TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÍDER COMO UM MOTIVADOR PARA EQUIPE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  13/10/2015  •  Artigo  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 16

O LIDER COMO UM MOTIVADOR PARA EQUIPE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.

Neurilene Fernandes da Silva

Professor: Rumeninng Abrantes dos Santos           

       

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a motivação transformando grupos e equipes. Sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica básica com a utilização de artigos e livros. Com a pesquisa realizada pode-se perceber que as empresas investem em recursos motivacionais, e com isso os colaboradores ganham tanto no crescimento profissional com no desenvolvimento pessoal. Os colaboradores estão mais confiantes de suas capacidades e está tendo mais envolvimento nas estratégias de motivação que as organizações implantar para obter um retorno positivo tanto para a empresa com para o colaborador. E o perfil da liderança e essencial para manter as equipes motivadas, eles influenciam os comportamentos do grupo e equipe, de forma a conduzi-los em suas conquistas pessoais aliando o bem-estar pessoal com os objetivos organizacionais. Pertencer e formar uma equipe significa aceitar as diferenças individuais levando os indivíduos ao crescimento tanto em grupo ou em equipe e ao bom desempenho do conjunto, o que não é tarefa fácil, pois trabalhar em equipe requer habilidades de autorreflexão, aceitação do outro, capacidade de lidar com conflitos, equilíbrio entre as necessidades coletivas e necessidades individuais. Porém o estudo revelou que há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a satisfação plena.

Palavras-chave: Motivação, Perfil, Liderança, Habilidades.

  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais para que as organizações cresçam é necessário que os seus colaboradores estejam motivados e comprometidos com os objetivos da organização. A motivação é a resultante do indivíduo com a situação e com o ambiente externo. Assim é importante que as organizações ofereçam condições satisfatórias para que o ambiente de trabalho seja motivador.

Para Paul Hersey (1976) A motivação de uma pessoa depende de força de seus motivos, estes são definidos como necessidades, desejos ou impulsos no interior do indivíduo e são dirigidos para objetivos que podem ser conscientes e inconsistentes. O autor ainda fala das necessidades que determinam os comportamentos, e estes podem mudar se aumenta a força de um motivo existente. Portanto o comportamento de um indivíduo seria determinado por suas necessidades mais intensas em um dado momento. Conclui que o comportamento humano é motivado por causas conscientes e até mesmo inconscientes e que embora algumas atividades humanas aconteçam sem motivação, praticamente quase todos os comportamentos conscientes são motivados ou possuem uma causa.

Torna-se importante então que os líderes conhecerem melhor seus colaboradores, quais são seus desejos e necessidades para poder estabelecer suas metas e desafios. Confirmando o que Paul Hersey (1976) afirma:  se um indivíduo deseja influir no comportamento de outra pessoa, é necessário primeiro, compreender quais são, nesse momento, os motivos ou as necessidades mais importantes naquele momento e estabelecer metas de acordo com essas necessidades.

Segundo Coda (1986) o grau de satisfação no trabalho manifestado por um indivíduo pode ser afetado pelas características do trabalho, do indivíduo, do ambiente de trabalho, do ambiente social e do ambiente organizacional.  Para Robbins (2002) complementa que o desempenho e a satisfação do colaborador tendem a ser positivamente influenciados pelas a atitudes do líder. Desta forma a própria estrutura organizacional da empresa pode desmotivar um funcionário, como também o tipo de liderança exercido pelos seus líderes. De acordo com o objetivo proposto nesta pesquisa, que retrata a questão do líder como um motivador para equipe dentro das organizações, buscou-se referencias temas pertinentes de maneira e esclarecer eventuais questionamentos, tais como: A Liderança e motivação.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

2.1LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO: Um desafio dentro da organização

O líder tem um papel dentro das empresas de desenvolve uma série de habilidades, e ficar atento com um elemento que trará o sucesso e ou fracasso e dever ter a devida atenção, tanto com o mercado que está em constate transformação e com os colaboradores. O despertar do gestor a esse elemento considerado como essencial para o fator de sucesso se torna um diferencial, quando o líder tem a visão de motivar em manter motivados seus colaboradores, pois como aborda o Robbins (2005, p.3), ”Quando os gestores motivam os colaboradores, dirigem as atividades dos outros, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre as pessoas, eles estão exercendo sua liderança”.

Como afirma Robbins, (2005) liderança é a capacidade de influenciar o grupo para alcance de metas. A influência pode ser formal ou não, formal é aquela que é conferida por um alto cargo na organização, liderança informal é aquela que é conferida por um alto cargo na organização, a liderança informal denominada não sanciona, pode ser definida como aquela que exerce a liderança no grupo na organização sem o cargo formal.  A administração consiste na implementação da visão e da estratégia oferecidos pelos líderes, coordenando a organização e fornecendo-lhes recursos humanos bem como tratando problemas do dia-a-dia. Ao líder é necessário que desenvolva uma relação de confiança com os liderados. Com a instabilidade do mercado que afetam as organizações os laços de confiança substituíram as regras burocráticas na definição dos relacionamentos e da expectativa.

A inteligência emocional é uma característica que diferencia o líder e o torna eficaz em liderar, pode-se acrescentar que são necessárias as habilidades: como a paciência para compartilhar informações, confiança, saber ouvir, abrir mão da autoridade e compreender o momento certo para intervir, demonstrando a inteligência emocional que o momento exige. (ROBBINS, 2005).

Outro autor que também aborda a questão da liderança é Hampton, (1990) O líder se caracteriza por uma forte queda para a responsabilidade e conclusão das tarefas, vigor e persistência na consecução dos objetivos, espírito empreendedor. Capacidade para influenciar o comportamento de outras pessoas e capacidade para estruturar sistemas de interação social para finalidades objetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com