TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder e a Importância do Marketing na Gestão Financeira das Organizações

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.956 Palavras (12 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS – AECG

FACULDADE PADRÃO

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O Poder e a Importância do Marketing na Gestão Financeira das Organizações.


 
Rafael Henrique Lacerda Tiago¹

RESUMO

Diante de um cenário competitivo e de frequentes mudanças, os empreendedores vem buscando estratégias para garantir a sustentabilidade das empresas. O uso das ferramentas de marketing tem sido indispensáveis para as organizações. O marketing é fundamental para aquelas empresas que desejam se adaptar as mudanças do mercado e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos consumidores visando clientes fidelizados e a obtenção de lucros. Este estudo tem como objetivo identificar os meios que asseguram o sucesso financeiro das organizações, através do uso de ferramentas de marketing na gestão estratégica, e qual a real importância do marketing na gestão financeira das empresas. O presente artigo trata-se de um estudo bibliográfico, onde foram realizadas revisão bibliográfica acerca do amplo tema, sendo este estudo de caráter  descritivo. Dessa forma, podemos concluir a importância da gestão financeira para o exercício do marketing, visto que o marketing proporciona bons resultados à organização.

Palavras-Chaves: Marketing. Gestão Financeira. Sucesso Empresarial

______________________________

 ¹Graduando do curso de administração. Endereço eletrônico: rafahlt@live.com

INTRODUÇÃO

O sucesso das organizações está ligado à capacidade de se diferenciar no mercado e atender as necessidades dos seus clientes de maneira eficaz. Devido à grande competitividade no mundo empresarial as organizações devem buscar novas ferramentas e estratégias de marketing se quiserem obter vantagens e diferenciação no mercado, sendo assim, o presente estudo aborda a importância do marketing como ferramenta fundamental para a gestão financeira das organizações.

Uma organização que deseja se perpetuar no mercado em que atua, além de ter toda atenção voltada para o marketing, com o objetivo de conquistar resultados qualitativos, satisfação de seus clientes e consequentemente alcançar resultados financeiros, não pode se dar ao luxo de menosprezar o que o marketing pode gerar de valor a ela.  Diante da atual conjuntura é necessário compreender: quais as estratégias de marketing podem ser utilizadas para o sucesso financeiro de uma organização?

Nesse contexto, o objetivo deste estudo concentra-se em verificar, identificar e descrever alguns métodos através do uso de ferramentas de marketing que levam ao sucesso financeiro de uma empresa. Visto que, o marketing está ligado diretamente a tudo que envolve o mercado, pois estuda as necessidades das pessoas buscando satisfazê-las e tornando-as clientes fiéis, garantindo assim, a obtenção de mais lucros para as organizações.

O presente estudo foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas mediante o levantamento de obras de autores renomados nas áreas de marketing e administração. Foram realizadas também pesquisas em sites, revistas, jornais e livros especializados, bem como artigos científicos, dissertações e teses. De acordo com Almeida Júnior (2001), “a pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema”.

Trata-se portanto, de um assunto de grande importância e de interesse de todas as organizações uma vez que, o sucesso financeiro de uma organização está diretamente ligado ao sucesso do departamento de marketing de uma empresa.  

Este trabalho foi desenvolvido para mostrar a relevância deste tema e contribuir como fonte de informação para acadêmicos de administração, como forma de objeto de estudo, empresários e para o público em geral.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceito de Marketing

O marketing é um tema que a cada vez mais tem se tornado indispensável para as organizações. As empresas têm nele um importante aliado na luta por seus mercados, enquanto isto, novas aplicações deste tema são propostas a cada dia, e com o devido conhecimento do conceito de marketing, suas oportunidades e estratégias, é possível consolidar sua atuação no mercado e aumentar a lucratividade empresarial.

Devido a grande competitividade no mercado atual, os produtos do mundo inteiro podem afetar as vendas de suas empresas e de outras, podendo aumentar ou diminuir a demanda, crescendo ou caindo a produção, enfim, para se manter no mercado atualmente, as organizações procuram e necessitam trabalhar de forma séria, pois, são vários os casos de produtos concorrentes que possuem graus iguais em qualidade, produção e preço dos produtos.

Dessa forma o fator que passa a ser determinante na venda dos produtos e serviços é um setor ao qual muitas empresas estão investindo bastante e que tem dado muitos resultados. O marketing, que através dos seus meios transmite confiança, conhecimento e indução, entre outros, ao consumidor final na hora da escolha dos seus produtos e serviços.
           O marketing está relacionado às ações de mercado que precisam ser trabalhadas de forma eficiente para garantir boas relações com o público consumidor e se que materializa na relação satisfatória entre a empresa e o cliente.

“Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor”. (Dicionário Aurélio, 2004, p.1097).
           Boone e Kurtz (1995), define o marketing como o processo de planejar e executar a concepção, definição do preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, criando trocas que atendam a objetivos individuais e organizacionais.

McNamara (1972), também define o conceito de marketing e afirma que é uma filosofia de administração empresarial, baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro por parte de toda a empresa, e no reconhecimento da importância do papel do papel marketing em comunicar as necessidades do mercado para os principais departamentos corporativos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (300.3 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com