TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

O Projeto Integrado Multidisciplinar V tem como objetivo mostrar como podemos aplicar na pratica os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Modelos de Liderança, Administração de cargos, salários e benéficos e matemática financeira dentro de uma empresa. E analisarmos como cada empresa funciona diante do conteúdo que foi estudado em cada disciplina.

Sendo assim, a empresa selecionada para este presente Projeto Integrado Multidisciplinar foi a Ambev.

PALAVRAS CHAVES: Modelos de Liderança, Administração de cargos, salários e benéficos e matemática financeira

INTRODUÇÃO

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) de capital aberto, foi criada em 1999 no Brasil, mas foi a partir da fusão entre as cervejarias da Brahma e da Antarctica que surgiu a Ambev. Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, empreendedores que, fundaram a Ambev.

A Ambev é uma empresa amplamente conhecida, principalmente por sua atuação no mercado de cervejas, mas o ramo da empresa não é apenas ligado à produção e comercialização de cervejas, mas sim a diversidade de bebidas diferentes, como chopes, chás, sucos, isotônicos e refrigerantes também.

Os três sócios estavam em busca de inovação para que pudessem proporcionar aos consumidores uma maior diversificação de produtos dentro do mercado de bebidas, atendendo as necessidades de cada um, com preços acessíveis e de boa qualidade, tanto é que traçou este objetivo.

A empresa se mantém no mercado de trabalho, atuando em mais 16 países, a sede está localizada em São Paulo- Brasil, contando com cerca de 50 mil colaboradores entre os países. Portanto, é visível de que é uma empresa de grande porte.

A Ambev é considerada a quarta maior cervejaria do mundo.

Para suprir a tamanha demanda de produtos tão abrangente, a empresa conta com mais de 40 marcas de cervejas, 10 marcas de refrigerantes, são mais de 100 centros de distribuições.

Apesar da Ambev ser uma das maiores cervejaria do mundo, a própria se encontra em uma concorrência acirrada com o grupo Petrópolis e Heineken.

Administração de cargos e salários da AMBEV

A avaliação de cargos se compara através de características de cada cargo com os demais, preocupando-se com os níveis relativos de salários, uns em relação a outros, do que com o próprio nível absoluto de cada um.

A AmBev trabalha com mapeamento dos perfis, assim com as competências a serem desenvolvidas dentro da empresa e busca autonomia aos seus colaboradores através da tecnologia.

O que ajuda na avaliação de uma forma que seja mais leve e produtiva para os funcionários é otimizar a experiência, simplificar e revisar processos de seus colaboradores. Dentro da empresa na área de gente, lá se esperam o impacto e influência muito grande, por que estão sempre em contato com outras áreas e com isso depende muito que as demais áreas executem o direcionamento que se dá também por uma gestão diária de agenda.

Características para composição de cargos

Pontes (2013) os divide em quatro áreas: mental, física, responsabilidades e condições de trabalho, sendo cada uma subdividida em fatores. Assim, a área mental, por exemplo, pode contemplar requisitos como formação, conhecimentos e experiências.

A AMBEV faz realização de dois tipos de avaliação de desempenho:

A avaliação dos resultados, ao fim do ano para definir o pagamento dos bônus de cada um dos colaboradores;

A avaliação de competências, no mês de maio é utilizada para discutir através de sucessão e também as promoções verticais e lateral no ambiente interno da empresa.

O que é descrição de cargos

A descrição de cargos é onde está todas as posições dentro da empresa, é como se fosse uma espécie de documento que formaliza as atribuições e posições dos cargos dentro empresa, para assim de tornar clara as atividades e também o que esperar dos funcionários que estão ocupando esses cargos.

As principais funções na descrição de cargos são:

Recrutamento e seleção;

Auditoria;

Avaliação de competências.

O comitê de gente da AMBEV tem o objetivo de assistir o conselho de administração das seguintes áreas como:

● Opinar sobre áreas que exijam uma decisão do Conselho de Administração da Companhia, em relação a definição e revisão da Diretoria Estatutária e funcionários;

● Definir suas metas e remuneração dos membros da administração da empresa, aprovada pela assembléia geral;

● Aprovar a transferência de funcionários da alta gerência;

Quais são os passos da avaliação de cargos

A avaliação de cargos é um processo de aferição, os fatores que relevantes para uma determinação de valor são medidos através de padrões, arbitrariamente escolhidos. As proporções de cada fator são somadas para um determinado cargo e os totais são convertidos em valores monetários.

A avaliação possui algumas fases básicas dentro de uma empresa que são:

Análise de cargos: que são as parte crítica de informações dos cargos da empresa;

Levantamento de cargos: uma reunião de informações, além das descrições preliminares.

Especificações de cargos: estipulando as exigências e as qualificações necessários para a função do cargo.

Métodos quantitativos e não quantitativos

Pontes (2011) divide os métodos em não quantitativos, por escalonamento ou graus determinados; e quantitativos, por meio de pontos ou comparação de fatores.

Em relação ao escalonamento ela pode ser realizada em três formas que são:

Simples: esse é o método mais fácil que consiste na análise isolada realizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com