TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EXIGIDO PELO MERCADO ATUAL

Tese: O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EXIGIDO PELO MERCADO ATUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  Tese  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 14

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EXIGIDO PELO MERCADO ATUAL

RESUMO

O trabalho realizado busca analisar o perfil do profissional de administração exigido pelo mercado contemporâneo. Devido à grande demanda de qualificação profissional mediante um mercado de trabalho competitivo, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o perfil do administrador capaz de atender às mudanças e avanços organizacionais no mundo moderno e a influência da cultura social onde a organização está inserida. Pretende-se evidenciar as competências e habilidades necessárias ao profissional administrador na modernidade e o seu diferencial necessário que o destaque em meio a um mercado de recursos humano bastante competitivo. Para tanto foi realizado uma pesquisa de caráter analítico e exploratório, foi utilizado o método de abordagem qualitativo e quanto aos procedimentos de coleta de dados secundários foi através de pesquisas bibliográficas de autores e estudiosos que atuam na área administrativa, através de livros, revistas e sites da internet sobre o tema em estudo para a concretização do referencial teórico. Onde se podem verificar as[1]características necessárias ao administrador para que se destaquem em meio aos demais candidatos e seja absorvido pelas organizações de maneira satisfatória.

Palavras-chave: Perfil profissional. Administrador. Mercado.

INTRODUÇÃO

O presente estudo aborda a temática o Perfil do profissional de administração exigido pelo mercado atual, no contexto de um mundo globalizado e um campo de atuação integrado.

A incrível evolução tecnológica, a globalização da economia, o acirramento da concorrência com a abertura do mercado, a nova ordem econômica e social vigente no país, os fenômenos da terceirização, da retração dos postos de trabalho, a informática com conseqüente avanço da automação nas empresas, tudo isso impactando a natureza do trabalho e das relações homem/trabalho, exigem um diferente perfil de executivo para os que administram/gerenciam organizações na atualidade. Este quadro de mudanças trouxe significativas alterações na face do mercado de trabalho e nas expectativas dos alunos dos cursos de graduação em Administração.

Para conduzir o ritmo da empresa competitiva, surge um novo tipo de gestão, atuando no todo e delegando, compartilhando responsabilidades, valorizando o trabalho em equipe e não somente cobrando obediência através de processos burocráticos, abre espaço para a criatividade, é proativo, ousado, bom exemplo, cumpridor das promessas, sabe utilizar seus princípios e ser um bom líder como também estimula inovações, e acima de tudo apóia equipe no desenvolvimento de sua própria autonomia, para isso fez-se necessário traçar um novo perfil para o Administrador.

Uma organização utiliza técnicas de gestão administrativa para alcançar seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Com isso, verifica-se cada vez mais a necessidade de valorização dessa profissão, que é uma das mais antigas funções do mundo. Sabemos que os dias atuais são incertos e mutáveis e que, na atual ocasião, a escassez de bons administradores, fez com que se traçasse um novo perfil para esse distinto grupo de profissionais, na busca constante por bons resultados, dessa maneira, a gestão passou a buscar nas pessoas o verdadeiro sentido de se obter vantagem competitiva.

Diante deste contexto, questiona-se: Quais as características, habilidades e competências predeterminantes e exigidas do profissional de administração pelo mercado na atualidade e sua influência na cultura social onde a organização está inserida e ainda o que é necessário para que se destaque em meio aos demais concorrentes?

O objetivo principal deste trabalho é analisar o perfil do administrador capaz de atender às mudanças e avanços organizacionais no mundo moderno e a influência da cultura social onde a organização está inserida, ou seja, nas características do administrador. Pretende-se evidenciar as competências e habilidades necessárias ao profissional administrador na modernidade e o seu diferencial necessário que o destaque em meio a um mercado de recursos humano bastante competitivo.

A administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnada de complexidade e desafios. Esse contexto provoca a necessidade de mudanças nas organizações, pois demandam novas relações sociais, exigindo dos profissionais novos atributos, que estão relacionados com os conhecimentos, a aquisição de competências e habilidades inerentes ao seu campo de atuação profissional, bem como valores e atitudes que o habilitem a assumir o seu verdadeiro papel enquanto agentes de transformação organizacional e conseqüentemente de transformação social.

Como vemos, entende-se que tudo na vida é uma questão de administração, e que um bom planejamento pode ser a chave na busca por resultados, na prática, o bom uso das funções administrativas, é uma porta aberta importante para o processo decisório.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. As características do mercado de trabalho atual

A preocupação com a realidade empresarial e o perfil do profissional executivo tem se evidenciado nos últimos anos especialmente, e nas Faculdades de Administração de diversas Universidades do país que se preocupam em formar profissionais capazes de se destacar e serem absorvidos facilmente pelas organizações mais exigentes no mundo globalizado.

O mercado contemporâneo exige um diferente perfil de executivos devido ao cenário econômico e social com a incrível evolução tecnológica, a globalização da economia, o acirramento da concorrência com a abertura do mercado, a nova ordem econômica e social vigente no país, os fenômenos da terceirização, da retração dos postos de trabalho, a informática com conseqüente avanço da automação nas empresas, tudo isso impactando a natureza do trabalho e das relações homem/trabalho. Este quadro de mudanças trouxe significativas alterações na face do mercado de trabalho e nas expectativas dos alunos dos cursos de graduação em Administração.

Como, no caso da administração, os clientes são as empresas e estas detêm o poder de definir quais características deve possuir os profissionais que contratam, estabelecendo atribuições, salários, níveis hierárquicos, conhecimentos desejáveis etc. O próprio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com