TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÓDULO INTERMEDIÁRIO - CARTA DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

MÓDULO INTERMEDIÁRIO - CARTA DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU.

Gustavo Custodio Peixoto

Reportagem:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1/3 (35%) das mulheres ao redor do mundo sofrem algum tipo de violência física ou sexual durante a sua vida. O número é alarmante, não é verdade? Isso indica que ser mulher no mundo em que vivemos não é uma tarefa fácil. Violências desse tipo podem afetar negativamente a saúde mental, física, sexual e reprodutiva de uma pessoa, aumentando de maneira significativa o risco de adquirir uma doença grave e/ou sequelas que podem impactar na sua qualidade de vida. 

Isso nos mostra que ainda não agimos de maneira efetiva para lidar com as desvantagens e injustiças que as mulheres experiência apenas por serem mulheres. No primeiro tema do Equidade, vimos que com a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, os Direitos Humanos ganham um caráter universal, devendo ser aplicados a toda e qualquer pessoa no mundo. Entretanto, dados como o citado acima indicam que estamos falhando em garantir esses direitos de modo universal. 

Nesse sentido, surge a necessidade da criação e aplicação de direitos específicos para grupos mais vulneráveis e que historicamente sofrem maiores violações e discriminações. Por isso, neste texto, vamos falar sobre os direitos das mulheres, que representam uma tentativa de compreender a subordinação histórica imposta às mulheres e encontrar meios de reparação e justiça.

https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/o-que-sao-os-direitos-das-mulheres/

Relação com o 1º artigo da Declaração:

Muitas não se sentem livres suficiente por serem envolvidas em relacionamentos abusivos, e acabam sendo trancadas em casa, passam por cárcere privado dentre outros acontecimentos

Minha opinião:

Hoje, as mulheres vivem em uma situação de luta pela igualdade de direitos e vivem todos os dias, ainda existem muitas violências, desigualdades e manipulações em relação ao gênero feminino. Isso tem trazido a eles uma pressão emocional tão grande que entendemos porque eles são tão fortes neste século e lutaram tantas lutas por seus direitos, mas ainda sofrem com esses motivos. Se elas já estão sofrendo hoje, imagine alguns anos atrás, séculos atrás, etc. Estes tipos de abusos são causados pelos problemas culturais e estruturais do nosso país. Nesse sentido, o nosso país sofreu um grande retrocesso. Hoje, temos visto um pequeno número de violência contra as mulheres, mas devido ao apoio de vários outros países e aos direitos garantidos pela Constituição e pelas Nações Unidas, temos buscado justiça e igualdade para taxar esses números a 0%.

Situação que eu presenciei:

Eu estava em uma festa de aniversário com alguns colegas de diferentes regiões e conheci um grupo de pessoas da zona norte, 2 casais estavam namorando, conversando com eles vi que uma das meninas mudou de tom comigo mas ainda não me importei , Depois de um tempo vi que a mesma garota pega a cama dela e a coloca em outro quarto e me ofereci para ajudar, levei um chute por ela, não entendi porque era essa a situação, mas deixei ir e falei com o namorado dela, e comentou com ele "sua namorada me chutou de graça, fale com ela" (gíria do diálogo informal), depois do meu diálogo com ele meus amigos o viram dar um tapa na cara dela, no começo eu não intervim porque eu não vi o que aconteceu mas ainda parecia que ela era ele espancado com golpes e maldições, eles o viram cotovelos, eu o vi empurrando ela. Decidimos intervir e retirar o menino de casa e mandá-lo para casa. Pouco depois desse incidente fui falar com a garota que havia sofrido esses abusos, descobri que ela me expulsou dela porque seu namorado tinha ciúmes da "intimidade" que eu havia criado com ela, finalmente descobrimos que não era da primeira vez ele fez isso, mas apesar disso, a menina não encerrou o relacionamento porque era muito comprometida não só com ele, mas também com sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com