TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Panorama Mundial Atual Está Sendo Moldado Por Importantes Mudanças e Transformações

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]




SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

  1. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................05
  2. CONCLUSÃO......................................................................................................11

REFERÊNCIAS........................................................................................................12


1. INTRODUÇÃO

O panorama mundial atual está sendo moldado por importantes mudanças e transformações, impulsionado pela onda da globalização e da competição entre as empresas. O fato é que as mudanças políticas, sociais, organizacionais e culturais estão atingindo frente nos vários pontos do mundo e alternando os valores, comportamentos e ações, antes tidos como tradicionais e imutáveis.

Nesse sentido, as empresas e as pessoas também passam por modificações, e surgem exigências decorrentes da maior oferta e na busca da melhor qualidade ou do melhor resultado em relação aos objetivos de consumo.  A sociedade se volta para as informações a respeito dos produtos, serviços, oportunidades de negócios, resultados e seus investimentos, realizações do governo, dentre outras.

        Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo interdisciplinar sobre Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Politica e Sociedade. Foi realizado um estudo de campo com duas empresas no município de Alto Araguaia, localizado na região sudeste do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de analisar suas características e práticas organizacionais e seus fundamentos administrativos.  Neste trabalho procuramos de forma resumida, apresentar alguns conceitos que são de suma importância para a compreensão do processo de gestão de uma empresa. E, também, as mudanças que ocorreram na atualidade, e que conseqüentemente mudaram a maneira de administrar neste mercado competitivo e globalizado.

2. DESENVOLVIMENTO

Foi realizada uma pesquisa de campo na cidade de Alto Araguaia no Supermercado Real, a fim de realizarmos um diagnóstico e propormos um plano de ação para a resolução dos problemas existentes. Elaboramos uma entrevista com o empresário com o objetivo de colher os dados sobre a empresa. A seguir apresentaremos uma análise sobre as informações coletadas, a identificação dos problemas e planos de ação para a resolução dos problemas detectados na empresa.

Identificação

Nome: Supermercado Real

Setor: Ramo Alimentício.

Porte: Média.

Cidade: Alto Araguaia – MT.

        Segue a abaixo as perguntas realizadas na entrevista com o proprietário da empresa Supermercado Real, e as respectivas respostas.  

  1. A empresa possui um banco de dados de clientes?

Proprietário: Sim, a empresa conta um sistema onde são realizados somente cadastros de clientes que compram na notinha, no cheque, ou através do cartão de crédito.

  1. Como a empresa determina os preços dos produtos?

Proprietário: Os preços são determinados de acordo com a tabela, e fazemos também pesquisas de preço na concorrência, de forma sempre a ofertar o melhor preço possível.

  1. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

Proprietário: Temos uma política de Marketing bastante ativa, pois procuramos ao máximo divulgar nossa empresa nos meios de comunicação da cidade, com propagandas diversas, explorando ao máximo os recursos que nos é oferecido. Como temos um canal de televisão local, e uma emissora de rádio, procuramos sempre produzir propagandas que mostre ao cliente as vantagens de nossa empresa.

  1. A empresa monitora seus concorrentes?

Proprietário: Fazemos constantemente uma pesquisa para nos informar sobre os preços e as mercadorias que os concorrentes estão ofertando à população de nossa cidade.

  1. A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes?

Proprietário: Fazemos sim diversas pesquisas com os clientes onde são averiguadas a satisfação dos mesmos, quanto ao conforto, bom atendimento, preços e qualidade dos produtos ofertados.

  1. Como são realizados os controles bancários da organização?

Proprietário: Contamos com uma equipe de funcionários de confiança que cuidam desta parte, não deixando de participar de todas as transações financeiras da empresa. E, além disso, temos o assessoramento dos gerentes das empresas bancárias que trabalhamos, e um serviço técnico especializado.

  1. Existe uma financeira que realiza os empresários para organização? Ela trabalha como cartão de crédito? Quais benefícios ela conseguiu com abertura de conta e escolha do banco?

Proprietário: Temos empresas de financiamento que nos auxiliam, na solução de problemas financeiros, ou mesmo algum investimento que gostaríamos de fazer.

  1. O gestor conhece as políticas fiscais, monetários e cambiais que interferem no seu ramo? E como faz a gestão com base nesses conceitos?

Proprietário: Procuramos sempre nos informar sobre as políticas fiscais e monetárias, e aprimorar nossa administração com base nestes conceitos.

  1. Existe algum problema vivido atualmente? Quais as questões estratégicas básicas para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

Proprietário: Sim, problemas existem, e são vários, neste mercado tão concorrido temos que ter dinamicidade e eficiência na resolução dos mesmos. Antes de tomarmos qualquer decisão fazemos um estudo aprofundado sobre a situação, e as soluções possíveis existentes que garantam bons resultados, para que finalmente podemos tomar a decisão.

  1. Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por que?

Proprietário: Na resolução dos conflitos, tanto internos como externos, procuramos primeiramente respeitar os clientes, fornecedores e funcionários, para posteriormente adotarmos medidas convenientes.  Pois não devemos apenas visar o lucro e sim ter valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com