TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGÓCIO SIMPLIFICADO

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 10

Vera Lúcia Teixeira dos Santos

Caculé

2016


VERA LÚCIA TEIXEIRA DOS SANTOS

SABOR DE CACULÉ

O MELHOR PREÇO E SABOR DA REGIÃO

[pic 1]

Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina, Empreendedorismo, do curso de Administração, do instituto Educacional Teológico e cultural, sob a orientação do Professor Mario Santana.

CACULÉ

2016


PLANO DE NEGÓCIO

NOME DA EMPRESA: Sabor de Cacule.

 SOCIOS: Ivana Rodrigues, Luciene Ferreira e Vera Lúcia Teixeira.

Missão

A missão da distribuidora de quentinhas caseiras será fornecer alimentação saudável de acordo com as normas de saúde, produtos de excelente qualidade e preço concorrencial baixo, menor que o da concorrência, sendo o produto supervisionado por especialista nutricionista, para que a absorção do produto pela clientela se estabeleça de maneira altamente satisfatória, sendo parte integrante da missão o elevado grau de preocupação com o mercado consumidor de maneira ágil de atendimento ao cliente, atendimento personalizado, com elevado grau de eficiência e eficácia objetivando conquista da clientela do comércio de Caculé, proporcionando comodidade e qualidade dos clientes. O negocio se define como uma empresa que oferece produtos caseiros de qualidade para o seu consumidor.

Visão

A visão dos sócios da empresa é consolidar-se no fornecimento de quentinhas caseiras, como uma empresa de elevadíssimo grau de qualidade e atendimento ao cliente, preço justo para o mercado consumidor expandindo seu mercado na área comercial de Caculé/BA e posteriormente outros municípios do estado, provando que é viável fazer um empreendimento para suprir demanda de médio e alto poder aquisitivo e obter retorno financeiro de curto prazo e lucratividade operacional positiva.

Valores.

Respeito com o próximo e com a empresa

Hospitalidade

Comprometimento

Valorização de colaboradores

Reconhecer a necessidade do público alvo e avaliar a concorrência.

1 - DEFINICÃO DO NEGÓCIO

1.1 - Qual é o negócio da empresa? (O motivo da sua criação) Sumario executivo.

Foi constatada a necessidade de uma empresa voltada para a alimentação saudável que cresce a cada ano pelos fatores de melhoria de saúde, bem estar das pessoas, longevidade com um atendimento diferenciado com especialistas na área ajudando as pessoas a tirarem duvidas sobre o que devem alimentação, bebidas, dietas etc.

O nosso principal produto são as comidas caseiras acompanhados por sucos e sobremesa  saudáveis ,onde  são realizados sobe  orientação de uma nutricionista que monta cardápio  da distribuidora.

Sabor de Caculé é uma empresa que tem objetivo principal a satisfação do cliente, fazendo assim um bom desenvolvimento em entrega de quentinhas na qualidade que lhes é fornecida e no atendimento atencioso e educado dos nossos funcionários.

A empresa oferece um serviço de alta velocidade, e com pontualidade na entrega. O diferencial do Sabor de Caculé é a presença de uma nutricionista para orientar sobre a forma correta de desenvolver os cardápios alimentares para o fornecimento. As vendas de algumas comidas naturais também são desenvolvidas. Disponibilizamos também fornecimento de jantar mais produtos adicionais, ate um determinado horário do funcionamento. Com esses diferenciais podemos fidelizar vários clientes.

O publico são moradores da região e também  pessoas sem tempo para uma boa alimentação.

1.2 - Qual o ramo do negócio?

O setor que vamos explorar e o alimentício voltado para o bem estar

1.3 - Quais são os clientes? Perfil.

Nossos principais consumidores são comerciantes que atuam nas áreas de  Bairros próximo da região e também  pessoas sem tempo para uma boa alimentação.

Os consumidores estão localizados nas redondezas, como as grandes empresas e alguns bairros próximos da região. Distribuímos também para avenidas importantes da cidade. 

Nosso negocio é inovador, pois não visamos venda e sim a retenção do cliente com um bom atendimento e como produtos de qualidade, ainda tendo nossos benefícios: nutricionista, cardápio para saúde, sucos naturais, promoções e outros.

As principais características do consumidor são pessoas que comem fora de casa eição e detém um conhecimento sobre alimentos saudáveis e seus benefícios.

A demanda é crescente pelo fato da informação de melhoria do estilo de vida esta em toda parte baseado em tendências, os períodos de sazonalidade.

Pensando nas gerações futuras a empresa atende a um segmento alvo de crianças e adultos a partir de 6 anos de idade ate 90, 100 sem problema algum.

O perfil delas é possuir um conhecimento sobre o que faz bem para a sua saúde incentivando os mais novos a praticarem essa boa alimentação e os benefícios que ela traz para qualquer pessoa.

