TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DAS ENTREVISTAS COM O INTRAEMPREENDEDOR

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

4. APRESENTAÇÃO DAS ENTREVISTAS COM O INTRAEMPREENDEDOR 

1) Para você, o que é empreender?

No meu ponto de vista, empreender é ter uma visão ampla e conseguir criar uma empresa que atenda as necessidades e demanda do seu público alvo.

2) Quais características são fundamentais para um empreendedor?

Um empreendedor não deve ser tímido, nem fechado para novas idéias e sugestões. Todo empreendedor precisar estar em constante atualização e ter uma boa liderança.

3) O que todo indivíduo que deseja empreender deve saber?

Todo empreendedor deve saber o que se espera com o empreendimento, o seu público, custos, gastos e lucros bem definidos.

4) Há alguém no qual você admire enquanto empreendedor, ou alguém do seu trabalho que possuia caracteristicas de um bom empreendedor?

Silvio Santos. Apesar das polêmicas recentes, acredito que é uma referência no mundo do empreendedorismo.

5) Para você, todos podem empreender?

Sim, se a pessoa possuir as características acima, é provável que seu negócio dure por muito tempo.

6) Quais dribles são utilizados por você frente a uma importante decisão?

O que seria dribles nesse contexto? O que faço é analisar o que pode ocorrer de ruim e bom em virtude da minha decisão

7) Em momentos de "crise" como você se comportaria se caso tivesseque ter alguma atitude que não esta no protocolo?

Depende muito da área de atuação. No meu caso, pode se fazer um pagamento sem a autorização por e-mail. Ou dialogar com a comunidade antes de uma reunião prévia com a equipe. Depende do que fazer e da urgência em relação ao tipo de "crise".

8) Você possui atitudes empreendedoras dentro do seu local de trabalho? Se sim, você se considera um intraemprendedor?

Creio que talvez eu seja um intraempreendedor, estou sempre me mantendo atualizado, e sempre que posso sempre dou ideias para resolução de problemas, e quando posso realizo atividades internas para promover a união dentro da equipe. Uma equipe que trabalha de forma unida, trabalha com muito mais eficiencia.
Sempre tento trazer novidades e gosto de tomar atitudes quanto aos acontecimentos como aniversários da nossa equipe. Outros núcleos gostaram da ideia e começaram a utilizar algumas ideias que tive. Ações que servem mais para integrar e unir a equipe de trabalho.

Análise

O entrevistado intraempreendedor, possui uma certa visão de emprendedorismo, para ele qualquer pessoa pode empreender, possuindo certas caracterissticas, crê que certamente o seu negocio irá durar muito tempo. É claro que para isso também o empreendedor deve estra sempre se mantendo atualizado e estar atento às mudanças.

O entrevistado é um intraempreendedor, possui o cargo de Assistente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social na empresa Gerdau e como ele mesmo cita, age de forma a ajudar no crescimento da empresa. O seu cargo permite com que ele possa exercer atitudes empreendedoras, e essas atitudes o ajuda e o auxilia nas tarefas rotineiras do trabalho junto aos colegas.

5. TEXTO COMPARATIVO

As entrevistas com o empreendedor e o intraemprendedor nos mostra que ambos consideram que   qualquer um pode empreender, mas é claro que para ser um empreendedor de “sucesso” é necessário possuir segundo o SEBRAE (2017) algumas habilidades como: “habilidade de organizar; imaginação; habilidade de liderar pessoas; determinação; habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos”. E segundo a professora Maria Inês Felippe “a profissão empreendedor não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. É própria de uma sociedade capitalista liberal e de sua ideologia de sucesso individual.”

Vimos que o empreendedor está sempre preocupado em buscar conhecimento, ser critico, corajoso e disposto a correr riscos. O risco é a incerteza do sucesso, possibilidade do erro, que decorre de fatores extrincicos do ser. E como vimos em nossos estudos nesta disciplina, para definir empreendedor o autor Smith (1776) utiliza as palavras aventureiro, projetor e empresário. Aventureiro é quem corre riscos, projetor especula, realiza projetos e o empresário é o homem prudente, acumula capital e obtém um progresso lento, mas constante. O autor Smith, confirma a preocupação que o empreendedor têm, reafirmando seu perfil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com