TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Micro e Macro Empreendedorismo

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO / IFMA

IFMA CAMPUS SANTA INÊS

Nome: Pedro Henrique Gomes Evaristo

Disciplina: Micro e Macro Economia

Curso: Bacharelado em Administração

Microeconomia e suas contribuições para a gestão de negócios.

Dentro de um conceito simples, porém muito importante; microeconomia é a ciência por trás da formação de valores, ou seja, ajuste de preço diante do mercado, compreensão do comportamento dos consumidores e como esses aspectos de relacionam em um sistema de oferta e demanda, juntamente com o desenvolvimento do planejamento de marketing.

Observando sua atuação para a gestão de negócios que é uma área da administração de empresas responsável por gerenciar as ações planejadas para a concretização dos objetivos organizacionais, podemos perceber as importantes contribuições que a microeconomia oferece a gestão.

Pondo em tópicos, podemos citar em inicio a demanda. De forma direta, a demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. E nesse sentido, dirá a nós o quanto devemos produzir para atender essa demanda, ou seja, a oferta. Esse sistema de oferta e demanda visto em microeconomia nos liga a diversos sistemas como a gestão de cadeia de produção, operações logísticas, precificação, estoque e compras com fornecedores.

Outro ponto de contribuição é preço, que é descrito como custo de produção + margem + valor agregado. A precificação de produtos e/ou serviços é algo importantíssimo para todo negócio, infelizmente é onde muitos empreendedores tropeçam por não saber como definir o preço de mercado.

Quando se trata de por um preço nos produtos, usamos uma somatória simples: custo do produto + percentuais de custos + despesas fixas e variáveis + percentual de lucro = preço. Mas engana-se quem pensa que apenas a utilização dessa formula nos traz um preço ideal para vender os produtos de forma gratificante ao empreendedor. Antes de tudo, é preciso averiguar qual o seu objetivo ao lançar seu produto ou serviço ao mercado. Um questionamento importante, saber que preço e valor tem uma diferença muito grande entre elas.

Conhecer o mercado não é apenas o essencial para ter sucesso nos negócios, compreender o que almeja o público que pretende atingir é crucial para melhor desempenho de seus objetivos.

Todo esse sistema estudado na microeconomia é detalhado no conceito de agentes econômicos, firmado pela teoria econômica onde nos mostra três principais agentes: família, firmas/indústrias e governo. Como dito anteriormente, cada um desses agentes conceitua o sistema de demanda, precificação e público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com