TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macro Economia

Trabalho Escolar: Micro E Macro Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da Economia

Microeconomia

Este é considerado a base da moderna teoria econômica. A microeconomia é o ramo da ciência econômica que está voltada as unidades consumidoras, ou seja, as pessoas ou famílias. Está relacionada à análise e a formação de preços no mercado. Estuda participação da oferta e da demanda na formação dos preços.

Para melhor entendimento dessa variação a microeconomia dividiu-se em teorias, que são:

 Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

 Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consomem-los.

 Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

A microeconomia estuda as influências ocorrentes em mercados em função da regulação estatal e informação existente. Diferencia-se o mercado de um produto ou serviço dos mercados de fatores de produção, capital e trabalho. A teoria iguala os agregados da quantidade global demandada pelos compradores e a quantidade fornecida pelos vendedores, sendo assim que se determina o preço.

Constrói modelos que descrevem como o mercado pode conseguir o equilíbrio entre o preço e a quantidade, ou como pode reagir às alterações do mercado ao longo do tempo, que é o que se denomina de mecanismo da oferta e da procura. As estruturas de mercado, como sejam a concorrência perfeita e o monopólio, são analisados em função das suas consequências, em termos de comportamento e da eficiência econômica. A análise de um mercado é feita a partir de hipóteses simplificadoras: racionalidade dos agentes, equilíbrio parcial. Uma análise em equilíbrio geral permite avaliar as consequências sobre os outros mercados, e pode permitir compreender as interações e os mecanismos que podem levar a um equilíbrio.

Para Paul Krugman e Robin Wells,

"uma das principais questões da microeconomia é a busca da validade da intuição de Adam Smith, saber se os indivíduos na busca dos seus interesses próprios contribuem para promover os interesses da sociedade no seu conjunto.”

A Microeconomia esta voltada fundamentalmente para:

I. As unidades individuais da economia, como o consumidor e a empresa, considerados isoladamente, ou em agrupamentos.

II. O comportamento do consumidor, a busca da satisfação máxima (com sua restrição orçamentária) etc..

III. O comportamento da empresa, a busca do lucro máximo (com sua estrutura de custos e a com a atuação da concorrência) etc..

IV. Os mecanismos do funcionamento do mercado. Oferta e procura.

V. Imperfeições e Funções do mercado, na utilização eficaz dos recursos escassos da sociedade e na fabricação dos produtos destinado a satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com