TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Nº.

NOME

RA

01

Cássio Alessandro Frias Toyonaga.

2140859

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II,apresenta como um dos pré-requesitos para aprovação das disciplinas do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

MOGI DAS CRUZES / 2021

RESUMO

      O estudo a seguir trata-se de um projeto integrado multidisciplinar PIM II, referente a pesquisa realizada no segundo semestre do primeiro período do curso de Tecnologia e gestão comercial relativa às disciplinas Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais, Matemática Aplicada, qual a importância do pratico e teórico das disciplinas citadas, o domínio do assunto e os caminhos traçados para podermos entender o bom desenvolvimento da empresa, a relação e a sua utilização no dia a dia vamos observar os estudos no decorrer desse projeto.

Palavras Chaves: Economia e Mercado, Recursos Matérias e Patrimoniais, Matemática Aplicada.

MOGI DAS CRUZES / 2021

SUMÁRIO

     INTRODUÇÃO...........................................................................................................04HISTÓRIA DA EMPRESA.........................................................................................05

1 ECONOMIA DE MERCADO...................................................................................04

  1. Macroeconomia.................................................................................................05
  2. Microeconomia..................................................................................................05
  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS......................................................06
  1. Planejar.............................................................................................................06
  2. Executar.............................................................................................................06
  3. Controlar............................................................................................................06
  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO..................................
  2. MATEMÁTICA APLICADA.................................................................................
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................08
  4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................09

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II) tem o objetivo de compreender a estrutura e desenvolvimento de uma empresa através das disciplinas abordadas na aula, como Economia e Mercado, Matemática Aplicada, Recursos Matérias e Patrimoniais e como as mesmas são aplicadas na empresa escolhida Shibata Supermercados.

O trabalho tem o objetivo de mostrar o comprometimento profissional, metas da empresa, competitividade de mercado, conhecimentos necessários sobre Economia e Mercado para decisões assertivas. Além disso, a Matemática Aplicada como aplicá-la nos departamentos da empresa em questão, forma inteligente de utilização para empregar seus investimentos. Assim como gastos e custos, compras, inventários, preços e inventariado que é relevante para a matéria de Recursos Materiais e Patrimoniais.

MOGI DAS CRUZES / 2021

HISTORIA DA EMPRESA

A empresa Shibata Supermercados é uma empresa familiar brasileira com raízes orientais, foi fundada em 21 de Novembro de 1976 na cidade de Mogi das Cruzes (SP), Masanosuke e seus três filhos João, Antonio e Paulo, deram inicio ao que hoje é uma rede muito respeitada, solida e conceituada no ramo supermercadista na região do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Litoral. Se tornando uma rede com patrimônio atual de 27 lojas e 2 centros de Distribuição distribuídas nas regiões citadas. A sede administrativa da empresa fica em Mogi das Cruzes (SP) e concentra todos os serviços essenciais financeiro, comercial, contábil, recursos humanos, marketing, tecnologia da informação, diretoria e presidência. A empresa apresentou a receita bruta de venda de R$2,3 bilhões, 21% acima da receita bruta do mesmo período de 2020.

  1. ECONOMIA E MERCADO

 escolher certos tipos de comportamentos”, mas sim analítica em “focar a atenção em um aspecto particular do comportamento, a forma imposta pela influência da escassez
Robbins, Lionel (1932).  Significance of Economic Science, (p.16).

A atuação do Shibata Supermercados no mercado busca suprir uma demanda de primeira necessidade da população, uma ramo dinâmico e extenso pois trabalha com uma gama de fornecedores e variedades de produtos muito grande, hoje a busca por diferenciais  para atrair clientes é notável, a medida que a população cresce, tendência de consumo diferentes, há a necessidade de suprir o consumo alimentar. Isso faz com que a empresa invista cada vez mais, pois, é um foco do crescimento corporativo, mantendo a competitividade do mercado e estando solido na praça em que atua e fidelizando fornecedores, funcionários e clientes.

MOGI DAS CRUZES / 2021

  1. MACROECONOMIA

A macroeconomia mostra os valores econômicos da sociedade desconsiderando particularidades dos membros, mostra a perspectiva como um todo do País estudando a economia aplicada como um todo.

Comparando a empresa Shibata Supermercados podemos analisar, uma contramão diante de outros segmentos varejistas. A empresa alcançou lucro liquido de 280 milhões de reais no primeiro trimestre de 2021, ainda sim mantendo um crescimento considerável com relação a 2020, um cenário instável onde somente alguns segmentos obteve êxito, a pandemia que o mundo sofre apenas serviços essenciais manteve suas atividades econômicas, houve crescimento da inflação algo em torno de 23,5% nos produtos devido a matérias primas e embalagens sofreram escassez, assim como o volume de vendas tem aumentado o repasse para o consumidor final é inevitável para manter a cadeia produtiva e abastecimento da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com