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Recredenciada Pela Portaria Ministerial n° 905 de 06 de julho de 2012

Por:   •  24/4/2016  •  Resenha  •  7.487 Palavras (30 Páginas)  •  291 Visualizações

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FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS GAMALIEL (FATEFIG)[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL E CULTURAL DA AMAZONIA (CECAM)

Recredenciada pela Portaria Ministerial n° 905 de 06 de julho de 2012

Rua UM, s/n, bairro Jardim MARILUCYCEP: 68459-490  Tucurui-Pará   Fone: (94) 3787-1010

Curso de Direito Reconhecido pela Portaria Ministerial (MEC) n° 64 de 28 de Janeiro de 2015

DISCIPLINA:

CIENCIAS POLITICAS E TGE

PROFESSOR:

JONIEL VIEIRA DE ABREUE-mail: jonielabreu@hotmail.com

DATA:

01 de abril de 2016.

TURMA:

1° semestre do Curso de Bacharelado em Direito

DISCENTE:

REVISÃO PARA PR1

Com base no texto a baixo resolva as questões 01 a 06.

A DEMOCRACIA NO PENSAMENTO POLITICO: Do descaso a processo irreversível

  1. Boa parte da discussão teórica-política ou ideológica-política, no mundo de hoje, é uma discussão centrada em torno de se entender a democracia (poder do povo). Houve épocas na história moderna que o conceito de democracia nem aparecia no pensamento político. Na contemporaneidade, sobre tudo a partir dos anos 1930, o conceito de democracia passa a fazer parte dos pensamentos políticos como “doutrina” indispensável para o convívio em sociedade.
  2. No inicio da modernidade a proposta política era de um modelo de Estado detentor de todo poder com finalidade de impor suas regras sobre a sociedade para que assim garantisse a segurança e a harmonia social. Um Estado forte era necessário para conter o instinto egoísta humano.
  3. Num outro pólo o Estado foi interpretado como resultado da vontade divina, onde os governantes exerciam sua autoridade de forma legítima por terem recebido do próprio Deus a incumbência de liderar a sociedade.
  4. Não existiu nesse contexto teoria voltada a uma proposta política com base na maioria. Na formação do estado burguês, num primeiro momento, também não se teve relação ao conceito de democracia.
  5. O pensamento político burguês vinculou-se num primeiro momento ao direito do homem em explorar aquilo que é seu. O Estado constituído deveria garantir esse direito por meio de leis escritas e caso agisse de forma diversa os cidadãos-proprietários poderiam desconstituí-lo, por violar seus interesses.
  6. Dentro desse processo foi necessário mostrar que as regras positivadas são oriundas da realidade social, onde os fatores culturais, econômicos, políticos determinavam sua existência. Para estudar essas normas mostrou-se ser necessário conhecer a natureza e o princípio do governo, já que a natureza é o que o faz ser tal e seu princípio é o que faz agir. Desse modo, portanto, as normas escritas não devem ser menos relativas ao princípio de cada governo do que à sua natureza; mas o princípio é a base fundamental e o motor que determina, já que a corrupção de cada governo começa quase sempre pelos princípios que o constitui.
  7. Quando o conceito de democracia aparece no pensamento político ocidental moderno foi fundamentado com críticas à sociedade e com uma proposta de sociedade alternativa, radical e popular, onde o poder de mando passou a ser interpretado com base no povo. Os discursos da centralização de poder no governante e atuação estatal para garantir o privado dão espaço para um discurso democrático-popular.
  8. Daí em diante, a democracia foi apontada como processo irreversível. A igualdade e liberdade foram mostradas como os princípios norteadores desse processo natural da democracia. Todavia, os riscos no processo de implantação da democracia em uma sociedade estar no desvio da democracia para a tirania. O modo de impedir o desvio da democracia é manter as liberdades individuais, os direitos privados e, acima de tudo, desenvolver o associativismo para forçar a participação popular constante.
  9. Assim quando dispomos a entender o conceito de democracia na contemporaneidade, deve-se ter em mente que ele saiu do descaso a processo natural irreversível dentro do pensamento político ocidental. Os discursos atuais de sociedade democrática como única proposta de convívio social é recente, e não pode ser pensada como sendo algo acabado, pois faz parte de uma teoria política construída para explicar o convívio social hodierno.

(Adaptado de Carlos Nelson Coutinho – A democracia na batalha das ideias e nas lutas políticas).

1. Marque o parágrafo que exemplifica a ideia política de Rousseau e JUSTIFIQUE.

(    ) Parágrafo A

(    ) Parágrafo B

(    ) Parágrafo C

(    ) Parágrafo D

(    ) Parágrafo E

(    ) Parágrafo F

(    ) Parágrafo G

(    ) Parágrafo H

(    ) Parágrafo I

2. Marque o parágrafo que exemplifica a ideia política de Tocqueville e JUSTIFIQUE.

(    ) Parágrafo A

(    ) Parágrafo B

(    ) Parágrafo C

(    ) Parágrafo D

(    ) Parágrafo E

(    ) Parágrafo F

(    ) Parágrafo G

(    ) Parágrafo H

(    ) Parágrafo I

3. Marque o parágrafo que exemplifica a ideia política de John Locke e JUSTIFIQUE.

(    ) Parágrafo A

(    ) Parágrafo B

(    ) Parágrafo C

(    ) Parágrafo D

(    ) Parágrafo E

(    ) Parágrafo F

(    ) Parágrafo G

(    ) Parágrafo H

(    ) Parágrafo I

4. Marque o parágrafo que exemplifica o pensamento político Teleológico e JUSTIFIQUE.

(    ) Parágrafo A

(    ) Parágrafo B

(    ) Parágrafo C

(    ) Parágrafo D

(    ) Parágrafo E

(    ) Parágrafo F

(    ) Parágrafo G

(    ) Parágrafo H

(    ) Parágrafo I

5. Marque o parágrafo que exemplifica a ideia política de Montesquieu e JUSTIFIQUE.

(    ) Parágrafo A

(    ) Parágrafo B

(    ) Parágrafo C

(    ) Parágrafo D

(    ) Parágrafo E

(    ) Parágrafo F

(    ) Parágrafo G

(    ) Parágrafo H

(    ) Parágrafo I

6. Marque o parágrafo que exemplifica a ideia política de Thomas Hobbes e JUSTIFIQUE.

...

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