição criando em suas embalagens formas de apresentar seus novos valores.

Ao conversar com o cliente de forma direta, apresentando a quantidade de calorias e demais itens de sua composição e em seguida oferecendo as referências diárias necessárias, a empresa inicia uma conscientização de quanto é possível consumir diariamente de forma saudável. Suas campanhas publicitárias também se modificaram com o passar dos anos e sempre vemos o consumo de algum produto ligado diretamente a uma atividade física ou ao bem-estar.

CONCORRENTES: Dentro de sua trajetória empresarial iniciada em 1866, foram as várias aquisições e fusões que ocorreram durante o período que resultaram no atual conglomerado formado pela Nestlé. De forma que, após análise e pesquisa, identifiquei que a empresa não possui nenhum concorrente a nível global. Presente em mais de 191 países, encontrei diversos concorrentes locais ou setoriais por continentes, mas nenhum alcança sua hegemonia se analisado a sua atuação como todo.  

PÚBLICOS: A empresa dentro de sua dinâmica de relações, abrange todas as idades e públicos, incluindo pets e pessoas com problemas alimentares, através da sua linha de produtos à base de soja.

Questão 2: componentes macro ambiente

Resposta: No caso do macroambiente, a empresa analisa os diversos setores que não podem ser controlados diretamente pela organização. Os fatores são: variáveis político-legais, demográficas, culturais, geográficas e econômicas.

Político-Legais: No site da empresa, na aba denominada Gestão Empresarial, é possível encontrar em mais de 50 idiomas o código de Princípios de Gestão Empresarial.  Nele é descrito que além das regras internas, a empresa exige de seus funcionários e colaboradores o cumprimento estrito da legislação e normas aplicáveis, levando em consideração a legislação local em cada um dos países onde está presente, bem como, as práticas culturais e religiosas.

Demográficas: Como a empresa atua de forma global, existe uma preocupação e cuidado enorme com escala de seus produtos pois seria péssimo que faltasse matéria prima para sua a produção nas diversas fábricas instaladas pelo mundo. Desta forma, ela possui sempre fornecedores locais que inclusive permitem que a companhia se adeque aos fatores climáticos.

A variável demográfica, permite também que a empresa avalie nichos de atuação e oportunidades de expansão, por exemplo, se em determinado país o envelhecimento de grande parcela da população pode ser visto ou não como uma possibilidade econômica de crescimento de atuação nesta faixa etária.

Culturais: Sua mudança de direcionamento se deve principalmente a este fator, pois a mudança de culturas das gerações, suas preferências e comportamentos como sociedade que já estava buscando por uma melhoria nutricional é que fez com que a empresa se reposicionasse e tomasse novo direcionamento com os produtos comercializados.

Geográfica: após análise, conclui que esta variável pouco impactada no caso da Nestle, pois sua dimensão global e tecnologia de fabricação permite que a grande maioria dos seus produtos chegue com a mesma qualidade aos consumidores finais, independentemente de onde estejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com