TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Do Trabalho Questões Para Revisão - Capitulo 1 1) O Que é Economia Do Trabalho? Quais Tipos De Questões Os Economistas Do Trabalho Analisam? R: A Economia Do Trabalho Estuda Como Os Mercados De Trabalho Funcionam. As Questões Analisadas I

Ensaios: Economia Do Trabalho Questões Para Revisão - Capitulo 1 1) O Que é Economia Do Trabalho? Quais Tipos De Questões Os Economistas Do Trabalho Analisam? R: A Economia Do Trabalho Estuda Como Os Mercados De Trabalho Funcionam. As Questões Analisadas I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 2

Economia do Trabalho

Questões para revisão – Capitulo 1

1) O que é economia do trabalho? Quais tipos de questões os economistas do trabalho analisam?

R: A economia do trabalho estuda como os mercados de trabalho funcionam. As questões analisadas incluem a determinação da distribuição de renda, o impacto econômico dos sindicatos, a alocação do tempo de um trabalhador para o mercado de trabalho, as decisões de emprego e demissões das empresas, a discriminação do mercado de trabalho, os determinantes do emprego, e a decisão do trabalhador de investir em capital humano.

2) Quem são os principais atores no mercado de trabalho? Quais as razões que os economistas atribuem os trabalhadores e às empresas?

R: Os principais atores são: trabalhadores, empresas e governo. Em geral, as empresas maximizam seus lucros e os trabalhadores maximizam seu bem estar. Os governos influenciam as decisões dos trabalhadores e empresas ao impor tributos, conceder subsídios e regular as regras do jogo no mercado de trabalho.

3) Porque precisamos de uma boa teoria para entender os problemas do mercado de trabalho do mundo real?

R: Uma boa teoria do mercado de trabalho deve conter suposições realistas, não deve ser grosseira ou extremamente complexa e deve prover implicações empíricas que possam ser testadas com dados reais.

4) Qual a diferença entre economia positiva e normativa? Porque é mais fácil responder as questões positivas do que as questões normativas?

R: As ferramentas de economia são uteis para responder às questões positivas. Assim, as informações geradas auxiliam na tomada de decisões politicas. A resposta para uma questão normativa, contudo, requer de nossa parte um julgamento de valor sobre o desejo de resultados econômicos específicos.

5) Quais são as principais peculiaridades do mercado de trabalho com relação aos outros mercados da economia? O mercado de trabalho é realmente diferente dos outros mercados?

Uma das principais características do mercado de trabalho é a de que os demandantes de mão de obra não irão possuir esta, mas, apenas o trabalho fornecido por ela, ou seja, será um aluguel da força de trabalho. O mercado de trabalho se assemelha com os outros mercados nas relações existentes entre oferta e demanda de mão de obra, onde a demanda (empregadores) por este fator é inversa ao preço (salário), e a oferta é diretamente proporcional ao salário, aumentando quando este se eleva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com