TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE FAZ O ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Por:   •  4/1/2022  •  Artigo  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: um profissional multifacetado.

Manoel Eduardo Dantas Pereira

QUEM É ESSE PROFISSIONAL?

O assistente administrativo é o profissional responsável por realizar as demandas administrativas indispensáveis no dia-a-dia das corporações e instituições. Essa função dá uma boa visão sobre as rotinas administrativas da empresa e pode levar esse profissional a uma carreira de sucesso em vários departamentos de uma companhia.

Ele tem o papel de assessorar o gestor em suas atividades e obrigações funcionais, como contato com o ambiente externo, gerenciamento de documentos, coordenação de agendas e controle de receitas e material. Com isso, esse profissional ainda atua no controle de contas, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualização de arquivos e cadastros, sendo esse um profissional muito requisitado em diversos setores das empresas.

Concordamos com Buainain (2021, p. 01), quando a mesma sintetiza dizendo que esse profissional “[...] se resume em: garantir suporte administrativo e operacional às demais áreas da empresa, com o atendimento telefônico, organização de arquivos, envio de documentos, gestão de planilhas etc...”.

Contudo, vale a pena salientar que, sendo o assistente administrativo um auxiliar, ele tem suas limitações em sua atuação, já que a Administração é uma área com regulamentação profissional e com necessidade de ensino superior para a efetivação desse cargo.

O QUE FAZ ESSE PROFISSIONAL?

Sendo um profissional que pode trabalhar em uma diversidade de setores de uma empresa, pode subir de cargo e seguir linhas de atuação profissional específicas, dependendo, claro, do perfil e da estrutura da empresa para a qual trabalha. Com isso, pode assumir funções como Assistente de Compras, Assistente de Logística, Assistente Comercial, Assistente de Atendimento e Assistente de Departamento de Pessoal, comprovando que esse profissional é de suma importância em qualquer área ou negocio.

Concordamos com Andrade (2014, p. 03), quando ele apresenta que o “Assistente Administrativo é de suma importância para a execução das mais diversas tarefas na rotina das empresas, podendo atuar nos setores de recursos humanos, departamento de pessoal, contabilidade, financeiro, atendimento ao cliente entre outros”.

Para tanto, o assistente administrativo deve possuir no mínimo um curso técnico em Administração, para quem deseja se aprofundar na área e obtiver conhecimentos específicos da referida área. Assim, com o curso técnico ou superior, o assistente administrativo pode ter uma melhoria salarial significativa, resultando em oportunidades de efetivação na empresa.

Como realização profissional, o assistente administrativo deve ter como qualidades pessoais a responsabilidade, a atenção, a organização, a agilidade, uma boa memória, confiabilidade e, principalmente, a paciência e, para complementar, também deve ter capacidade de lidar com números, ter uma boa comunicação verbal e escrita e conhecer com afinco programas de informática usados em escritórios, como o Word e o Excel, devendo ser um profissional flexivo e aberto a novos desafios. Assim, se torna notório que esse profissional entra em relação com vários departamentos da empresa, com conhecimento efetivo na coordenação da dinâmica dos setores e no relacionamento da empresa com seus colaboradores, parceiros e clientela em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com