TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Religioso

Pesquisas Acadêmicas: Preconceito Religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Preconceito nada mais é do que uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial. Quer dizer, pode ser caracterizado como um juízo preconcebido, geralmente manifestado na forma de atitude discriminatória perante pessoas, lugares, tradições, crenças, etc.

A formação do preconceito é baseada em três componentes: crenças, sentimentos e tendências comportamentais. O ponto de partida costuma ser o estereótipo, ou seja, uma ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão. É cultivado quando uma imagem de determinadas pessoas, coisas ou situações são preconcebidas, definindo e limitando pessoas ou grupos de pessoas na sociedade.

De acordo com a Lei N° 9.459: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e ainda “Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de um a três anos de reclusão e multa. Ou seja, preconceito é crime!

Preconceito Religioso no Ambiente de Trabalho

Um dos mais encontrados é esse tipo de preconceito. Pessoas que simplesmente não toleram outra religião que não a sua, e por isso, agem com extrema intolerância em relação à fé alheia.

- De acordo com o Centro Tanenbaum para o Entendimento Inter-Religioso (www.tanenbaum.org, em inglês), apenas 4% das organizações norte-americanas têm uma política expressa sobre como tratar o tema religião no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa de caráter exploratório feita pelo instituto constatou que 66% dos entrevistados foram vítimas de preconceito ou testemunharam alguém ser discriminado por causa da religião; 50% afirmaram que sua produtividade diminuiu de alguma forma por esse motivo e 45% pensaram em largar o emprego. Já 80% sofreram em silêncio sem reportar o estresse para seus superiores.No entanto, se a divulgação da crença ocorrer no ambiente de trabalho e de maneira insistente também poderá constranger ou incomodar os colegas. Na avaliação de Fabiana Queiroz de Souza, consultora da DQueiroz, ninguém tem a tem obrigação de escutar os preceitos religiosos de outras pessoas.

A discriminação ocorre se o recrutador pergunta na entrevista qual é a religião dessa pessoa. “Isso é tão ofensivo quanto perguntar qual é a opção sexual.”, diz Fabiana

Para Jane Souza, consultora de recursos humanos do Grupo Soma, a solução para a questão religiosa no trabalho é a conversa franca entre o empregado e a empresa.

No ambiente de trabalho, pode causar sérios problemas entre os trabalhadores. Algumas dicas podem ser bem úteis para amenizar problemas desse tipo:

- Promoção de campanhas e palestras informativas;

- Estímulos à convivência entre diferentes tipos de pessoas;

- Criação de dinâmicas em grupo para aumentar as afinidades entre as pessoas;

- Disponibilização de auxílio (psicológico e judicial), etc.

A base para as mudanças do mundo está na educação. Com o conhecimento adequado, preconceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com