Foi visualizado que os principais meios de comunicação que o consumidor utiliza e chama a sua atenção e a televisão que sempre trata sobre o assunto com programas voltado para a saúde, jornal que pelo seu valor também traz muita informação para os leitores, ainda temos a panfletagem, outdoor e o tradicional boca, boca.

1.4 - Quais são as necessidades dos clientes?

A falta de tempo das pessoas para se alimentarem decorrente da correria da vida moderna, promoveu uma expansão do mercado de lanches rápidos, que passou a ser explorado por empresas com diversas abordagens mercadológicas.

No mundo inteiro, o ramo de lanches rápidos movimenta anualmente US$ 414 bilhões. Este mercado tem uma concorrência ampla e diversificada, que inclui desde estabelecimentos pequenos até grandes multinacionais. Por isso, o empreendedor deve estar preparado para oferecer produtos variados, de qualidade e com preços competitivos.

No Brasil, há oportunidades de negócio em várias cidades de pequeno, médio e grande porte. Neste ramo, o segmento de maior destaque é o mercado de alimentação saudável. Alguns dados confirmam este potencial de crescimento:

  •       O setor de alimentação saudável teve um crescimento de 870% nos últimos 10 anos. 

  • A proporção de jovens com sobrepeso quadruplicou nos últimos trinta anos e chegou a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. A culpa é da vida sedentária e do excesso de comida industrializada, rica em farináceos e gorduras. O efeito perverso deste ganho precoce de peso é o aumento das doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2. 
  • 40% da população brasileira estão acima do peso. 
  • De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% dos brasileiros têm colesterol acima do nível recomendado (200 miligramas por decilitro de sangue). 
  • 80% dos jovens afirmam em pesquisas procurar alimentos mais saudáveis e naturais. 
  • 35% dos domicílios brasileiros consomem produtos diet e light. 
  • 21% consomem produtos orgânicos.
  • 47% não deixam de consumir produtos saudáveis por causa do preço. 

1.5 - Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?

Sabor de Caculé é uma empresa que tem objetivo principal a satisfação do cliente, fazendo assim um bom desenvolvimento em entrega de quentinhas na qualidade que lhes é fornecida e no atendimento  atencioso e educado dos nossos funcionários.

A empresa oferece um serviço de alta velocidade, e com pontualidade na entrega. O diferencial do Sabor de Caculé é a presença de uma nutricionista para orientar sobre a forma correta de desenvolver os cardápios alimentares para o fornecimento. As vendas de algumas comidas naturais também são desenvolvidas. Disponibilizamos também fornecimento de jantar mais produtos adicionais, ate um determinado horário do funcionamento. Com esses diferenciais podemos fidelizar vários clientes.

1.6 - Os integrantes da empresa julgam-se em condições de abrir um negócio, com todos os sacrifícios e riscos envolvidos?

Os grandes empresários têm que se atualizar com  o mercado a todo momento . as preferências  dos consumidores do momento, entre outros:  gerando algumas oportunidades e ameaças ;

Oportunidades

  • Satisfação de necessidades não atendidas
  • Utilizar tecnologia e métodos que os mesmos não tenham
  • Velocidade na reposição do estoque
  • Área de frente para o comercio atraindo todo publico

Ameaças

  • Resistência a mudança, consumidores
  • Marca forte no ramo
  • Falta de insumos para a distribuição
  • Bancos não ajudarem em investimentos para mudanças
  • Criação de leis, normas que dificulte a circulação de pessoas na área, exemplo proibir as pessoas de estacionar.

1.7 - Os integrantes da empresa conhecem o ramo em que a empresa vai atuar? Justificar.

Sim, temos uma sócia que já trabalhou com gerente em uma empresa do mesmo ramo. E, vamos contratar alguns servidores que também já tenha experiência na área a ser desenvolvida.

2 - PLANO DE MARKETING

2.1 - Descrição do Produto.

O mercado alvo para os nossos serviços/ produtos são pessoas que comem na rua, comerciantes, moradores da região, geralmente baseadas em tendências e informações dadas pelos meios de comunicação (radio, televisão, Internet) estão buscando alimentos nutritivos e saudáveis para a melhoria da sua qualidade de vida. Nossa marca se posiciona na categoria de alimentos caseiros saudáveis, sempre visando o bem estar dos nossos clientes com produtos de qualidade com o propósito de atender os seus desejos e necessidades.

2.2 - Qual o diferencial, a vantagem competitiva?

Os produtos serão distribuídos nos lugares solicitados, disponibilizaremos entrega para toda a região principalmente aos comerciantes que atuam na cidade, podemos distribuir para empresas e residências, distribuição de sucos, e outros produtos adicionais solicitados como sobremesas.  

