TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.335 Palavras (34 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

NOME ra

[pic 1]

São Paulo

2018

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

NOME RA

PETROBRÁS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM ii

Projeto Integrado Multidisciplinar III apresentado à Universidade Paulista do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia em Recursos Humanos.

BANCA EXAMINADORA

___________________________         ____/____/____

Professor

Universidade Paulista - UNIP

___________________________         ____/____/____

Professor

Universidade Paulista - UNIP

___________________________         ____/____/____

Professor

Universidade Paulista – UNIP

Aprovado em:

RESUMO

Nesta pesquisa ampliaremos nossos conhecimentos sobre a empresa Petrobras, a respeito de suas atividades, responsabilidades, processos dentre outros. O objetivo desse trabalho é analisar a organização com base no gerenciamento de pessoas, contabilidade, estatística aplicada, desenvolvimento de recursos humanos e dinâmica das relações interpessoais. A metodologia utilizada nesse trabalho foi de revisão bibliográfica e foi possível concluir que o mercado atual foi marcado por grandes mudanças ocorridas a partir da globalização, por isso, para que as empresas mantenham seu lugar no mercado de consumo em que se inserem, precisam utilizar todas as ferramentas das ciências voltadas para a administração de empresas para ter um diferencial competitivo e conseguir enfrentar as crises do mercado.

Palavras-chaves: Recursos Humanos, Empresa e Funcionamento.


ABSTRACT

In this research we will expand our knowledge about Petrobras, regarding its activities, responsibilities, processes and others. The purpose of this paper is to analyze the organization based on people management, accounting, applied statistics, human resources development and dynamics of interpersonal relations. The methodology used in this work was a bibliographical review and it was possible to conclude that the current market was marked by the great changes that have occurred since globalization, so that, in order for companies to maintain their place in the consumer market in which they are inserted, they must use all the tools of the sciences geared to the administration of companies to have a competitive differential and to be able to face the crises of the market.

Keywords: Human Resources, Enterprise and Functioning.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1.        GERENCIAMENTO DE PESSOAS        8

1.1        MOTIVAÇÃO        9

1.2        MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE        10

1.3        O LÍDER NA MOTIVAÇÃO DE PESSOAS        11

1.4        SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA        12

1.5        DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS        17

2.        CONTABLIDADE        21

2.1         BALANÇO PATRIMONIAL E DRE        21

2.2        Petróleo Brasileiro S.A – PETROBRAS        23

2.3        BALANÇOS PATRIMONIAIS        23

2.4        INSTRUMENTOS FINANCEIROS        24

2.5        ÍNDICE DE LIQUIDEZ        25

3        ESTATÍSTICA APLICADA        29

4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        32

CONsiderações finais        34

REFERÊNCIAS        35


INTRODUÇÃO

A Empresa analisada será a Petrobrás, por ser uma empresa em que se encontra, objetivos e comparações com as Disciplinas a serem estudadas. Como são realizados os trabalhos da Companhia Petrobrás, envolvendo o Dinâmico Sistema de Recursos Humanos.

A Petrobrás foi fundada em 1953 e desde esse ano que tem crescido a um ritmo bastante rápido, sendo hoje uma sociedade anônima de capital aberto que tem negócios na indústria de óleo, gás e energia. É a maior empresa do Brasil: possui mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias e emprega mais de 84 mil colaboradores, estando frequentemente à procura de novos profissionais para integrar as suas equipes.

A Petrobras é uma empresa movida pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade. Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro, atua como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

 O objetivo desse trabalho é analisar a organização com base no gerenciamento de pessoas, contabilidade, estatística aplicada, desenvolvimento de recursos humanos e dinâmica das relações interpessoais.

A metodologia utilizada nesse trabalho foi de revisão bibliográfica e estudo da empresa Petrobrás, no qual será realizada uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados, foi baseado principalmente em livros de diversos autores da área de recursos humanos como, por exemplo Chiavento (2008), Parente (2000) e Vavra (2003), entre outros.  O período dos artigos pesquisados serão os trabalhos publicados nos últimos 20 anos.  As palavras-chave utilizadas foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (396.3 Kb)   docx (157.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com