TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V - Comportamento Do Consumidor, Especializações Do Marketing Matemática Financeira

Pesquisas Acadêmicas: PIM V - Comportamento Do Consumidor, Especializações Do Marketing Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 7

PIM V – Comportamento do consumidor, Especializações do marketing Matemática financeira

UNIVERSIDADE INTERATIVA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

O BOTICÁRIO

PÓLO ANÁLIA FRANCO – SÃO PAULO – 2014

EVELYN MATHIAS RI 1303199

RESUMO

Fundada em 1977, a marca O Boticário remete a beleza e cuidados pessoais.

É uma empresa preocupada em atender as perspectivas e desejos de todos os tipos de pessoas, procurando sempre desenvolver novos produtos com base em pesquisas feitas com o consumidor final. Sua linha de produtos conta com mais de 600 itens variados.

Utiliza-se do benchmarking, que é um importante instrumento de gestão, onde realiza-se um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, com o objetivo de aprender com outras empresas.

Sendo a primeira empresa de cosméticos e perfumaria do Brasil a adotar o Franchising, é a maior rede franqueadora em número de lojas e faturamento.

Sua preocupação na melhoria da sociedade como um todo, é transmitida através do apoio ou patrocínio a diversos projetos diversificados nos âmbitos: ambiental, cultural, educativo, social e de sustentabilidade.

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................04

Comportamento do Consumidor.....................................................................05

Especializações do Marketing........................................................................ 08

Conclusão....................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

A empresa em questão foi escolhida, por ser uma empresa que muito investe na área de marketing, tendo assim, um amplo campo para pesquisas e informações na área.

Citarei aqui alguns exemplos de como as matérias: Comportamento do Consumidor, Especializações do Marketing e Matemática Financeira se aplicam na trajetória da marca.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A matéria busca entender e expor os fatores que influenciam a decisão de compra, analisando o perfil de seu consumidor e visando o desenvolvimento de novas estratégias de abordagem.

A cada dia o poder do consumidor atinge graus maiores. O cliente de hoje, não apenas participa do processo de elaboração de produtos, como muitas vezes são os responsáveis pela própria publicidade.

• Com foco neste movimento, O Boticário recrutou um grupo de 20 meninas entre 15 e 19 anos, estudantes de escolas paulistanas, usando como critério para a seleção, a popularidade das jovens entre as colegas. O objetivo era que através de encontros, tarefas e dinâmicas de grupo, as estudantes revelassem suas preferências em diversos setores. Com essas informações, foi desenvolvida uma linha focada no público jovem.

Além do desenvolvimento da linha, elas ainda analisaram pelo menos 40 novos produtos, opinando sobre qual a melhor textura, cor, cheiro e sabor. Através desta pesquisa, foi desenvolvida a linha “Cores” com 136 itens, que foi sucesso de vendas.

• Em 1998, a empresa levantou dados, sobre o comportamento de seus consumidores e tiveram a revelação, de que seus clientes gostavam de manusear os produtos antes de decidirem pela compra. Foi desenvolvida então, uma reforma geral para a implantação de lojas interativas em todos os seus estabelecimentos comerciais. Desapareceram os balcões, surgiram expositores em ilhas, os produtos foram mais destacados, através da exposição em móveis claros e decoração em tons de azul e verde. Os ambientes se tornaram mais descontraídos, e as vendedoras passaram a ter treinamentos para prestar consultoria aos clientes.

Nos dias de hoje, cada loja da rede, proporciona uma agradável experiência de compra e foi pensada a fim de que o cliente percorra todos os ambientes experimentando os produtos. Os setores da loja são divididos em três estações:

 Cuidar – A área foi planejada para dar a sensação de um banho relaxante e aconchego – Estão expostos os sabonetes, xampus, condicionadores, talcos, óleos e desodorantes.

 Preparar – Área com desenho moderno e boa iluminação reforçam a assepsia – Estão expostos a linha solar, cremes hidratantes, nutritivos e anti-sinais.

 Transformar – Área destinada para estimular a experimentação de todos os itens, etapa mais sensorial – Estão expostos os perfumes em destaque e a maquiagem estimula o olhar.

A marca busca também criar vínculos emocionais com seus clientes:

• O Clube Garota Thaty, nome de um dos carros chefes da marca, uma Deo colônia voltada para adolescentes, em 1993 publicou na revista Capricho um cupom que dava direito ao envio gratuito do livreto “ Truques de beleza”. O Boticário foi surpreendido com mais de 70.000 cupons-resposta, dando indícios da necessidade de administrar a comunicação com esse público. Foram criados então, o Garota Ma Chérie em 1998 para meninas de 8 a 12 anos e Amigos do Boti em 2000, para crianças de 7 a 10 anos.

Três vezes ao ano, são enviados materiais elaborados especialmente com o perfil de cada clube, para os 250.000 clientes cadastrados.

• Com o Programa Fidelidade, os consumidores acumulam pontos a cada compra, que podem ser trocados por brindes ou descontos. Esse programa possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com