TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Por:   •  13/12/2016  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

O PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Independente da instabilidade do mercado, da economia do País estar em crise, o setor imobiliário sempre foi atrativo para todos os tipos de empreendedores. O serviço prestado pelo corretor de imóveis, seja venda, aluguel, permuta ou demais transações envolvendo imóveis, sempre foram e serão uma necessidade. O perfil deste profissional passou por alterações drásticas no formato de seu trabalho à medida que as mudanças foram ocorrendo, conforme os eventos políticos e econômicos se estabeleciam. No passado o perfil do profissional em questão era de um coadjuvante no que se relacionava às transações imobiliárias. Sua atuação baseava em uma demanda contida de negociações imobiliárias que, em suma, estava restrita a poucas negociações, tendo em vista que o Brasil emergiu de um sistema de governo imperialista, onde a maioria dos imóveis pertencia a uma pequena parte da população. Antigamente, muitos dos profissionais do ramo de imóveis vinham para este mercado porque se aposentavam na sua antiga profissão e queriam seguir em atividade ou faziam deste ramo de venda/aluguel de imóveis uma segunda profissão. À época, para se captar clientes potenciais para qualquer negócio, usava-se o método de bater de porta em porta oferecendo o serviço ou por meio de indicações dos que conheciam pessoas que estavam interessadas em imóveis. As ferramentas de trabalho geralmente eram uma agenda com os principais clientes, uma pasta fornecida pela imobiliária com as ofertas disponíveis e fotos dos imóveis, tabelas financeiras para a simulação dos financiamentos e uma simples calculadora.

Na atualidade o perfil do corretor de imóveis reflete o de um consultor de negócios, ou seja, a demanda de transações foi aquecida em função do crescimento econômico e da facilidade oferecida pelos planos governamentais de habitação.

No futuro, após a crise econômica refletida no setor imobiliário, que ocorreu nos anos de 2014 e 2015, cada vez mais o profissional terá de ser mais criativo e terá de desenvolver habilidades para encontrar mercados e clientes alternativos, bem como utilizar toda tecnologia disponível e novos formatos de venda e alugueis de imóveis. O profissional não deve, somente, aguardar que o mercado seja favorável e que as oportunidades caiam em seu colo. É necessário, antes de tudo, conhecer bem a profissão em que irá atuar. Aprimorar suas habilidades diariamente, observando o que dá certo e o que dá errado em suas negociações. Deve ter autoconfiança no que está executando e conseguir passar otimismo ao cliente. O corretor precisa focar em seus resultados, ter metas, objetivos a serem alcançados, saber aonde quer chegar. Ousadia e inovação são outras características importantes, onde deverá fugir da abordagem tradicional ao cliente, estudá-lo e conhecê-lo para então lhe oferecer a melhor oportunidade de negócio. Não podemos esquecer-nos dos relacionamentos interpessoais com os colegas de profissão, isso é estratégia para novas oportunidades, novas indicações, novos clientes. Gostar do que faz, isso é outro ponto primordial em qualquer profissão. Para o profissional de TTI não é diferente. Conhecimentos a respeito de finanças, investimentos, economia são essenciais ao corretor. Também deverá ter competência para explorar estratégias de marketing e encontrar formas criativas e atraentes de dar visibilidade ao seu trabalho. O que diferencia e muito o antigo corretor de imóveis para o profissional do século XXI é a atualização, manter-se antenado às tendências mercadológicas, ser sempre um visionário e dedicar-se à profissão escolhida acima de tudo, com amor e ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com