TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARECER DE PROCEDIMENTO REDAÇÃO OFICIAL

Por:   •  14/9/2019  •  Abstract  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: LEANDRO TORRES SOBRAL MATRÍCULA 20171322040

POLO DE TURMALINA

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, "as comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos" (BRASIL, 2002, p. 13). A partir dessa orientação, leia o texto da comunicação abaixo e aponte o que deveria ser melhorado para claro entendimento do destinatário.

" Prezados Senhores,

Atenção às seguintes informações: Com a chegada da aeronave acionando a atis para que a força G facilte a realização da ação estabelecida no local, é necessária total evacuação da área pois o funcionamento da bequilha poderá comprometer a segurança de pessoas. "

Aviso do setor de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC a ser destinado a usuários do Lago Paranoá no DF.

A partir desse texto da área da aviação, pode-se afirmar que há clareza na linguagem utilizada? Sim ou não? Aponte as inadequações, conforme orientações do Manual de Redação e proponha uma reescrita clara e concisa aos destinatários.

Não há clareza em alguns pontos. As inadequações referentes esse texto  são a respeito de alguns termos técnicos utilizados que torna incompreensível o real problema do aviso.

“Atenção às seguintes informações: Com a chegada da aeronave acionando a central de controle para que a força G facilite a realização da ação estabelecida no local, é necessária total evacuação da área, pois o mau funcionamento da roda que auxilia o trem da aterrissagem poderá trazer riscos à segurança de pessoas."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com