TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 10

 

 

[pic 1]         

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

Anna Carolina Prado de Oliveira

2236186

02

 

 

03

 

 

04

 

 

05

 

 

06

 

 

 

O trabalho a seguir apresentado busca demonstrar como é exercida de

fato a prática dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, dentro do universo de uma empresa selecionada – a startup Nubank, analisando cada degrau construído pela mesma em busca do sucesso dentro do mercado no qual está inserida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos

adquiridos ao longo das aulas assistidas e exercícios resolvidos sobre as seguintes disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, sendo necessário que ao longo do trabalho sejam demonstradas as principais práticas de uma empresa de modo que se relacione com as matérias até aqui estudadas.

De tal forma, conforme orientação contida no Manual do Projeto Integrado Multidisciplinar I, a empresa escolhida para a análise se tratada da startup NUBANK, a qual, desde o seu início no mercado de trabalho, no ano de 2013, tem se mostrado eficiente em sua gestão, tão elogiada midiaticamente, em especial pelas práticas consideradas inovadoras.

Sendo assim, segue-se o trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Em princípio, tem que se ter em mente que a Administração poderá ter

como definição o processo de se tomar decisões, de maneira estratégica e calculada afim de que os objetivos organizacionais sejam atingidos em todos os três níveis: estratégico, tático e operacional.

Cabe ressaltar desde o início, que muitos foram os estudos e teorias administrativas criadas ao longo da história que buscavam encontrar a melhor gestão empresarial de acordo com a época na qual seriam empregadas.

Desta forma, a empresa NUBANK é conhecida por ter adotado em sua

gestão um enfoque total no cliente, tendo como principal objetivo proporcionar experiências excepcionais, tanto com seus produtos, como com seus atendimentos, colocando sempre o cliente – ou aquele que poderá vir a se tornar um – em primeiro lugar.

Tal tática é então composta por três fatores decisórios os quais são: a

cultura, as pessoas e a estrutura organizacional, bem como o encantamento – o qual pode ser visto como um resultado dos três primeiros.

Essa cultura chamada organizacional reflete o caráter inovador e dinâmico da Nubank. Não há aqui a necessidade de vestir uniformes ou como popularmente se conhece, “a camisa da empresa”. Os colaboradores são livres deste tipo de normatividade tão arcaica, podendo expressarem-se à sua maneira, dando maior conforto e confiança ao mesmo.  

Ademais, o ambiente trás algo mais intimista e que tente proporcionar aos funcionários momentos de descontração, os quais são importantes na hora de descansar a mente, antes de decisões mais sérias. Sendo assim, o local dispõe de mesas de sinuca ou vídeo games, bem como os colaboradores tem liberdade para levar animais de estimação.

Além disto, vale ressaltar um ponto significativo: é permitido levar seus

filhos para um ambiente de trabalho, o que pode ser considerado algo extremamente fora da curva, dado a visão ainda muito fechada do mercado de trabalho o qual ainda não soube como inserir pais e especialmente mães que desejam continuar com suas carreiras sem medo de que a maternidade as impeça disto.

Portanto, é de se esperar que tais elementos contribuam para o bem estar

dos funcionários, os quais se sentem mais incentivados e tem sua produtividade, criatividade e motivação aumentadas.

Essa tática de funcionamento da Nubank, em proporcionar algo que traga bem estar aos funcionários, que consequentemente se sentirão mais dispostos a realizar suas tarefas e assim cativar clientes, deixando-os satisfeitos é muito relacionável a “Teoria das Relações Humanas” criadas por George E. Mayo.

Mayo descrevia como o foco da organização deveria estar em seus

colaboradores, bem como estar tinha de enxergar a si mesma com uma visão social, já que um dos fatores mais importantes para a produtividade e o desempenho seriam as relações interpessoais saudáveis e bem estruturadas.

“Aqui a gente tem uma cultura de dar muita autonomia para as pessoas [...]”, conforme afirmou o antigo CFO da Nubank, Gabriel Silva (2018).

Um outro ponto favorável em relação a startup é a enorme diversidade

encontrada no seu quadro de funcionários.

Aqui são priorizadas as diferentes visões de mundo, as mais variadas formações, bem como as vivências de cada um ocasionadas pelas etnias, orientações sexuais e gêneros, já que, quanto mais visões são agregadas, maior poderá ser o entendimento da empresa em relação à um público tão plural e livre para exprimir suas convicções e modos de viver a vida, como o encontrado no mundo de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com