TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ATUALIZADO

Por:   •  28/11/2022  •  Artigo  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 10

                                        Relatório – Pesquisa de clima

A motivação dos funcionários é um dos fatores mais importantes que influenciam o desempenho da equipe e os resultados dos negócios, sendo diretamente influenciada pelo clima organizacional. O clima organizacional pode ser comparado ao caráter de uma pessoa. Nossas personalidades nos tornam únicos e nos fazem ver de forma diferente daqueles que convivem conosco. Algumas pessoas gostam de nós, outras nem tanto. O mesmo vale para o clima organizacional: um conjunto de características de uma empresa que mantém seus funcionários engajados no negócio. Como o capital humano é o ativo mais valioso de uma empresa para alcançar seus objetivos, a felicidade e o contentamento são fundamentais para a produtividade e bons resultados. Considere que este material irá ajudá-lo a criar um clima organizacional positivo em sua empresa.

1-[pic 1]

 Avaliando o primeiro dado, chegamos a conclusão que, em grande parte da empresa os colaboradores são fiéis e todos conhecem sua função dentro da mesma.

Identificamos também que, existe uma pequena porcentagem na qual ainda é “novata”, precisando assim de uma “atenção” especial quanto a suas funções e tarefas.

2-  [pic 2]

 Avaliando o dado, chegamos à conclusão que a maioria acha que recebem seu feedback devido.

Pensando como gestores, uma maior frequência no recebimento de feedback seria construtiva para a equipe.

3- [pic 3]

 Bom, em sua grande maioria gostam do ambiente e o classificam como bom.

Todavia, pensando em melhorar esses índices, buscaríamos uma maior união e melhoria no clima. Talvez, inserindo coffee break, ou uma reunião descontraída entre a equipe, um lugar de descanso, etc.

4- [pic 4]

Bom, as opiniões de fato são bem divididas. Quando se relacionamos com pessoas, trabalhamos com diferentes personalidades, o ideal seria uma inserção melhor de todos, tendo em vista que 3 pessoas talvez se sintam mais excluídas das demais pessoas ou se incomodem com algumas atitudes.

Uma melhor comunicação entre liderados e líderes, traria benefícios em questão de conhecer o que pode ser esses problemas, talvez uma palestra do mesmo, e reuniões pessoais na qual possamos entender o que pessoalmente leva essas pessoas a se sentirem assim.

5- [pic 5]

Confiança, não é conquistada somente com palavras, mas também com atitudes.

Voltamos ao primeiro índice na qual, a grande maioria dos colabores já são de “casa” e conhecem o local e suas atitudes. O líder, precisa tomar extremo cuidado na maneira com que se comunica e age, dizer coisas e fazer promessas que não irá ser possível de se cumprir. Só prejudicara sua imagem perante a equipe.

Cuidado com decisões precipitadas, atitudes incoerentes com sua palavra ou até mesmo comportamentos infantis. Lembrando que, o liderado não é uma pessoa na qual não passa nenhuma segurança, mas o índice demonstra que para a maioria, ele ainda as tem.

 6- [pic 6]

Bom, os índices estão bem divididos significando assim que nem todos se sentem inseridos nos meios comunicativos da empresa.

Uma sugestão, seria a implementação das novas plataformas de comunicação, exemplo: Monday, google workspace, gmail, ou até mesmo o WhatsApp (Rede social com maior número de download do mundo) , etc...

Grupos na qual seria utilizado para avisos de futuros, tarefas, eventos e tudo que relacione a equipe em geral.

7- [pic 7]

Um ótimo índice e muito bem avaliado, este prazer é caracterizado por vontades e sonhos pessoais de cada um, obviamente, a empresa deve fornecer o melhor ambiente e função possível, todavia, esta acaba sendo uma resposta pessoal.

8- [pic 8]

 Tendo em vista que já conseguimos avaliar algumas opiniões, temos a conclusão que a maioria já conhece todo o ambiente. Existe alguns fatores, que podemos avaliar como pessoais. Neste índice, a grande maioria das pessoas crê que é bem aproveitada, talvez as pessoas que votaram em “não” ou “talvez” possa ser algo pessoal. Cabe a empresa se comunicar com elas e entender isto. Obviamente isto não exclui a obrigação da empresa, em ajudar no desenvolvimento de cada colaborador como profissional.

9- [pic 9]

Avaliando o índice, seria ideal uma autoavaliação da empresa de como está seus fatores financeiros, quais são suas metas e pretensões. A grande maioria sente que recebe menos do que entrega, isto é ruim.

Avaliando seu lado financeiro, veríamos se é possível estabelecer metas para que eles possam produzir e assim receber mais. Uma avaliação da média de salário das empresas que prestam o mesmo serviço e de suas funções, e buscar, pagar mais. Sempre com a mente, somos acima da média.

10- [pic 10]

O índice foi bem avaliado, mas ainda pessoas que se sentem de forma desrespeitadas em alguns momentos. Devemos tomar cuidados com brincadeiras e atitudes, muitas vezes elas não demonstram ter machucado, mas machucam.

11- [pic 11]

 Avaliando o gráfico, podemos chegar a conclusão que a grande maioria da equipe recebe devidas informações sobre o futuro de suas atividades dentro da organização, todavia, 1 ainda se sente que em certos momentos é pega de surpreso, e 1 de fato não recebe informações sobre o que irá acontecer.

Uma boa solução seria reuniões antecessoras a todas as mudanças de cargos, funções e atividades individualmente com cada colaborador.

12- [pic 12]

 Avaliando o mesmo, chegamos à conclusão de que reuniões periódicas não estão sendo feitas. É ruim, pois, prejudica a comunicação da equipe e futuras decisões grupais, anulando assim opiniões e pensamentos diferentes. Reuniões são essenciais para planejamentos futuros, metas e melhorias.

13- [pic 13]

 Podemos chegar à conclusão de que, dentro do possível todos se ajudam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com