TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro plano de negocio simplificado

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.372 Palavras (22 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 22
  1. Estrutura do TCC

  1. Elementos Pré-Textuais
  1. Capa
  2. Folha de rosto
  3. Página de aprovação
  4. Pensamento (Opcional)
  5. Dedicatória (Opcional)
  6. Agradecimentos (Opcional)
  1. Desenvolvimento do Projeto
  1. Sumário
  2. Sumário Executivo
  3. Descrição da Organização
  4. Plano de Marketing (Análise de Mercado e Marketing Mix)
  5. Plano Estratégico
  6. Plano Operacional
  7. Plano Gerencial
  8. Plano Financeiro
  9. Considerações finais
  1. Elementos Pós-Textuais

Referências

Anexos (Opcional)

Apêndices (Opcional)

  1. Roteiro para o desenvolvimento (Plano de Negócios)

  • Sumário

As regras para o sumário devem ser seguidas conforme orientação metodológica deste manual.

  • Sumário Executivo

Parte integrante e obrigatória do plano de negocio. Registra-se neste capítulo, de maneira resumida, todas as idéias desenvolvidas ao longo do Plano de Negócios. O sumário executivo tem o papel de, ao mesmo tempo, informar o leitor das principais idéias discutidas no plano e cativá-lo para que continue a leitura.

O texto deve ser corrido, fluido, sem subdivisões, claro e bem objetivo. Deve ocupar de 1 (uma) até 3 (três) páginas e englobar, necessariamente: Apresentação da Empresa; Plano de Marketing, Plano Estratégico, Plano Operacional, Plano Gerencial e Plano Financeiro. Embora não tenha subdivisões, as informações mais importantes de cada capítulo do plano de negócio devem ser disponibilizadas ao leitor no sumário executivo.

Um detalhe importante na elaboração do Sumário Executivo é que, mesmo sendo o primeiro capítulo do plano de negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do seu plano. Deve possuir coerência e coesão, semelhante a um texto dissertativo argumentativo, onde o leitor possa entender com clareza o mercado, a proposta do negócio, sua estratégia e capacidade de gestão e, por fim, a viabilidade econômica e financeira da proposta.

A linguagem do sumário executivo deve ser guiada pelas expectativas e conhecimento do leitor a que o plano de destina. Em nosso caso, o Plano de Negócio será encarado como um trabalho acadêmico, por isso, as informações contidas neste capítulo devem ser as mais completas possíveis, permitindo ao leitor o total conhecimento da idéia e do mercado no qual a proposta apresentada no restante do plano de negócio será implantada.

  • Descrição da Organização

Sendo o primeiro capítulo do plano de negócio, deve apresentar a empresa ao leitor. É um capítulo rápido e direto, onde deve ser informado ao leitor:

  1. A razão social da organização;
  2. O nome comercial (ou nome fantasia) e logomarca;
  3. Endereço e modalidades de contato (telefone, celular, e-mail, Home Page, Skype, Twitter etc.)
  4. Setor de atuação e ramo de atividade;
  5. O regime de constituição societária e a estrutura societária;
  6. O regime tributário escolhido, para proposta de empresas, ou o regime tributário atual, para propostas em empresas já existentes.
  7. Número de colaboradores e definição do tamanho da empresa;
  8. Equipe de gestão, perfil e atuação;

A grande contribuição deste capítulo para o leitor é a justificativa das informações cedidas. Imagine que este capítulo é a apresentação “oficial” de sua empresa. Por tais informações o leitor irá identificar o tamanho, o setor de atuação, o ramo de atividade e, dentre as informações disponíveis neste capítulo, três se destacam: O endereço, o regime tributário e a equipe de gestão. Realçar a importância de tais informações não induz a redução da importância das demais, apenas indica que são informações com elevado teor de influência no ambiente empresarial, mostrando, quando bem discutidas e justificadas, conhecimento da realidade empresarial pelo autor.

No tocante ao endereço, é primordial justificar a escolha do ponto, do endereço e do espaço ocupado. Questões relacionadas ao acesso, estacionamento, disponibilidade de serviços de internet, telefonia, correios, segurança e outras julgadas importantes para a empresa devem ser informadas e justificadas.

Já com relação ao regime tributário a ser escolhido ou já em uso pela empresa o importante é, novamente, justificar a escolha. O adequado enquadramento tributário leva em conta o tipo de produto, de cliente, de fornecedores e de perspectivas de futuro que a empresa vislumbra, gerando um menor recolhimento de tributos e, por conseqüência, uma redução no preço praticado ao consumidor ou o aumento das margens de lucratividade, tudo isso sem adentrar na faixa de sonegação fiscal, uma vez que utilizou do planejamento tributário para a escolha do regime tributário adotado.

Por fim, discutindo a equipe de gestão a idéia é reforçar para o leitor a capacidade gerencial dos colaboradores, principalmente os de cargo de liderança e decisão, mais precisamente, o(s) proprietário(s), também chamados em planos de negócios de sócios (leitura mais técnica). A experiência anterior, capacitação técnica, estudos realizados no ramo de negócio alvo da proposta são informações preciosas para que o leitor “confie” na equipe de gestão, mostrando que a idéia tem um corpo gerencial capaz de colocá-la em prática e obter os resultados esperados.

A partir deste capítulo, o que o autor do plano de negócio deve ter em mente é que se torna necessário, aliás, imprescindível, justificar todas as informações e decisões tomadas para a proposta demonstrada no plano. A justificativa indica que o autor possui conhecimentos da proposta que esta fazendo. Muitas vezes o leitor do plano é um investidor que já conhece o ramo de negócio da proposta e, se perceber que alguma decisão foi tomada sem uma justificativa plausível, passará a duvidar da capacidade de gestão da equipe, minando a confiança no autor da proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (304.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com