TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TAYLOR ADM UNISANTA

Por:   •  17/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Bacharelado em Administração

Rafaella Pozte Silva

PROJETO INTEGRADOR FORD

RELATÓRIO SOBRE A WILSON SONS

SANTOS,

2021

INTRODUÇÃO

A empresa a ser apresentada Wilson Sons de origem nordestina, salvador- Bahia é referência em operações portuária, marítimo e logísticos terrestres, fundou-se em 1837 na Bahia, Salvador com seu grande executor pioneiro Edward Pellew Wilson, em associação com seu irmão Fleetwood, voltada inicialmente para às atividades de navegação e comércio de carvão, criando-se vários polos de representação na américa latina.

A grande companhia marítima Wilson Sons, tem início no Brasil na era regencial 1837, na grande Bahia – Salvador, momento propício para instalar-se uma nova ideia ou companhia e ter uma grande oportunidade de negócio. Os estudos bibliográficos da companhia são extensos e nos levam a todo Brasil, podemos analisar diversas áreas acadêmicas como: Contábeis, Direito, Economia, administração entre outras áreas. Hoje a organização conta com sua participação na B3 – Bolsa de Valores Bovespa, onde será analisado cada dado contábeis atrelando ao site oficial da empresa Wilson Sons.

Aplicaremos os conceitos introduzidos de contabilidade e analisaremos os dados econômico-financeiros da Empresa no período atual e 2016 – 2017, analisaremos por períodos de atuação, dados e informações, ilustrando graficamente com análises contábeis diversos fatores como: Lucro Líquido vs Lucro Bruto, Ações no mercado financeiro, Indicadores operacionais e sua margem de lucro.

Nesta Pesquisa Bibliográfica iremos analisar diversas áreas de atuação para que possar ser feito uma excelente análise swot, onde apontaremos melhorias, aspectos positivos e negativos, podendo-se criar um bom plano estratégico para 2022, onde poderá ser identificado as forças e fraquezas perante o agressivo mercado de trabalho.

A pesquisa trará um compilado de diversas áreas, citaremos as principais iniciativas de sustentabilidade, principais momentos históricos da companhia, Missão atual e visão de negócio, aspectos de recursos humanos como; comportamento organizacional e promoção do direito no trabalho e análises financeiras e contábeis.

1. INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA

  1. Wilson Sons, é uma companhia reconhecida mundialmente no setor Logístico/Comércio Exterior e Serviços portuário, Teve início em 1837 com Edward Pellew Wilson em Salvador – Bahia. Sua história é marcada por diversas fases importantes como: Descobrimento de Petróleo em 1871, Participação ativa da rede ferroviária federal em 1869 e obteve um grande reconhecimento da Marinha Brasileira ao ser reconhecida como empresa única capaz abastecer as forças armadas de carvão durante a guerra do Paraguai.

Já na década de 1870, a grande companhia passa atuar como tranding, importando algodão, lã, linho e seda e exportando também diversos produtos muito importantes para época como: açúcar mascavo e branco, ouro em pó, coquilhos, fumo e barras de ouro e prata.  

A companhia foi marcada por diversas fases uma das mais importantes foi em 1950, um cenário bastante avançado industrialmente onde não era tão necessário o uso de carvão como matriz energética, onde entre 1960 e 1970 a companhia tornou-se muito aplicada aos negócios na área naval, onde investiram em diversas representações de frotas marítimas pelo Brasil, abrindo-se diversas filiais importantes como a transferência de sede para o Rio de Janeiro, passando-se a chamar “Companhia de Saveiros de Rio de Janeiro” . tem início em sequência a segunda grande expansão da frota de rebocadores, são diversos anos de expansão por exemplo em 1974, o grande estaleiro do Guarujá - Sp entra em operação ao lado do maior porto da américa latina em Santos-Sp.

[pic 1]

  1. Maiores momentos. Em 1990 época em que existia diversas inovações tecnológicas e industriais, a Wilson Sons estava com um contínuo crescimento acelerado e expandiu-se para os segmentos de logística, de terminais e Offshores, os grandes TECONS, onde a empresa teve uma grande expansão e tem dois importantes Terminais de Contêineres: o Tecon Rio Grande, principal terminal de contêiner do Rio Grande do Sul, e o Tecon Salvador, principal terminal de contêiner do Nordeste.

Hoje encontra-se com diversas unidades de negócio, veja a seguir:

  • Tecon Rio Grande
  • Tecon Salvador
  • Centro logístico Santo André
  • Logistica Internacional
  • Rebocadores
  • Agência marítima
  • Estaleiros
  • Bases de apoio Offshore
  • Embarcações de Apoio Offshore[pic 2]

“As ações da Wilson Sons (PORT3) passaram a ser negociadas a partir desta segunda-feira (25) no Novo Mercado da B3 com o código PORT3. Às 10h42 (horário de Brasília), os papéis PORT3 subiam 5,97%, a R$ 71.”

“Uma das empresas mais antigas em atividade no Brasil – fundada há 184 anos em Salvador/BA – a Wilson Sons é a maior operadora integrada de logística portuária e marítima do país. E a escolha do código PORT3 para a negociação no Novo Mercado visou justamente facilitar a identificação, pelos investidores, do mercado de atuação da companhia”

Esta é uma notícia retirada do site da própria empresa, em que relata um novo marco para a companhia, uma era de investidores e bolsas de ações.

1.2. Análise SWOT - A companhia Wilson Sons, como toda empresa precisa de análises e correções constantes para manter uma boa performance perante o agressivo e competitivo mercado em que atende diversos clientes em potencial.

Fatores Positivos

Fatores Negativos

FATORES INTERNOS

STRENGHTS FORÇA          1- Liderança no mercado de rebocadores

2- Variedade de serviços prestados logísticos, rebote, estaleiros entre outros

3- Investimento na bolsa de valores

Weakness Fraqueza –

1- Flutuação cambial brasileira

2- Política Brasileira perante os investidores internacionais

 3- Endomarketing e marketing corporativo

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES                         1-Inovações de T.I para a companhia ao todo

2- Ações de endomarketing 3- Alto investimento na Bolsa de Valores

THREATS AMEAÇAS 

1-Mudanças na bolsa de valores

 2- Crescimento dos concorrentes internacionais

3-Perca de Investidores na bolsa da companhia e clientes nacionais e internacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com