TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Envolvimentos de Funcionários

Por:   •  12/12/2022  •  Dissertação  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

Programas de Envolvimento de Funcionários

Os Programas de envolvimento de funcionários estão ligados, de certa forma, há algumas teorias no que diz respeito a motivação dos mesmos.

Estes programas têm como objetivo “trazer para perto” os funcionários, fazendo com que eles se tornem participantes nas tomadas de decisões; obviamente dentro de suas habilidades; isso proporciona mais autonomia, mais responsabilidade na sua tarefa, resultando em motivação, produtividade, comprometimento e satisfação em fazer parte daquele ambiente.

Segue abaixo dois exemplos de programas de envolvimento de funcionários:

• Gestão participativa: Neste programa, os funcionários são estimulados a participar dos processos de tomada de decisões juntos com seus líderes, pois conhecem o problema mais de perto, na prática melhor dizendo, sendo assim trabalha-se em conjunto para solução de problemas, estipulam metas, envolvem-se na gestão com ideias, por exemplo.

Os benefícios desse programa é o funcionário sentir-se orgulhoso por ter dito suas ideias valorizadas e sendo tratadas com respeito, gerando assim mais resultados para a empresa, pois se cria um senso de realização criativa e autoestima.

• Equipe de trabalho autogerenciadas: Trata-se de equipes que atuam de forma autônoma e responsável para alcançar os objetivos. Neste caso, são nomeados um grupo de pessoas onde estas estejam aptas para desenvolver tais funções. Esses funcionários possuem autonomia sobre o orçamento, as compras de materiais, e negociações com os fornecedores.

Trabalhar neste modelo gera aos funcionários motivação pois os resultados são alcançados através de suas próprias metas e soluções, trazendo o sentimento de contentamento e uma busca constante de fazer mais, resultando em excelentes resultados a empresa.

Não são todas as empresas que aderem a este tipo de envolvimento, mas aquelas que buscam a motivação e pessoas apaixonada por aquilo que fazem, com certeza se adapta a este tipo de administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com