TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.806 Palavras (16 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

PAULINIA/2022

Nº.

NOME

RA

01

ERICK RAMOS DE SOUSA

0542259

INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I visa desenvolver uma pesquisa técnico-acadêmica no intuito de propiciar a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento prático de conceitos teóricos aprendidos durante o semestre, a partir da integração multidisciplinar com foco em uma organização.

Logo, o objeto de estudo do pesquisador no PIM I consiste em uma empresa de mercado – a Natura Cosméticos, uma empresa brasileira atuante no setor de produtos cosméticos, atualmente presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos.

A estratégia adotada aqui consiste em um estudo de caso, em que o pesquisador irá explorar a empresa para gerar suas percepções, análises e conclusões, a partir da coleta de dados durante a pesquisa.

Desse modo, pretendemos mostrar como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) para a Natura Cosméticos.

Iremos desenvolver a análise a partir das disciplinas Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, que serão divididas em três capítulos no desenvolvimento desse projeto. No capítulo 2, descreveremos as principais práticas organizacionais da Natura Cosméticos à luz das teorias da administração. No capítulo 3, descreveremos as principais ferramentas de comunicação interna. No capítulo 4, mostraremos as principais utilizações das TIC’s para a Natura. Em todos os capítulos construiremos um referencial teórico sobre os tópicos abordados.

De tal modo, comparando as teorias estudadas e a análise do objeto de estudo, apontaremos os pontos negativos e positivos identificados, propondo melhorias para a empresa, se for o caso.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A disciplina Fundamentos da Administração se trata de conceitos, técnicas e ferramentas que são utilizados de modo a definir e atingir os objetivos estratégicos da organização. Uma organização é composta pelos Recursos Humanos, que possuem certas habilidades e que com o auxílio dos meios tecnológicos e financeiros, atingem metas – contribuindo de grande forma para o crescimento da empresa.

A Natura Cosméticos S.A., empresa brasileira do setor farmacêutico e higiene, tem como sua atividade principal o comércio atacadista de comércio e produtos de perfumaria. Teve início de suas atividades em 1969, com sete funcionários e uma modesta loja de cosméticos e consultoria personalidade para tratamentos de beleza.

Atualmente, é a maior companhia de cosméticos brasileira e desenvolve, fábrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal – o que consolidou a marca como uma das mais reconhecidas do mercado de cosméticos do Brasil. Desde 2004 a Natura é uma companhia de capital aberto, com ações listadas na Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo.

Sua constituição é da seguinte forma:

  • Razão Social – NATURA COSMÉTICOS S.A.
  • Data da Constituição – 28/08/1969
  • CNPJ: 71.673.990/0001-77
  • Endereço (Sede) – Rodovia Régis Bittencourt, km293
  • País de Origem – Brasil
  • Controle Acionário – Privado
  • Tipo de Empresa na CVM – Companhia Aberta
  • Quantidade de Colaboradores – cerca de 7000

A abertura de capital da Natura se deu em 2004 e, a partir desse momento, sua governança passou por profundas e significativas evoluções. Abaixo, trazemos o modo como a governança da empresa é estruturada:

[pic 2] 

Figura 1: Governança Natura

Fonte: Elaborado pelo autor (adaptado de Natura, 2021)

O Conselho Administrativo da empresa é composto por dois co-presidentes e seis membros independentes mais um executivo de conselho. A atuação do conselho é avaliada anualmente e a remuneração dos integrantes é composta por um determinado valor fixo (mensal) + um valor variável, atrelado ao alcance dos objetivos econômicos, sociais e ambientais.

Além do Conselho Administrativo, a empresa conta com quatro comitês auxiliares, sendo:

  • Comitê Estratégico, composto de cinco membros, responsável pelo monitoramento e direcionamento da estratégia corporativa estabelecida pelo Conselho Administrativo, sendo também responsável pela transferência de conceitos, valores e crenças, promovendo o crescimento da empresa;
  • Comitê de Governança Corporativa, formado por cinco membros, que tem como objetivo monitorar o funcionamento do sistema de governança da empresa;
  • Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, o responsável pelo subsídio ao Conselho de Administração na tomada de decisões no que se refere a iniciativas, políticas e normas dos Recursos Humanos, desenvolvimento de pessoal, organizacional, remuneração e benefícios. É formado por quatro membros, que tratam dos assuntos ligados ao comitê em reuniões bimestrais;
  • Comitê de Auditoria, de Gestão de Riscos e de Finanças, composto por dois consultores externos e mais quatro membros, tem como objetivo assegurar a operacionalização de processos de auditoria dos mecanismos e dos controles relacionados à gestão de riscos e a coerência de políticas financeiras, com diretrizes estratégicas e riscos do negócio.

A Natura ainda conta com o Comitê Operacional do Grupo (GOC), responsável pelo suporte ao Conselho de Administração no que se refere a definições e implementações de estratégias globais, atuando como um fórum de discussão e recomendação acerca das estruturas administrativas e operacionais da organização, promovendo a criação de centros de excelência nas unidades de negócio do Grupo Natura, de modo a sempre buscar as melhores práticas e a excelência para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (967.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com