TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REABILITAÇÃO NEURO FUNCIONAL EM PACIENTE COM HEMIPLEGIA ESPÁSTICA COM SEQUELAS DE AVC

Pesquisas Acadêmicas: REABILITAÇÃO NEURO FUNCIONAL EM PACIENTE COM HEMIPLEGIA ESPÁSTICA COM SEQUELAS DE AVC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2013  •  4.144 Palavras (17 Páginas)  •  1.805 Visualizações

Página 1 de 17

REABILITAÇÃO NEURO FUNCIONAL EM PACIENTE COM HEMIPLEGIA ESPÁSTICA COM SEQUELAS DE AVC

AUTOR: sharlison Raimundo fontes

Resumo:

A hemiplegia é um dos déficits funcionais decorrente ao acidente vascular cerebral, levando a infuncionalidade do membro e a complicações secundarias como o ombro doloroso, que limita as atividades da vida diária e reduz a qualidade de vida. Objetivo apresentar um relato de caso de hemiplegia espástico no decorrer da reabilitação neurofuncional. Materiais e Métodos: um paciente do sexo masculino, com 53 anos de idade, diagnosticado com acidente vascular cerebral, que participou de 9 atendimentos fisioterapêuticos. Resultados houve uma redução do quadro álgico instalado no ombro do paciente, aumento de força em alguns grupos musculares e uma marcha menos abduzida. Conclusão: a fisioterapia é um ótimo tratamento não farmacológico que traz ao portador de uma patologia neurológica, uma prevenção de deformidade, uma melhor independência nas suas atividades diária e uma readaptação física.

Unitermos: Acidente vascular encefálico. Hemiplegia. Ombro doloroso. Reabilitação neurológica.

Abstract

Hemiplegia is one of the functional deficits due to stroke, leading to infuncionalidade limb and secondary complications such as shoulder pain that limits activities of daily life and causing reduced quality of life. Objective to present a case of spastic hemiplegia during the rehabilitation neurofuncionnal. Materials and Methods: A male patient, with 53 years of age, diagnosed with stroke, who participated in nine physical therapy. Results There was a reduction in pain installed on the shoulder of the patient, increases in strength in some muscle groups and a march less abducted. Conclusion: The therapy is a great back that non-pharmacological treatment for patients with a neurological pathology, prevention of deformity, greater independence in their daily activities and physical rehabilitation.

Keywords: Stroke. Hemiplegia. Painful shoulder. Neurological rehabilitation.

Introdução

As doenças cerebrovasculares têm grande impacto sobre a saúde da população, situando-se conforme o ano e o Estado da Federação, constitui primeira e terceira principal causa de mortalidade no Brasil (1). É considerada a principal causa de internações, mortalidade e deficiências na população brasileira, superando as doenças cardíacas e o câncer, as quais são as duas primeiras causas de morte nos países industrializados. (2) Estima-se que cerca de 85% dos acidentes vasculares encefálicos sejam de origem isquêmica e 15% hemorrágicos. Dentre os hemorrágicos, cerca de 10% são hemorragias intraparenquimatosas e 5% hemorragias subaracnóideas. (1)

O acidente ou ataque vascular cerebral (AVC) também conhecido como acidente vascular encefálico (AVE) pode ser definido como déficit neurológico focal súbito devido a uma lesão vascular, incluindo lesões causadas por distúrbios hemodinâmicos. (3) A gravidade do quadro e o acometimento funcional variam de acordo com as estruturas vasculares acometidas e com a área encefálica por ela irrigada, podendo gerar déficit cognitivo, sensitivo e ou funcional. (3) A incidência do acidente vascular encefálico (AVE) duplica a cada década de vida a partir dos 55 anos, sendo a hemiparesia um déficit importante decorrente da lesão. (3) Sendo que 80% do que sobreviventes ao acidente vascular cerebral apresentam déficit funcional. (2)

O acidente vascular encefálico pode ser classificado como isquêmico, onde a lesão se origina por obstrução arterial gerando uma hipóxia no tecido nervoso, hemorrágica onde há o extravasamento dos líquidos para fora dos vasos, gerando compressões no tecido nervoso e o acidente vascular encefálico transitório que é definido como um déficit neurológico focal, de instalação súbita, mas que reverte completamente em até 24h, geralmente nos primeiros 20-30 min. A causa mais comum é a microembolia proveniente de uma placa carotídea. (4)

A conseqüência física mais comum do AVE é a hemiplegia, definida como “paralisia completa dos membros superiores e inferiores do mesmo lado do corpo”. Outras seqüelas podem ser: problema de percepção, cognição, sensoriais e de comunicação, que estes precisam ser considerados na conduta fisioterapêutica. (5) Com a infuncionalidade do membro é comum que o paciente adquira posturas compensatórias, reforçando o não uso do membro parético para realizar suas AVDs, limitando-o em algumas atividades nas quais são necessário o apoio bimanual, síndromes do uso excessivo e quadros álgicos no braço funcional. (6) Além da seqüela motora e ou sensitiva no hemicorpo, o paciente com hemiplegia normalmente desenvolve quadros patológicos secundários como o ombro doloroso, que acomete de 34 à 85% dos pacientes hemiplégicos.(7) Segundo KLOTZ (2006), a recuperação de um paciente com hemiplegia constitui-se em um grande desafio, tanto pela complexidade das funções perdidas, quanto pela alta incidência de dor no ombro, resultando em impacto negativo no processo reabilitacional. (7) Esse quadro álgico possui etiologia diversificada podendo estar relacionado com: subluxação escápulo-umeral, capsulite do ombro, síndrome do impacto, síndrome complexa de dor regional, tendinite bicipital, neuropatia por tração do plexo braquial, espasticidade, mobilização do membro superior paralisado em torno da amplitude de movimento (ADM), limitação de ADM, lesões de partes moles, dor central, ou a união destes fatores. (7)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 2003 os estágios da fase de recuperação são: Persistência da hipotonia (estágio flácido), havendo perda motora geral e/ou perda sensorial severa, o braço fica flácido e caído e o paciente não consegue firmar-se no espaço devido à fraqueza muscular e ao baixo tónus muscular, sendo o mais incapacitante dos 3 estágios. Evolução para o tónus normal (o estagio de recuperação), os movimentos iniciam-se nos membros, primeiro mais distalmente, permanecendo na generalidade uma leve incapacidade. Evolução para a hipertonia (o estágio espástico), a recuperação da função motora com uma evolução para a espasticidade é bastante frequente. Há uma recuperação inicial dos movimentos proximais dos membros. O tónus muscular aumentado conduz à espasticidade que se apresenta nos músculos antigravíticos. (8)

Este tónus muscular é diferente em cada indivíduo, influenciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com