TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO CONFEITARIA ATELIER DE FESTAS LTDA

Por:   •  7/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.964 Palavras (36 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

PLANO DE NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO

CONFEITARIA ATELIER DE FESTAS LTDA

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Resumo

Quando as pessoas tornarem-se empreendedores elas necessitam ter algumas habilidades como: planejar,identificar e resolver problemas, tomar decisões, negociar entre outras. Este trabalho tem como objetivo analisar as características e identificar as oportunidades para um empreendimento originado a partir da criação de um plano de negócios. O plano de negócios é muito importante no processo de implantação de uma empresa; pois se torna uma peça fundamental de gestão possibilitando ao empreendedor uma visão de planejamento estratégico e coordenação além de plano de ações a serem tomadas e quais o caminho mais adequado a seguir. Este estudo pretende elaborar um plano de negócios para verificar a viabilidade de abertura de uma confeitaria na cidade Feira de Santana. A Confeitraia Atelier de Festas Ltda. tem como objetivo produzir produtos de confeitaria de qualidade. Além disso, a confeitaria também oferecerá um ambiente alegre, agradável e aconchegante, propondo uma boa impressão para os clientes que vem conhecer a loja física e comprar os produtos. A empresa terá um espaço privilegiado no coração da Avenida Getulio Vargas, localizado na cidade de Feira de Santana, bairro Ponto Central. Nela se encontrarão diversos produtos tanto os bolos quanto os doces e salgados que satisfazem as demandas dos nossos clientes. O empreendimento contará com um time qualificado para garantir a excelência no atendimento e a satisfação do cliente participando das comemorações dentro e fora das casas pois festejar tornou- se um hábito costumeiro dos brasileiros.

Palavras Chave: Empreendedor; Plano de negócios; Confeitaria

  1. INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é a resposta às mudanças no quadro econômico e é através dele que as pessoas procuram aproveitar as oportunidades buscando conhecimento e inovação de forma que tenha um resultado diferenciador. Nos ultimos anos os empreendedores se adaptaram e se reinventaram com muita rapidez em um pequeno período de tempo encurtando distâncias culturais e comerciais. Novas relações de trabalho, tecnologia, qualidade, rapidez surgiram mudando os conceitos econômicos, gerando riqueza, emprego e renda para a sociedade.

A chave de sucesso para o empreendedor está na elaboração de um plano de negócios. Através do plano de negócios se podem definir o produto ou serviço a ser comercializado e o tipo e formato da empresa mais adequado assim como: habilidades e atitudes que os empreendedores devem desenvolver. Ou seja, o plano de negócios norteia o empreendimento para que possa se tornar uma realidade mais segura.

Este estudo tem como finalidade verificar a viabilidade da formalização e crescimento de uma confeitaria na cidade de Feira de Santana. Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negócios para uma empresa, já existente que visa formalizar, reestruturar e potencializar o negócio, possibilitando atender as demandas e o crescimento propondo oferecer produtos e serviços de qualidade para o público alvo além de oferecer um ambiente limpo e agradável onde o cliente se sinta seguro, confortável e acolhido.

2 A CONFEITARIA

A ideia de abrir a Confeitaria Atelier de Festas surgiu através de uma Feira de Negocios na faculdade que tinha como objetivo por em pratica a disciplina de empreendedorismo. O evento foi realizado em 2019 no Centro Universitário Uniasselvi na cidade de Feira de Santana onde os alunos criariam standes de produtos ou serviços.

A equipe composta por quatro colegas deidiram criar um stander para a comercialização de bolos, doces e salgados. Os produtos com seus diversos sabores  teve uma grande aceitação por parte dos visitantes da feira, e desde então, surgiu a vontade de seguir com o negócio.

Com a aceitação do produto os colegas Ludmylla, Leidimila, Luana e Carlos assumiram o risco de começar a produzir seus produtos sob encomenda e com o aumento da procura e demanda resolveram formalizar a empresa.

Esse plano de negócio tem por objetivo analisar a viabilidade da abertura da Confeitaria, através de dados e informações coletadas  no decorrer do projeto e com as empresas do mesmo segmento. O planejamento servirá também para fazer uma análise correta do empreendimento, proporcionando uma avaliação econômico e financeira reduzindo a probabilidade de desperdícios de recursos e esforços.

Para o inicia da empresa foi investido sessenta e cinco mil reais.

2.1 Empreendedor

Para Schumpeter (1988, p.48) o empreendedor é um ser realizador que produz novas ideias, promove a inovação e criatividade, destrói e substitui esquemas de produção vigentes. O mesmo autor complementa dizendo que: existem empreendedores por oportunidade ( descobre e planeja gerar lucro) e por necesidade ( quando não há escolha).

De acordo Muniz (2008), empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, aproveita as oportunidades, tem visão futura da organização, antecipa-se aos fatos, introduz inovação e administra a empresa. Para Gerber (1996), o empreendedor é um individuo que desempenha um papel importante junto à sociedade, seu espírito inovador, transforma a condição mais simples em uma oportunidade excepcional.

2.1.2 Plano de Negócios

O Plano de Negócios é uma ferramenta que descreve os objetivos do negócio, os passos que devem ser dados diminuindo assim os riscos e as incertezas para que esses ideais sejam alcançados. Dessa forma, o plano de negócios permite a identificação e prevenção de possíveis erros ainda no papel, ou seja, antes de entrar e serem executados no mercado e/ou melhorias para uma empresa já existente.

Para Dornelas (2008) através da elaboração de um Plano de Negócios é possível entender e estabelecer nortes para o empresa, produto/serviço ; gerenciar de maneira eficaz a e tomar decisões acertivas, preventivas e corretivas; fazer uma melor análise economica/financeira a fim de conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo,Sebrae, investidores, entre outros.

3 Definição do Negócio

Atelier de Festas Ltda. é uma empresa que fabrica e vende kits de festa que contem bolo, doces, salgados, bebidas e descartáveis. O processo de produção é simples e de maneira artesanal.

A Confeitaria Atelier de Festas foi criada pensando no ritmo de vida atual, aonde as pessoas saem o dia todo para trabalhar e não dispõe de tempo para pensar e planejar festas de aniversário, reuniões familiares, eventos corporativos e quaisquer outra comemoração.

A confeitaria  oferecerá deliciosos bolos, doces e salgados feitos artesanalmente com todo cuidado e dedicação com ingredientes selecionados e frescos pois, os produtos ofertados nas padarias, mercados e lojas de coveniencias nem sempre estão frescos, saborosos e com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com