TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SÃO JOÃO DA BOA VISTA/2022

Nº.

NOME

RA

01

MARCIA MARIA BRAGAGNOLE

2214115

02

03

04

05

06

        Este trabalho tem por objetivo, apresentar a empresa Embraer, a maior empresa de aviação brasileira, abrangendo seus fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática.

Entre seus vários conceitos, destacam-se a Sustentabilidade, relação com fornecedores e desenvolvimento de novas tecnologias.

A empresa está sempre inovando, visando a entrada nos novos mercados e buscando entender as necessidades de seus clientes.

Se tornou também uma empresa voltada ao fornecimento de serviços e suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, já fabricou mais de oito milhões de aeronaves. A cada dez segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo.

        

INTRODUÇÃO

A empresa escolhida para o desenvolvimento deste projeto foi a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer), atualmente a maior empresa brasileira do ramo, inclusive em número de exportações. Foi realizada uma pesquisa exploratória, tendo em vista descrever e analisar seu procedimento e atuação.

A fundação da Embraer ocorreu em 1969, com o desenvolvimento do primeiro avião chamado Bandeirante. Seu fundador foi o Engenheiro Ozires Silva, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A empresa é responsável pela fabricação de aviões militares, comerciais, executivos e agrícolas. A sede da Embraer está localizada em São José dos Campos-SP e possui outras joint-ventures (OGMA em Portugal e Harbin Embraer na China).

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1     A ORGANIZAÇÃO:

A nova estratégia da empresa para o período 2021-2025 é crescer com parcerias globais. “O setor de aviação está em plena transformação frente aos desafios da pandemia, da chegada de novos entrantes e do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis. A Embraer também passa por um processo acelerado de evolução e entende que a incorporação agora de membros globais em Comitês do Conselho, e para o mandato seguinte no próprio Conselho, visa ao fortalecimento da Administração no que diz respeito a reforçar a visão global e preparar a companhia para o futuro”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Embraer, Alexandre Silva.

Este Conselho é composto por 11 membros efetivos. O Governo Brasileiro, detentor da Golden Share, nomeia um conselheiro e os colaboradores indicam outros dois. Conta atualmente com o suporte de três comitês de assessoramento: o Comitê de Auditoria, Riscos e Ética (CARE), o Comitê de Pessoas e ESG ((CPESG) e o Comitê de Estratégia e Inovação (CESTI).

  1.2: Bolsa de Valores:

Devido à pandemia, em 2020 a empresa caiu 56%. Em 2021 ela fechou o ano com valorização de 197% e de 26% desde o fim de 2019.

        Em 2021, a Embraer foi um dos maiores destaques na Ibovespa, com a maior alta do ano. Isso se deve em parte a um pequeno esforço da empresa em desenvolver a Eve em 2021 (subsidiária da companhia responsável pelo desenvolvimento dos eVTOLs, veículos elétricos de decolagem, chamados “carros voadores”). Um mercado inovador e bastante promissor que está em ampla expansão, aumentando assim as perspectivas de alta das ações no ano passado.

  1.   Papel Social da Organização: responsabilidade social e sustentabilidade

Em 2001, a Embraer criou o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, a fim de investir o capital social da empresa em educação. O objetivo do instituto é, além da educação, engajamento da sociedade e preservação de memória da indústria aeronáutica brasileira.

        A Embraer também participa de políticas sustentáveis, visando melhorias para o meio-ambiente. O Comitê de Sustentabilidade realiza estudos da materialidade, com consultas aos stakeholders e à liderança da empresa. Esses indicam metas que integram o plano de metas de sustentabilidade. Entre elas estão Pacto Global da ONU e Dow Jones Sustainability Indexes.

O Pacto Global da ONU é formado por lideranças corporativas, de iniciativa voluntária, que fornece diretrizes ao crescimento sustentável e da cidadania.

Já o Dow Jones Sustainability Indexes foi o primeiro índice a acompanhar o desenvolvimento em sustentabilidade das empresas lideres mundiais. O DJSI avalia as características das empresas das bolsas de alores de Nova Iorque, não somente financeiramente, mas também a ualidade e melhoria contínua de sua gestão, que também deve levar em consideração a atuação ambiental e social ao longo prazo.

2.   COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

2.1 Comunicação Interna:

A comunicação da organização é formada por três grandes áreas: diretoria de comunicação, diretoria de marca, publicidade e propaganda e comunicação interna.

        O plano atual de comunicação é atualizado mensalmente, possibilitando a criação de um planejamento integrado com as três áreas em nível global. Também são reunidas equipes de comunicação do mundo uma vez por ano, para realizar um trabalho integral.

        A Embraer tem meios próprios de comunicação atualizados diariamente – incluindo uma rede social para integrar os empregados com a política da empresa.

Há diversas mídias destinadas ao público interno, principalmente para os líderes, gerentes e diretores. O departamento de comunicação levanta informações relevantes e enviam mensagens direcionadas aos gestores. Também costumam convocar equipe para uma reunião presencial e repassar a informação para o público interno de diversas formas: comunicados eletrônicos, quadro de avisos, jornais, revistas e o endomarketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com