TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Linguístico

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

O preconceito linguístico é mais uma forma de preconceito social. A Sociolinguística, que investiga os processos de variação e mudança da língua, considera que existe uma forte relação entre os fatores sociais e a forma como as pessoas falam, ou seja, a origem geográfica, a idade ou o grupo social influencia o modo como se fala. Apesar da importância atrelada ao aprendizado da norma culta para os usos formais da língua, esta não pode ser instrumento de discriminação de pessoas ou de dominação social.

Falar “a gente fumo ali no rio” ou “nós fomos até o rio” proporciona a mesma compreensão no modo de se comunicar. Nesses moldes, não há certo ou errado, o que há, nessas situações comunicativas informais, é a comunicação efetiva. Estigmatizar ou oprimir uma pessoa pelo modo como ela fala é preconceito linguístico.

Temos um exemplo de preconceito linguístico bem recente e muito comentado no Brasil, que foi a xenofobia que Juliette sofreu dentro do BBB. Ao fazerem piadas com o sotaque de Juliette, e insinuarem que isso é má educação da localidade que em a mesma cresceu.

https://www.youtube.com/watch?v=6iJAqBd8nmY

https://www.youtube.com/watch?v=SqzbEI1XcT0

Neste exemplo, temos um preconceito linguístico na novela Guerra dos Sexos, em que uma personagem insinua que a outra personagem irá passar vergonha por não saber falar direito, porque ela emprega os verbos nas suas falas de forma incorreta.

https://www.youtube.com/watch?v=3n37QUrpuLc

Na reportagem abaixo, temos um preconceito linguístico de um médico, que foi afastado do seu trabalho depois do ocorrido, que debochou na internet de um paciente por não saber pronunciar o nome da doença pneumonia e do exame raio-x corretamente.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/07/medico-debocha-de-paciente-na-internet-nao-existe-peleumonia.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com