TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Magazine Luiza S.A.

TAGUATINGA – DF 2020

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Magazine Luiza S.A.

TAGUATINGA – DF 2020

O Brasil econtra-se atualmente em uma situação econômica de ascensão e, no que diz respeito ao cenário econômico interno, percebe-se que as grandes empresas estão cada vez mais preocupadas em potencializar suas vendas a fim de aperfeiçoar seus ganhos. O Projeto Integrado Multidisciplinar III do curso Tecnológico em Gestão Financeira da Universidade Paulista - UNIP envolve a aplicação prática das disciplinas de Contabilidade, Fundamentos da Gestão financeira e Estatística Aplicada tendo como objeto de estudo uma das maiores empresas varejistas do Brasil, a Magazine Luiza S.A. Nosso objetivo será evidenciar como as disciplinas abordadas durante o bimestre se aplicam na prática e avaliar as características da empresa em questão.

Palavras-chave: Brasil, Gestão Financeira, Contabilidade, Estatística.

Abstract

Brazil is currently in an economic situation of rising and, with regard to the internal economic scenario, it is perceived that large companies are increasingly concerned with boosting their sales in order to optimize their earnings. The Multidisciplinary Integrated Project III of the Technological Course in Financial Management of The Paulista University - UNIP involves the practical application of the disciplines of Accounting, Fundamentals of Financial Management and Applied Statistics having as object of study one of the largest retail companies in Brazil, Magazine Luiza S.A. Our objective will be to highlight how the disciplines addressed during the two-month period apply in practice and evaluate the characteristics of the company in question.

Keywords: Brazil, Financial Management, Accounting, Statistics.

Sumário

  1. Introdução        6
  2. Descrição Organizacional        7
  1. Ramo Varejista        8
  2. Outros ramos de atuação        9
  1. Contabilidade        10
  1. Conceito        10
  2. Balanço patrimonial        11
  3. Demonstração do Resultado do Exercício        13
  1. Estatística Aplicada        15
  1. Definição        15
  2. Importância da Estatística no mundo empresarial        16
  3. Aplicação na prática        17
  1. Fundamentos da Gestão Financeira        19
  1. Aplicação        19
  2. Mercado de Ações x Magazine Luiza        20
  3. Ambiente Organizacional        21
  1. Considerações Finais        23

Referências        24

  1. Introdução

No contemporâneo cenário econômico brasileiro, muitos fatores envolvem a saúde financeira das empresas atuantes. Entre essas podemos destacar como um exemplo a ser seguida pelas demais a empresa Magazine Luiza, uma rede varejista de eletrônicos e móveis que atua com amplitude no território nacional.

A metodologia aplicada a este trabalho consiste na pesquisa bibliográfica e de campo dos conhecimentos adquiridos durante o bimestre para que seja possível criar um enlace entre a teoria e a prática, propiciando informações sobre a saúde financeira da empresa em questão.

Com o suporte das disciplinas: Fundamento da Gestão Financeira, que visa à aplicação dos conceitos organizacionais aliados ao funcionamento e estrutura do mercado operante, além das tecnologias aliadas à gestão; da Estatística Aplicada, que tem por objetivo alinhar probabilidades às decisões preditivas e confirmatórias no âmbito empresarial; e da Contabilidade, com sua enorme importância nas variações quantitativas e qualitativas do patrimônio, além das demonstrações que são fatores chaves no atual cenário econômico, iniciaremos este trabalho e com o conhecimento adquirido ampliaremos o nosso saber sobre a empresa Magazine Luiza S.A.

  1. Descrição Organizacional

De uma pequena loja inaugurada em Franca, no interior de São Paulo, em 16 de novembro de 1957, que, inicialmente, se chamava “A Cristaleira”, surgiu uma das empresas líderes do varejo no Brasil, com 736 lojas em 16 Estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Essa história de sucesso é representada por mais de 36 milhões de clientes

O Magazine Luiza teve início com o casal Sr. Pelegrino José Donato e D. Luiza Trajano Donato, quando em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos e, em 1976, foi realizada uma aquisição de elevado porte e que deu início a tudo, a das Lojas Mercantil, com filiais em outras cidades da região. Em 1983, iniciou-se a expansão para fora do Estado de São Paulo, atingindo diversas cidades do Triângulo Mineiro. Alguns anos depois, em 1986, foi inaugurado o primeiro centro de distribuição, em Ribeirão Preto, com sistemas automatizados e logísticos ágeis e inteligentes. Este foi um passo enorme para consolidar o crescimento desta rede.

Já em 1991, foi iniciada uma reestruturação societária, a fim de propiciar uma expansão aos negócios da sociedade. Foi nessa oportunidade que ingressou no quadro societário a Holding LTD. No mesmo ano, Luiza Helena Trajano, sobrinha de Luiza Trajano Donato, assumiu a liderança da organização e deu início a uma grande transformação no antigo modelo de gestão, com o objetivo de fortalecer a sociedade para o século seguinte. E permanece na presidência da varejista até hoje.

Em junho de 2011, entrou em vigor o processo de Oferta Pública Inicial de Ações (IPO), o que permitiu o acesso a uma fonte alternativa de financiamento dos investimentos, geração de empregos e criação de valor para os acionistas. Também em 2011, a empresa realizou a aquisição da rede do Baú da Felicidade com a qual foram abertas mais lojas organicamente e chegou-se a 744 unidades físicas, no final de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (262.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com