TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recredenciada pela Portaria Nº 289, de 23/03/2015

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACHI - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE ITABIRA

Recredenciada pela Portaria Nº 289, de 23/03/2015 – DOU: 24/03/2015.

Curso: Administração

Tipo de atividade: Estudo Dirigido  

Disciplina: --

Professor: Priscila Souza Vicente Penna

Período/turma: Humanidades - EAD

Data:

Aluno(a):  Victória Maria Silva

Valor: 15,0

 Nota:  

Prazo máximo de entrega via AVA: 25/09/2019

A partir da leitura dos textos referentes à Unidade 1:

  1. Espelho para a humanidade: uma introdução concisa à antropologia cultural de autoria de Conrad Phillip Kottak, relativo à Unidade 1_ Humanidades e influência sobre o pensamento – Cultura.
  2. Estudos Culturais em Educação autoria de Cléa Escostguy, relativo à Unidade 1_Processo de construção da cultura da humanidade e objeto da produção do conhecimento científico 
  3. Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade, de autoria de Neusa Maria Mendes de Gusmão, relativo à Unidade 1_Uma sociedade humanística e democrática 1
  4. Sociologia autoria de Richard Schaefer, relativo à Unidade 1_Uma sociedade humanística e democrática 2

disponíveis na Plataforma EAD, encaminho as seguintes questões a serem respondidas fundamentadas nos textos:

  1. Com base na leitura do texto 1 CONCEITUE cultura e INDIQUE qual relação poderia ser estabelecida entre cultura e natureza, EXEMPLIFIQUE. 

Cultura: processo que inclui conhecimentos, crenças, artes, regras morais, leis, costumes e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Relação entre cultura e natureza: a natureza humana é definida por hábitos, percepções e invenções culturais. Possuímos necessidades naturais que realizamos de acordo com a cultura do grupo que pertencemos. Exemplo: cumprimentar as pessoas com um beijo no rosto é tão estranho para alguns países como é para nós o costume dos homens árabes andarem de mãos dadas pelas ruas.

  1. Em que sentido podemos afirmar que a cultura é simbólica? O que são símbolos e qual sua relação com a aprendizagem cultural? 

A cultura é considerada simbólica, no sentido de representatividade. Nossos antepassados adquiriram a capacidade de usar símbolos para dar sentido a uma coisa ou evento para compreender os significados. Os símbolos são elementos utilizados no processo de comunicação e sua relação com a linguagem cultural é que a cultura teve origem quando nossos antepassados adquiriram a capacidade de utilizar símbolos.

  1.  “A cultura não é um atributo de indivíduos em si, e sim dos indivíduos como membros de grupos” (KOTTAK, p.45, 2013). A partir dessa passagem do texto, DESCREVA como a cultura é apreendida e como se dá o processo de enculturação?

A aprendizagem da cultura começa a partir do nascimento, e dá-se essencialmente por imitação dos outros, observando, ouvindo, conversando e interagindo com outras pessoas. O processo de enculturação é o processo através do qual uma pessoa aprende as exigências da cultura na qual ela está inserida, e adquire valores e comportamentos que são tidos como apropriados ou necessários naquela cultura.

  1. A arte sempre retratou de forma muito interessante e fidedigna a vida do homem e sua inserção na cultura. Escolha entre um filme, um texto, uma letra de música, uma pintura, uma peça de teatro, ou qualquer outra manifestação artística, e DESCREVA-O resumidamente, INDICANDO os elementos através dos quais podemos identificar o tema da cultura, conforme sua resposta à questão 1.

“O Auto da Compadecida” foi um filme que exaltou a cultura nordestina, onde um personagem conhecido em Portugal, chega ao Brasil e sofre adaptação com a mudança de cultura e a partir desse momento se torna um símbolo da cultura nordestina. É uma história carregada de crenças e tradições regionais, foi adaptada para retratar a realidade da região, onde a figura de cangaceiros, coronéis e a igreja católica eram autoridades locais na época. Nas cenas é possível conhecer um pouco do sotaque, culinária e da região nordestina.

  1. “No mundo contemporâneo, globalizado e industrializado, a ciência é a principal legitimadora dos discursos empregados, seja por autoridades ou por pessoas comuns (BACHELARD, 1978a, 1978b)”. Para este filósofo francês existem duas correntes metafísicas principais pertinentes ao conhecimento científico, INDIQUE quais são e EXPLIQUE.

- Racionalismo: existe a necessidade por parte do conhecimento científico em explicar a realidade.

- Realismo: o conhecimento científico considera a razão acima da realidade, moldando-a e dando ao real científico um caráter de construção que surge na interação entre o cientista e a realidade concreta.

  1.  CONCEITUE multiculturalismo e INDIQUE quais são suas duas formas de expressão. O quê a autora quer dizer com a ideia defendida de que o multiculturalismo se tornou uma forma de invenção e intervenção no mundo contemporâneo?

O Multiculturalismo é a concentração de várias culturas em um mesmo grupo ou ambiente.

São expressos como fenômeno observável na maioria das sociedades, a que corresponde um evidente pluralismo cultural, resultante da intensificação e da posterior radicação de correntes migratórias de diferentes origens geográficas e como conjunto de políticas aplicadas em vários setores da administração pública, nomeadamente na educação, na formação profissional, no emprego e na ação social, com o propósito de responder aos requisitos específicos das sociedades plurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com