TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  13/5/2023  •  Artigo  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Metanaço – Metais e Aços LTDA.

MARIA APARECIDA BRITO DA SILVA - RA 0617088

 

Jaboatão dos Guararapes - PE

2023

RESUMO

O projeto Integrado Multidisciplinar V tem como objetivo apresentar setores da empresa localizada em Recife, metanaço, com fundamentação teórica o conhecimento adquirido no curso superior em gestão de recursos humanos onde serão abordadas as disciplinas Administração de cargos, salários, e benefícios, Matemática Financeira e Modelo de Liderança. Sendo assim, com intuito de demostrar uma forma como o estudo das disciplinas pode melhorar a atividade da empresa.

Palavras-chave: Administração, cargos, Matemática financeira, Liderança.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         04

2. DESENVOLVIMENTO        05

2.1 Administração de cargos, salários e benefícios         05

2.2 Analise de cargos        06

2.3 Avaliação de cargos        07

2.4 Escolha de fatores de avaliação        09

3. Matemática financeira        10

3.1 Conceitos fundamentais        11

3.2 Aplicação na empresa         12

4. Modelos de liderança        14

4.1 Teoria e pratica        15

5. DISCUSSÃO        16

6. CONCLUÇÃO        18

7. REFERÊNCIAS        19

1. INTRODUÇÃO

Neste projeto multidisciplinar V, apresento um estudo de caso da empresa Metanaço – Metais e Aços LTDA, localizada na cidade de Recife, uma empresa genuinamente pernambucana que mantém o foco de atuação no segmento de corte e distribuição de aços especiais, metais não ferrosos e plásticos industriais. Comercializando uma diversificada linha de materiais dos melhores fornecedores do Brasil e do exterior para proporcionar aos clientes produtos de qualidade e procedência garantida.

Possuindo em seu quadro Funcional 24 profissionais, sendo 01 Administrador (Proprietário), 01 gerente comercial, 01 Coordenador de vendas, 04 vendedores, 01 auxiliar de faturamento, 01 coordenador de corte de material, 02 lideres de corte, 13 operadores de corte. A empresa tem um atendimento rápido e especializado fazendo que essas qualidades torne a mesma um diferencial no mercado.

Este projeto foi executado através de coleta de dados em entrevistas com colaboradores da empresa que forneceram informações sobre levantamentos financeiros, planejamento e metas a serem alcançadas, como a empresa trata o mercado baseado nas seguintes disciplinas Administração de cargos, salários e benefícios, matemática financeira e modelos de liderança.

No qual irá demonstrar a importância da liderança da equipe como um todo e mostrando a administração de cargos e salários, pois elas caminham juntas para um ótimo desenvolvimento da empresa. Será também abordado um levantamento de como a matemática financeira deve ser aplicada dentro da empresa como conceito de juros, muito utilizado na negociação e compra de materiais com fornecedores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Um plano de cargos e salários deve ser estruturado a partir do equilíbrio entre a hierarquia de cargos e do mercado, deve estar fundamentada numa politica e critérios claros de administração, para a avaliação de cargos e salários, de modo a alcançar a melhoria do clima organizacional, levando a produtividade da empresa. É importante citar novos métodos de administração de cargos, sejam eles em qualquer nível, devem ser feitos com profissionalismo, Quando colocamos pessoas sem a qualificação necessária para o cargo, as coisas tende a dar errado, pois a falta de capacidade técnica dificulta demais a empresa chegar ao objetivo desejado, a administração de cargos e salários faz parte do gestor moderno.

Segundo Chiavenato (2008), em seu trabalho, cada administrador, seja ele, diretor, gerente, chefe ou supervisor, deve desempenhar quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar, a administração de recursos humanos refere-se ás políticas e praticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, incluindo então a administração de cargos e salários.

Cada empresa é um mundo á parte, e isso ocorre porque existem centenas de atividades empresariais diferentes. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) criou a Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), um instrumento de classificação das atividades empresariais, por meio de código, que orienta o ramo de atividade no qual a empresa está inserida. Fonte livro texto Administração de cargos, salários e benefícios, UNIP.

A empresa trabalhar com seus funcionários através de um salário muito atrativo em nível de mercado, tendo em vista a escassez de emprego no atual momento em que vivemos, por ser de médio porte e familiar preza muito pelo comprometimento do funcionário para alcançar as metas da empresa.

2.2 Analise de Cargos

A empresa e considerada uma empresa pequena, a metanaço apresenta algumas funções em diversas áreas, apesar dos cargos serem divididos por categorias, exige formação diferente uma da outra. Por exemplo, a categoria de Logística, que apesar de estarem exercendo atividades na mesma área, as funções são exercidas por profissionais com formação distintas, pelo coordenador de corte, por exemplo, tem que ter curso de mecânica para manutenção das maquinas, lideres de corte operam empilhadeiras e portes rolantes e por fim operadores de corte, percebe-se que existem varias qualificações para alguns cargos.

Segundo Lopes (2011, p. 15) explica: cargo pode ser definido como o aglomerado de funções idênticas quanto à natureza da execução das tarefas especificadas e exigidas, porém, isto não é real, pois, se aglomerássemos todas as funções idênticas, teríamos muitas funções e poucos cargos na empresa. O fato é que temos cargos com a palavra primitiva denominando determinado nome dado a ele, e que podem ser alocados em partes diferenciadas dentro da empresa, dependendo de sua terminologia final. Podemos chamar esses cargos de primários ou base, como auxiliares, analistas, assistentes e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (400.8 Kb)   docx (312.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com