TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  26/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PIM II

Brasília-DF/2019

Nº.

NOME

RA

01

Aline Santos da Cruz

1962321

02

João Victor de Almeida dos Santos

1962343

INTRODUÇÃO

        Você quer possuir uma empresa que se mantenha no mercado e que lhe traga lucros?

        Atualmente a maior parte da população brasileira acredita que a solução para alavancar a vida é abrir o próprio negócio.

        Mas, a não ser que você esteja disposto a investir em estudos, tecnologias e bens de consumo que promovam uma compreensão para se obter esse sucesso empresarial.

        Economia e mercado, matemática aplicada e recursos materiais e patrimoniais são elementos extremamente relevantes no desenvolvimento dos empreendimentos.

        A empresa analisada é no ramo de venda de bebidas Empório Sobradinho, localizada na cidade satélite de Brasília-DF em Sobradinho II, iniciou como microempresa individual e agora é Microempresa LTDA.

        Os estudos foram de grande relevância para enfatizar que o desenvolvimento de um empreendimento depende do levantamento de dados, mão de obra, bens de consumo, gerando emprego, renda, crescimento na empresa, atendimento de qualidade e fidelização de clientes.

1. DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS EMPÓRIO SOBRADINHO

        Empresa com crescimento significativo na cidade satélite de Brasília-DF, Sobradinho II, preza por um serviço de qualidade, comodidade aos clientes e promoções de produtos. Oferecimento de várias opções de bebidas, marcas diferenciadas para escolha do cliente, atendimento no próprio estabelecimento e além do diferencial de entrega a domicílio, horário de atendimento especial nos finais de semana, bem como perfis nas redes sociais com interatividade da qual os clientes podem verificar preços e solicitar pedidos online.

2. PORTE DA EMPRESA

        A Distribuidora de Bebidas Empório Sobradinho foi inaugurada no dia 10 de maio de 2016, localizada em Sobradinho II, começou como um micro empreendedor individual MEI e atualmente é Micro empresa LTDA, o depósito é situado em uma avenida de fácil acesso, com instalação de aproximadamente 200 m², dividido em dois espaços amplos e organizados para fácil acesso dos clientes e colaboradores.

3. COLABORADORES

        A empresa conta com o trabalho interno de 3 colaboradores que desenvolvem suas atividades de maneira equilibrada e satisfatória, divididas entre o atendimento no balcão, atendimento online, reposição e entrega de mercadorias.

4. PRINCIPAIS ATIVIDADES

        O foco principal é a venda no balcão para clientes, mas soma com a distribuição de bebidas a outros grandes consumidores como pizzarias, restaurantes, lanchonetes, bares, contudo com a necessidade de mostrar diferencial no serviço prestado ampliou o atendimento com a entrega em domicílio, além de dispor de redes sociais com interatividade online para solicitações e ofertas.

5. PÚBLICO ALVO

        O público é variado, pessoas maiores de 18 anos, bares, pizzarias, restaurantes, distribuidoras da região.

6. ECONOMIA E MERCADO

        Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos(casa) e nomos(costume ou lei), daí “regras da casa (lar).” (O ECONOMISTA, 2009).

        Segundo Marques (2018) A macroeconomia é uma parte da economia que está incumbida de analisar e examinar toda a estrutura e o funcionamento econômico de um órgão de uma determinada região.

        Vale observar a atividade econômica de uma maneira mais ampla, quando se trata de um estado, país. É o somatório do estudo de comportamentos, estrutura, desempenho, produto nacional, taxas, inflação, desemprego, entre outros fatores.

        De acordo com Reis (2018) microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular de cada agente dentro de uma economia. Focando apenas em mercados específicos e estudando as ações de produtores e consumidores.

        Ao abordar o tema de microeconomia verifica-se o estudo mais genérico, refere-se ao comportamento do consumo de uma empresa, das pessoas, dos bens de produção. A microeconomia é intrínseca no cotidiano e se relaciona com fatores de compra e venda de serviços, tornar-se um empresário, gerar bens de utilização para outros usuários.

        A economia é de grande importância para constituir equilíbrio em relação à produção de bens de consumo de acordo com a necessidade da sociedade, tendo em prova que os recursos oferecidos pela natureza são limitados.

        Nesse sentido a Distribuidora de Bebidas Empório Sobradinho e maior parte dos empreendimentos e negócios estão incorporados ao sistema econômico capitalista e por este motivo a economia e mercado afeta as decisões em relação ao rumo das empresas.

        O mercado é a esfera social que dá condições para troca de bens e serviços, local onde vendedores e consumidores estabelecem um relacionamento comercial para realizar acordos, trocas, transações. Quanto à demanda, à oferta e a produção;

  • o que é mais barato é mais procurado consequentemente o mais caro é menos buscado.
  • Quando há aumento de preço de um produto a quantidade ofertada também aumenta. Assim diminuindo o preço do produto a quantidade também é diminuída.

        A instituição, empresa é o ambiente econômico de produção gerado através da combinação dos recursos produtivos e os bens e serviços a serem produzidos.

        A distribuidora de bebidas é estabelecida nesse conceito pelo fato da venda de produtos não só para clientes individuais como para a distribuição para pequenos comerciantes realizarem vendas gerais também, ampliando o público alvo e afim de fidelizar clientes através de ofertas de mercadorias para desbancar a concorrência que oferece o mesmo serviço e manter-se no mercado. O crescimento do empreendimento é inevitável, devido ao estudo que fundamenta ofertas a respeito de produtos mais procurados, por este motivo a procura por atendimento nos finais de semana aumentam por conta de festas e outros eventos, gerando a espera de alguns clientes no momento de serem atendidos, acarreta desagrado dos consumidores que necessitam maior agilidade no acolhimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com