TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimentos de Segurança

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Centro de Formação de Professores – CFP

Disciplina – Química geral II / Experimental / CFP-382

Aluno: Victor Lima dos Santos.

Professor Dr. Jorge Fernando

SEGURANÇA LABORATORIAL

FAMILIARIZAÇÃO COM O AMBIENTE LABORATORIAL

Amargosa – Bahia

Janeiro de 2013

1.0-Objetivos

Familiarização com o ambiente laboratorial assim como suas normas de comportamento, equipamentos de segurança, como ler e identificar as placas de perigo, como se faz um mapa de risco e quais cuidados tomar caso ocorra algum acidente neste ambiente.

2.0-Introdução

Existem regras de conduta e segurança sobre como se portar em qualquer ambiente, elas variam de acordo com o local, pois obviamente as normas de segurança num shopping são diferentes das de um hospital em muitos aspectos.

O ambiente laboratorial não foge a esta lei de “segurança em primeiro lugar”, muito pelo contrario é neste local que se deve ter atenção a todo o estante, devido aos perigos que o descaso e descuido podem proporcionar, visto que há uma infinidade de matérias tóxicos, corrosivos, irritantes, infamáveis e etc.

Vale resaltar também que para um laboratório é importante um preparo, principalmente mental para não entrar em desespero neste ambiente a acabar piorando a situação.

        

3.0-Parte experimental

3.1-Materiais utilizados: 

Jaleco, luvas, óculos de proteção, mascaras de proteção e botina.

3.3-Metodologia:

De inicio foram apresentados aos dissentes os equipamentos de proteção individual os chamados EPIs que são:

Jaleco: usado para proteção do tronco e braços para caso durante os experimentos químicos algum reagente respingue sobre o pesquisador, o jaleco deve ser abaixo do joelho.

Luvas: possui a mesma utilidade do jaleco, porem sua proteção se restringe as mãos de deve-se ficar atendo com o material, para que este não reaja com a substancia em estudo caso ocorra algum acidente.

Óculos de proteção: utilizados sempre que a o risco da reação ser projetada sobre o pesquisador ou quando a liberação de algum gás protegendo assim seus olhos, os óculos devem ser confortáveis e que proporcione uma boa visão ao cientista.

Mascaras de proteção: esta deve ser escolhida com cuidado, pois se deve ter certeza que o filtro da mesma é compatível com o produto que não si deseja inalar.

Botina: com solado de borracha para garantir que não escorregue, em algumas vezes poderá ser substituída pelo tênis, pois o mesmo protege com eficiência semelhante.

Calça: em geral a calça jeans satisfaz a função principal da calça, a de proteger as penas.

Após a apresentação de alguns EPIs o professor Jorge Fernando, que estava ministrando a aula advertiu sobre as regras gerais de conduta num laboratório, que são, “cumpra todas as regras de segurança e obedeça as instruções do professor”, “o trabalho em equipe é essencial para o bom andamento das aulas”, “é proibido comer, beber ou fumar no laboratório”, “é obrigatório o uso de jaleco”, “trate substancias desconhecidas como si fossem perigosas”, “prenda o cabelo e não use anéis”, entre outras e principalmente “em caso de acidente mantenha a calma e chame o professor”.

Estas regras gerais de conduta num laboratório servem para qualquer laboratório seja ele de química ou não.

Tendo conhecimento das regras citadas acima, torna-se necessária a formação de uma estratégia para o bom andamento das atividades elaboradas neste ambiente propicio para os estudos, porem potencialmente perigoso, esta estratégia costuma se dividir em antes, durante e depois de experiência;

Antes da experiência:

  • Lembrar-se das regras de conduta no laboratório;
  • Conhecer os perigos das substâncias iniciais e finais;
  • Conhecer os procedimentos gerais em caso de emergência;

Durante a experiência:

  • Nunca adicione água sobre os ácidos e sim ácidos sobre a água;
  • Nunca pipete com a boca sem autorização do professor; (o que o professor não autorizará visto que esta é a função da pera existente no laboratório).
  • Nunca vire a boca do tubo de ensaio para a sua direção ou a direção dos colegas;
  • Ficar atento às operações onde é necessário realizar aquecimento;
  • Nunca se ausente da sua bancada enquanto estiver ocorrendo uma reação;
  • A destilação ou a reação que envolve a liberação de gases tóxicos devem ser feitos na capela com exaustão;
  • Não misture substâncias que não estejam indicadas nos procedimentos;

Depois da experiência:

  • Verificar se todos os equipamentos estão desligados;
  • As torneiras de água e gás estão devidamente fechadas;
  • Todos os materiais e as bancadas foram limpos;
  • Produtos químicos foram guardados;

Mesmo tendo uma estratégia, e tomando cuidado com a segurança, em alguns momentos alguns acidentes podem acontecer e geralmente os acidentes mais comuns de acontecer são: queimaduras por produtos químicos, cortes com vidrarias quebradas, queimaduras por contato com superfícies quentes, derrame de produtos químicos causando assim leve desconforto devido à inalação dos mesmos e lesões nos olhos devido à presença de vapores no ambiente.

Para saber que atitudes tomar é necessário então saber os procedimentos de emergência que serão divididos em dois tópicos, em caso de incêndio e em caso de derrame ou contato com produtos químicos tóxicos:

Procedimentos de emergência em caso de incêndio:

Antes de dar inicio aos procedimentos é necessário entender o que é o fogo, para que assim seja possível saber como se livrar dele. O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor, constituído por combustível (aquilo que queima, como o papel), o comburente (entidade que permite a queima, geralmente o oxigênio) e uma fonte de calor, formando assim o triangulo do fogo que está representado abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (963.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com