TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Executivo

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

   Poder Executivo[pic 2]

   Ministério da Educação

   Universidade Federal do Amazonas

   Faculdade de Estudos Sociais – FES        

                   Departamento de Administração - DA

I TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I

GIOVANNA MARIA BERNARDO

A Administração Financeira tem o intuito de mostrar que um Administrador Financeiro é fundamental para uma boa Gestão. Com essa visão, conceitue ANÁLISE FINANCEIRA.

É um método que permite avaliar os feitos de uma administração, se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de forma que as receitas superem as despesas de investimento, a rentabilidade das empresas, tendo em vista as condições atuais e futuras, através de analises de elementos e de levantamento de dados.

Uma gestão adequada tem um aumento de Lucro e Rentabilidade para uma Organização. Assim podem-se investir melhor nos setores da empresa. Nesta visão, temos as seguintes atividades empresarias na Área Financeira, são elas: OPERACIONAL, INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS. Diga o conceito delas.

Operacional são as atividades geradoras de receita da empresa, envolvem todas as operações relacionadas com a produção de bens e serviços.

Investimentos é a forma de a empresa alocar recursos em ativos que trarão benefícios futuros. Eles geram o aumento de um benefício/lucro.

Financiamentos são atividades onde a empresa toma recursos emprestados de terceiros ou de seus proprietários, devido a uma escassez de caixa.

[pic 3]

A Análise Financeira está liga diretamente com a Administração Financeira e está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade. A Economia tem base em conceitos econômicos juntamente com dados contábeis e sua análise. Sabendo disso, diferencie a Teoria Macroeconômica da Teoria Microeconômica.

A macroeconomia estuda os itens que alteram a situação econômica de uma cidade, estado ou país. Através desse estudo que acompanhamos a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de um país, se bens e serviços tiveram elevação de preço e quanto elevaram, quanto foi à produção total de um país, análise de taxas de câmbio, etc.

A microeconomia é responsável pela implementação do preço de uma determinada mercadoria, juntamente com os preços dos bens complementares e substitutos, de acordo com o mercado específico, ou seja, ela faz a análise da maneira de interação entre a empresa e o consumidor. Portanto, seu foco é na oferta e demanda e outras variáveis que determinam os níveis de preços.

[pic 4]

As Finanças Empresariais são fundamentais para uma Gestão com qualidade e a tomada de decisão com menores riscos.  O Administrador Financeiro tem uma responsabilidade imensa quando se fala em Planejamento Financeiro. Por conta disso, este profissional deve saber onde ele deve atuar e, quem tem mais poder de decisão no Setor Financeiro. Para isso ele também deve saber o que poderá melhorar a cada decisão já tomada e, como atuar sem que tenha problemas futuros. As Três funções Primordiais são: Análise e Planejamento Financeiro, Administração da Estrutura de Ativo da Empresa, Administração da Estrutura Financeira da Empresa. Fale de cada uma delas.

Análise e Planejamento Financeiro visa avaliar a situação financeira da organização, através de relatórios financeiros, tornando assim possível entender o cenário financeiro que a empresa se encontra, tendo um conhecimento das despesas totais, faturamentos, fluxos de caixas, para assim poder desenvolver e implementar operações que visam crescimentos e fluxos de caixas adequados para se obter retorno financeiro.

Administração da Estrutura de Ativo da Empresa refere-se à quantidade de recursos aplicados nos ativos circulantes e permanentes. Depois de definida, o financeiro deve tentar manter níveis aceitáveis para cada ativo circulante, após isso deverá ser definido também quais são os melhores ativos permanentes para se adquirir e ficar atento quando os ativos já existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser substituídos ou liquidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (339.9 Kb)   docx (186 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com