2.3 - Definição do preço.

Os produtos serão oferecidos nos horário de funcionamento que é de 9:00 às 21:00 hs, as quentinhas custaram R$ 14,00, Frango grelhado, peixe grelhado , moquecas e carnes magras com direito ainda a sobremesa que também a opção  produtos adicionais como frutas,café, raízes( aipim, inhame, batata doce), sucos variados, cada um com preços variados. Se o cliente optar por levar itens diversos pagara uma taxa de R$ 5,00 reais adicional onde recebera uma embalagem para comportar os itens que desejara levar.

2.4 - Propaganda.

 Um orçamento para propagandas de R$ 3.000,00, esse valor será repartido em partes iguais entre, revistas de bairro, redes sociais, panfletagem e outros meios. O texto do anuncio enfatizara a importância de uma boa alimentação para a qualidade de vida das pessoas. O conceito da propaganda girara em torno de todas as pessoas que poderão utilizar nossos produtos de crianças a idosos passando por cada um deles mostrando a importância de uma boa alimentação.

2.5 - Escolha do ponto. Distribuição do produto.

Caculé foi escolhido pela sua ótima localização, fica próximos as regiões de Ibiassucê, Licinio de Almeida, Guajeru, Jacaraci e também para avenida importante da cidade como Av. Cônego Miguel Monteiro. A estratégia também foi colocar em um local próximo a nossos principais focos que são as grandes empresas Dimacol, Esquadromil facilitando assim as vias de acesso e escoamento para o local.

O local oferece uma boa estrutura de esgoto, iluminação, limpeza, tudo para torna o ambiente ainda melhor.

O local tem algumas características únicas como estacionamento próprio, ótimo via de acesso, próximo ao publico.

A área inicial pensada foi de 60m² distribuídos com armazenagem, área social, produção, estoque e administração.

Foi fixado um contrato com o dono do imóvel de dois anos podendo estender caso de certo o negocio, como um contrato de risco.

A planta foi aprovada pela prefeitura, o IPTU, e esta paga, água, luz e telefone também, caso venhamos a expandir temos área para isso, tendo como principais impactos o risco das pessoas não gostarem. As vantagens e desvantagens oferecidas pela localização:

 Vantagens

  • Maior liberdade de gestão;
  • Custos mais baixos:
  • Outros

 

Desvantagens

  • Falta de segurança;
  • Falta de campanhas promocionais;

2.6 - Previsão de vendas (unidades).

100 (cem) unidades por dia.

3 - CONCORRÊNCIA  - Analise a concorrência.

3.1 – Quem são os concorrentes mais fortes

Analisando os concorrentes achamos a DISCK QUENTINHA, comida caseira que segue o mesmo segmento que a nossa empresa.

A DISCK QUENTINHA já tem uma marca forte nesse ramo de atuação, com 13 anos de experiência no segmento de distribuição de  alimentos .

Os produtos oferecidos são desde almoços (quentinhas) á sobremesas e um grande diferencial é a logística da empresa. As entregas são para diversos lugares.

Por esta no mercado a um bom tempo, as estratégias utilizadas são baseadas no uso da sua marca, propagandas, boca a boca das pessoas que conhecem promoções e outros.

Em avaliação parcial observamos através do site do concorrente que a dona da empresa adquiriu experiência com o tempo sobre almoços mais solicitados, empreendeu e conseguiu realizar o seu sonho, uma gestão inteligente, diferenciada, por ter um alto conhecimento sobre o ramo.

Entrar numa briga direta com uma empresa que já tem o mercado é complicado, observado alguns pontos fortes como a marca, tempo de mercado, clientela, produtos de qualidade, atendimento e outros. Os pontos fracos observados foram à falta de utilização de novas tecnologias, não possuem inovação do mercado e o horário de atuação da empresa, a DISCK QUENTINHA só funciona em um período, a empresa  trabalha  em período extenso .

4 – INVESTIMENTOS INICIAIS (R$ - Projeção para um ano de funcionamento – 12 meses)

4.1 - Móveis e equipamentos

4.2 - Veículos

4.3 - Reformas e adequações do imóvel

4.4 - Despesas pré-operacionais (abertura da empresa)

4.4 – Estoque inicial de produto/material

4.5 – Publicidade e propaganda

4.5 - Outros

TOTAL DE INVESTIMENTOS

5 - ANÁLISE FINANCEIRA  (R$ - Projeção para um ano de funcionamento – 12 meses)

5.1 - Custos dos produtos (definir o valor mensal e multiplicar por 12 meses)

a) Custo do produto (material)

b) Salários e encargos com pessoal (da produção)

c) Depreciação de máquinas de produção

d) Manutenção de máquinas de produção

TOTAL DE CUSTOS DE PRODUTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com