TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELACIONAMENTO ENTRE AS GERAÇÕES X E Y

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 13

O relacionamento entre gerações extremas X e Z

The relationship between extreme X and Z generations

Paulo Sergio Batista Junior

Junior_batiista@outlook.com – UNOESTE

WILSON ROBERTO LUSSARI - wlussari@unoeste.br – UNOESTE

RESUMO

O artigo tem como objetivo compreender as possíveis relações entre os indivíduos de diferentes gerações, tendo um foco maior nos conflitos intergeracionais gerados pelas diferenças entre as gerações X e Z dentro das organizações, por serem diferenças comportamentais, dentro da organização mediante ao trabalho em equipe, forma de pensar e interpretar as coisas totalmente diferentes, este se tornou o cerne do artigo, foi adotado os métodos qualitativo, quantitativo e exploratório-descritivo, onde foi realizado uma coleta de dados, por meio de um questionário de 10 a 15 perguntas, obtivemos um ótimo resultado, chegamos à conclusão que o resultado obtido faz analise juntamente com a fundamentação teórica, que as gerações acabam entrando em conflito por conta da grande diferença na concordância final de cada individuo dentro do ambiente de trabalho.

Palavras-chaves: Conflito intergeracionais. Trabalho em equipe. Coleta de dados.

ABSTRACT

The article aims to understand the possible relationships between individuals of different generations, with a greater focus on intergenerational conflicts generated by the differences between generations X and Z within organizations, because they are behavioral differences, within the organization through teamwork, way of thinking and interpreting things totally different, this has become the heart of the article, qualitative, quantitative and exploratory-descriptive methods were adopted, where data collection will be carried out, through a questionnaire of 10 to 15 questions, obtains a great result, we come to the conclusion that the result is analyzed based on the theoretical foundation, and as it has just come into conflict due to the great difference in the final agreement of each individual within the work environment.

Keywords: Intergenerational conflict. Teamwork. Data collect.


1) INTRODUÇÃO

Ao se debruçar sobre a questão intergeracional presente nas organizações, uma peculiaridade aflorou das reflexões: Como compreender a relação entre a geração X e Z em uma empresa na cidade de Presidente Prudente, uma vez que a distância geracional influencia os comportamentos, expectativas, cognitivos e ambientes físicos e tecnológicos?

Atualmente, nas empresas, podemos perceber que há uma preocupação entre as diferentes gerações que trabalha dentro da empresa. (SILVA et al., 2018) Em condições ideais, seria adotar práticas para que fosse possível notar as particularidades de cada funcionário, sendo crenças, valores, prioridades e, de certa forma, sua maneira de se relacionar com as outras pessoas.

Importante sempre tentar manter o equilibro entre as gerações, mesmo diante dos atributos que cada geração proporciona. As características inerentes às duas gerações podem contribuir para a ocorrência de conflitos organizacionais, de forma a comprometer ou até mesmo ameaçar a integridade da organização frente às novas oportunidade e ameaças do ambiente atual.

Os indivíduos, independentemente do nível hierárquico, apresentam conflitos perpendiculares ou horizontais, gerando uma competitividade entre eles, diante do dia a dia dentro da empresa. (NUNES; SILVA; KELI, 2013)

É visível notar as diferentes ideias entre as gerações, com uma diferença de 17 anos, já é possível notar que há muitos conflitos por maneiras de se expressar diferentes, maneiras de comportamentos, ocasionando uma diferença nos hábitos das gerações anteriores. (NUNES; SILVA; KELI, 2013)

O ambiente organizacional sofre diferentes formas de pressão e influência. Uma delas é o choque natural das diferentes gerações que compõe o corpo profissional na organização, nas empresas familiares encontramos o clássico conflito geracional entre fundadores e herdeiros, notadamente as questões de que não se separa casa e trabalho, família e profissional, etc. (UNGLAUB; UNGLAUB, 2012)

Entretanto, há outra espécie de conflito geracional traduzida pela diferença na estratificação etária do corpo profissional da organização, aqui o choque está relacionado com as concepções e expectativas pessoais, as quais influenciam o comportamento do indivíduo, bem como, posteriormente, alimenta a emergência de conflitos organizacionais.

Apesar de não ser a causa, possivelmente pode ser um potencial fonte, até mesmo de forma inconsciente por parte dos participantes da organização.

Este trabalho se justifica pela oportunidade de se investigar possíveis indícios de fonte de conflito organizacionais, a partir das características das respectivas gerações, as quais levam a um conflito latente, externalizado em manifestações pontuais, mas que possam contribuir para alimentar um conflito organizacional. 

Tendo como objetivos geral O objetivo geral deste trabalho reside em compreender até que ponto a distância geracional entre a geração X e Z, em uma empresa na cidade de Presidente Prudente, influencia os comportamentos, expectativas, cognitivos e ambientes físicos e tecnológicos.

Buscando como objetivos específicos realizar a apresentação com todos os dados e resultados concluído, sendo ela uma apresentação de forma oral, mostrando especificamente onde e como solucionar e detectar o conflito das gerações dentro da organização, identificar as características inerentes à categorização de gerações na sociedade contemporânea, em especial as gerações X e Z, compreender o que vem a ser o conflito organizacional e seu impacto no cotidiano da organização, identificar a influência das características geracionais na ocorrência de conflitos organizacionais, caracterizar a empresa objeto de pesquisa, bem como identificar possíveis causas de conflitos organizacionais derivados ou influenciados por características geracionais, e identificar e apresentar evidências, ligando o distanciamento geracional e os conflitos organizacionais, na empresa pesquisada.

2) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo (KÄMPF 2011),  pessoas nascidas a partir do segundo meado da década de 1990, baseados em alguns especialistas, seriam completamente familiarizados com as últimas tecnologias digitais e não achariam problema algum em aprender a lidar com as inovações que surgem praticamente todos os dias nesse mercado, desigualmente dos membros das gerações que os antecedem. O "Z" vem de "zapear", ou seja, realizar atividades de maneira rápida e constantes, como realizar troca de canais de uma smart TV com rapidez, com isso acabamos tentamos influenciar pessoas pertencentes a geração X a usufruírem das tecnologias atuais, como por exemplo as redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (338.2 Kb)   docx (163.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com