TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA AGRICULTURA NA ECONOMIA E NO MERCADO DE TRABALHO EM SERGIPE

Por:   •  27/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

SEMINÁRIO TEMÁTICO II

AD2

  1. O PAPEL DA AGRICULTURA NA ECONOMIA E NO MERCADO DE TRABALHO EM SERGIPE (2 ptos)

A agricultura tem um papel muito importante para a economia do estado de Sergipe. No ano de 2013, representou 4,2% do PIB do estado (IBGE/SEPLAG, 2013) além disso, alcançou mais de 80% do total das exportações graças as produções de suco de laranja, óleo cítrico abacaxi açúcar e afins. No ano de 2015, mais de 1,1 bilhões foram produzidos no estado sendo 61,3%, destes, decorrente de lavouras temporárias tais como abacaxi, amendoim, arroz em casca, batata doce, cana de açúcar, feijão em grão, fumo em folha, mandioca e milho em grão. Os outros 38,7% são decorrentes da lavoura permanente com a produção de banana em cacho, coco-da-baía, goiaba, laranja, limão, mamão, manga, maracujá e tangerina. Destas culturas, as que merecem destaque são as de Milho em grão com 25,7%, Cana de açúcar com 18%, Laranja com 17,5%, Coco-da-baía com 13,6% e Mandioca com 13,4% que juntas, representam 88,2% do total produzido no estado.

Dos 75 municípios do estado de Sergipe, Lagarto é a cidade com maior produção (9,52%) sendo o feijão, o fumo e a mandioca os agrícolas mais produzidos, seguido de Simão Dias (7,61), Carira (5,78%) e Estância com (5,31%).

No que se refere ao mercado de trabalho, no ano de 2014 cerca de 12% da população sergipana estavam empregadas em atividades agrícolas, isso representa cerca de 254 mil pessoas segundo dados da PNAD 2014(IBGE, 2014). Os responsáveis por empregar um boa parte da mão de obra, é a cultura familiar praticadas predominantemente no cultivo de Maracujá, com destaque para a cidade de Lagarto, da banana, que tem seu cultivo praticado em pequenas propriedades distribuídas entre 49 cidades do estado além do feijão e da mandioca, que são produzido em praticamente todo o estado de Sergipe.

  1. AS PRINCIPAIS CULTURAS AGRÍCOLAS EM SERGIPE (2 ptos)

As culturas que merecem destaque são as de Milho em grão com 25,7%, Cana de açúcar com 18%, Laranja com 17,5%, Coco-da-baía com 13,6% e Mandioca com 13,4% que juntas, representam 88,2% do total produzido no estado.

  1. LAVOURAS TEMPORÁRIAS (2 ptos)

No ano de 2015, as lavouras temporárias representaram 61,3% dos mais de 1,1 bilhões que foram produzidos no estado.

No cenário nacional, merecem destaque a produção de Batata Doce e amendoim na cidade de Itabaiana, maior produtora nacional de batata doce, que junto com a cidade de Moita bonita, colocou o estado na 1ª colocação dos produtores da raiz entre os estados do nordeste e na 5ª colocação nacional. Juntas também, as duas cidades são responsáveis pela 7ª colocação nacional na produção de amendoim e a 2ª colocação entre os estados da região nordeste.

O fumo, produzido em sua maior parte nas cidades de Riachão do Dantas e Lagarto, também merece destaque. Ocupando o 6º lugar na produção nacional e o 3º no nordeste onde o estado de Sergipe é destaque na produção.

Outra cultura que merece destaque é a de arroz, produzido no Baixo São Francisco e tendo as cidades de Brejo Grande e Ilha das Flores acumulando 62,6% da produção do estado, é responsável pela 3ª colocação de Sergipe entre os mais produtores do grão no Nordeste e, apesar de o estado ocupar apenas o 14ª colocação entre os maiores produtores brasileiros, o estado de Sergipe se destaca quanto a sua produtividade. O estado é o 4º mais produtivo do Brasil.

A cana de açúcar, produzia na Zona da Mata mais especificamente nas cidades de Japaratuba, Laranjeiras, Capela e Neópolis, apesar de não ter destaque na produção regional onde Sergipe ocupa apenas o sexto lugar entre os nove estados do nordeste, tem uma importância muito grande para a economia do estado onde representa 18% de toda a sua produção agrícola.

Com destaque maior também no cenário local, por ser uma cultura presente em quase todo o território do estado, a produção de feijão produzido em 69 dos 75 município sergipanos com destaque para as cidades de Poço Verde, Lagarto, Poço Redondo e Tobias Barreto. A mandioca e milho também merecem destaque. A produção de Milho por exemplo é a quarta maior o nordeste assim como a de mandioca. O primeiro, produzido no Sertão Sergipano nas cidades de Carira, Simão Dias e Frei Paulo, tem como destaque o fato de dar a Sergipe o status de ter a maior produtividade de milho do nordeste além de ser a principal cultura do estado. Já a mandioca é produzida nas cidades de Itabaiana, Campo do Brito, Pacatuba e Lagarto, cidade que tem a maior produção do nordeste, e juntas, representam a 5ª maior cultura agrícola produzida no estado.

Além destes, o estado também tem a cultura do abacaxi que é o 9º produto mais produzido no estado mais especificamente nas cidades de Riachão do Dantas e Aquidabã. Em 2015, o valor da produção foi de R$ 2.095,00.

  1. LAVOURAS PERMANENTES (2 ptos)

Responsável por 38,7% da produção do estado, a lavoura permanente é praticado em todas as régios do estado de Sergipe. A cultua que merece maior destaque é a da laranja que é responsável por 17,5 da produção agrícola do estado sendo ainda, o 5º na produção nacional e o 2º no nordeste. O coco-da-baía também merece um destaque especial, produzido no litoral do estado tem na cidade de Estancia sua maior produção. A cidade é a 3ª maior produtora do país e junto com a cidade de Santa Luzia do Itanhy representa 52% da produção do estado que ocupa a 3ª colocação nacional e o 2º regional no que se refere a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com