TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Intraempreendedores

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho: Intraempreendedores

Primeiro Intraempreendedor que achei interessante foi Richard Drew, antes de começar a faculdade de engenharia havia sido o de tocador de banjo.  Aos 22 anos e com pouco dinheiro, começou a procurar algo mais rentável. Suas respostas entusiasmadas numa entrevista na 3M renderam-lhe uma vaga na linha de produção de uma montadora para testar lixas fabricadas pela empresa. Drew também observava seus colegas da linha de pintura, que usavam esparadrapos para demarcar, mas a fita grudava na lataria de tal modo que, ao ser removido, deixava os veículos com pequenas falhas.

 Drew começou a buscar por uma solução, escondido trabalhou em testes de colas menos aderentes. Descobriu uma fórmula de cola menos agressiva, que ao ser removida não causava estragos na superfície. Foi assim que, em 1925, ele inventou a fita adesiva, inspirando os diretores da 3M a implementar uma política revolucionária para a época, algo que, várias década depois, empresas como a Google começaram a fazer.

 Gleice Luciane é outro exemplo,

Coordenadora de Processos, há nove anos na indústria automotiva francesa que produz s as marcas Peugeot e Citroen em Resende – RJ.

Admidita em 2000, como estagiária no Setor de engenharia ela enfrentou grandes desafios. Em 2001, recebeu a proposta de realizar um “estágio-operário”, passou cerca de duas semanas realizando um trabalho mecânico e repetitivo no chão da fábrica. De Gleice elaborou um relatório que foi considerado excelente em conjunto com outros três operadores pertencentes ao mesmo posto de trabalho.

Em menos de um mês, foi efetivada como Analista de Processos do setor de Engenharia, tornando – se responsável pela linha de produção de assoalhos do veículo Peugeot 206, quando ainda estava no oitavo período de graduação.

Quando assumiu esse cargo, a linha tinha capacidade de produzir 12 veículos por hora, ela conseguiu aumentar o potencial produtivo para 13,5, e posteriormente, para 16. Todo ano, Gleice recebeu aumento de salário por mérito  devido sua performance e os bons resultados dos projetos. Foi novamente promovida a Especialista de Processos,  mesmo antes de se formar.

Depois disso, recebeu um novo desafio, gerenciar um projeto de modificação de lógica de comando dos dispositivos de solda na linha do assoalho, cujo objetivo era passa-los de pneumáticos para eletro-pneumáticos. Segundo ela, existia um gargalo no processo atual e essa modificação iria trazer grandes benefícios para a equipe de manutenção na detecção de defeitos. Como não detinha esse conhecimento, solicitou férias e durante duas semanas, entrou em contato com um fornecedor especialista. Foi para São Paulo conhecer os princípios e as instalações necessárias para  essa modificação. Iniciou o projeto ficando, o tempo todo,no canteiro de obras observando cada detalhe,  Hoje é a única especialista da fábrica em automação.

Após o sucesso no gerenciamento de projetos, ligados à gestão e otimização de processos produtivos, em destaque: Peugeot 206SW, face lifting do Citroen Picasso e Peugeot 207, Gleice obteve reconhecimento nos diversos níveis da organização, pelo dinamismo e forte comprometimento com os resultados, alcançando a coordenação da equipe de engenheiros de concepção funcional de produtos no Mercosul.

Fontes:

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT145258-16642,00.html

http://quererempreender.blogspot.com.br/2010/04/um-exemplo-de-intraempreendedorismo.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com