TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de clima organizacional e seus fatores de dentro da organização no setor de comércio e serviços

Abstract: Pesquisa de clima organizacional e seus fatores de dentro da organização no setor de comércio e serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Abstract  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus, pela vida, por estar sempre no meu caminho, iluminando e guiando às escolhas certas.

Aos meus pais: José Aroldo e Mª José, que foram à base de tudo pra mim, apoiando-me nos momentos difíceis com força, confiança, amor, ensinando-me a persistir nos meus objetivos e ajudando a alcançá-los. Vocês são os responsáveis por essa conquista, e eu os amo muito.

Aos meus queridos irmãos Cliudenor e Mª Aldenora, que mesmo distantes se fizeram presentes em todos os momentos, e ajudam-me nos momentos de dificuldades.

Aos meus avós Mª Josefa e Jose Pereira, pelo carinho, incentivo e acreditar no meu potencial em todos os momentos.

Ao meu amigo e namorado, Marcos Vinícius, por toda caminhada que fizemos juntos, por sempre estar ao meu lado, pelo carinho e companheirismo pela paciência e pela compreensão, por me aturar, me ajudar e me fazer feliz, pelos dias estudando juntos e dias passados sem namorar.

Aos meus amigos de graduação, pelo convívio, amizade, alegrias, compreensão e estudos.

A minha amiga Judite Karine, pelos momentos de alegria, carinho e paciência, obrigada pela sua amizade.

Aos amigos de trabalho, pela paciência e incentivo que me deram durante todos esses anos.

Dedico a os professores, Ana Marcia, Cléverson Nóbrega, Daniel Arruda, Denise Lustosa, Elvia Florêncio, Espedito Neiva, Francisca Cosme, Gustavo Picanço, Iane Carvalho, Izidro Fortaleza, Jairo Guimarães, Josué, Marconi Freitas, Maria Alice, Maria Alina, Patrícia Medina, Ribamar Pereira e Rosângela, que nortearam meus caminhos pelo crescimento intelectual e construção de novos conhecimentos.

Ao orientador Cléverson Vasconcelos da Nóbrega, agradeço o incentivo, dinamismo, confiança e por acreditar no meu potencial.

À empresa estudada, que permitiu a realização da pesquisa.

Aos professores que gentilmente aceitaram fazer parte da banca examinadora.

À todos, o meu muito obrigado, sem todos vocês esta pesquisa não poderia ser concluída.

5

"...Plante seu jardim ao invés de esperar apenas que alguém lhe traga flores." (Shakespeare)

6

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo sobre clima organizacional e seus fatores dentro da organização na área de comércio e serviço, no intuito de medir a satisfação dos colaboradores e a sua motivação. A presente pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo através de um questionário conforme a escala Likert, contendo respostas com cinco pontuações, abrangendo variáveis que identificam os fatores que influenciam o clima organizacional da empresa, aplicados a 31 funcionários, ou seja, 51% dos empregados ativos. Conforme as variáveis analisadas, a cooperação no ambiente de trabalho foi a que apresentou maior índice de satisfação, mostrando interação entre as equipe e confiança entre os colaboradores, propiciando relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com