TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar V

Por:   •  4/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  12.439 Palavras (50 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 50

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEBASTIÃO MARCELO DA COSTA

R.A. 1504793

HOSPITAL DO JURUÁ

PIM VI

Polo de Cruzeiro do Sul - Acre

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEBASTIÃO MARCELO DA COSTA

R.A. 1504793

HOPISTAL DO JURUÁ

PIM VI

Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Gestor de Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Claudio Ditticio

Polo de Cruzeiro do Sul – Acre

2016

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar VI (PIM VI), apresenta conhecimentos sobre as disciplinas Plano de Negócios, Finanças e Orçamentos Públicos e finalizando com Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, as quais fazem parte de curso de Gestão Pública. Demonstrando algumas das muitas ferramentas para um melhor gerenciamento nas organizações.

Palavras-chave: Plano de Negócios, Finanças e Orçamentos Públicos e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.

ABSTRACT

This Integrated Project Multidisciplinary VI (PIM VI), has knowledge of the disciplines of Business Plan, Finance and Public Budgets and ending with Ethics and Law: Labour and Business, which are part of the course of Public Management. Demonstrating some of the many tools for better management in organizations.

Keywords: Business Plan, Finance and Public Budgets and Ethics and Law: Labor and Business.

SUMÁRIO

1        Introdução        6

2        Plano de Negócios        7

3        Finanças e Orçamentos Públicos        16

4         Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial        28

5        Considerações Finais        46

        Referências        50

1. INTRODUÇÃO

Através desse Projeto foi possível aplicar os conteúdos estudados nesse semestre, pode se observar o objetivo da organização quando se aplica a avaliação de desempenho, contribuindo para o desenvolvimento de seus colaboradores e proporcionando um contato maior entre líderes e equipe.

O Hospital do Juruá valoriza seus colaboradores como peça fundamental no crescimento e desenvolvimento da organização, inserido numa época de complexidade onde talentos são raros, desenvolver e reter estes talentos tem sido alvo constante de investimento em aprendizado contínuo na obrigação de elevar o desenvolvimento humano que é essencial para manter suas atividades sem prejudicar a assistência prestada aos seus pacientes.

Serão abordados os principais conceitos das disciplinas, Planos de Negócios, Finanças e Orçamentos Públicos e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, e aplicadas na Empresa estudada.

2. PLANO DE NEGÓCIOS

2.1 Ideias

Ideias são como sementes para a mudança, sem elas pouco se cria, mas apenas com elas nada fazemos. O empreendedor precisa começar com uma ideia e com a clara noção de que sua ideia precisará de muitas adaptações, complementações e mudanças de rumos radicais.

Ficar preso ao conceito inicial e não dividir as impressões com outras pessoas é um grave erro para o empreendedor. Muito tem medo que suas ideias serão roubadas se compartilhadas com amigos, outros empreendedores ou investidores, mas é essa troca que fertiliza a ideia inicial e cria as chances para que ela prospere. O primeiro passo então é compartilhar a ideia com outras pessoas. Quanto mais, melhor.

Ao exercitar a troca de ideias e informações o empreendedor corre o bom risco de encontrar outros empreendedores que possuem ideias complementares, que junto com a sua começam a montar um quebra-cabeças ainda maior e a chance para aqueles pensamentos virarem realidade começa a aumentar exponencialmente.

A complementaridade de ideias pode revelar uma combinação ainda maior: a complementaridade de qualificações, competências, estilos e capacidades. É assim que se formam bons times de co-fundadores de empresas.

2.2 Diferença entre ideia e oportunidade

Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.

As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes. Uma ideia sozinha não vale nada. Em empreendedorismo, elas surgem diariamente.

O que importa é saber desenvolve-las, implementá-las e construir um negócio de sucesso. Quando um empreendedor tem uma ideia que acredita ser interessante, alguns questionamentos deverão ser feitos para determinar se essa ideia pode virar ser uma boa oportunidade de negócios.

2.3 Fontes de novas ideias

Informação é a base de novas ideias. Estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos diferentes: televisão, rádio, revistas, jornais, livros, internet, outras pessoas, a própria empresa, fornecedores, compradores, entidades de classe, governo, entre outros. Só não se informa quem não quer. O difícil é selecionar a informação relevante, que realmente importa.

Avaliação de oportunidades antes de desenvolver um plano de negócios, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para evitar despender tempo e recursos em uma ideia que talvez não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado.

Qualquer oportunidade deve ser avaliada, pelo menos, sob os seguintes aspectos:

 • Mercado – necessidades dos clientes, valor gerado aos usuários, ciclo de vida do produto, estrutura, tamanho, taxa de crescimento e participação possível;

 • Análise econômica – Lucros depois dos impostos, tempo para ponto de equilíbrio e fluxo de caixa positivo, retorno sobre o investimento, necessidade de capital inicial;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85 Kb)   pdf (409.9 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com