TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRAÇADOR DE ALTURA E RELÓGIO COMPARADOR

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 11

QUESITOS

NOTA

PADRONIZAÇÃO (formatação)

FUNDAMANTAÇÃO TEÓRICA, APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

SOLUÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

AVALIAÇÃO FINAL

TRAÇADOR DE ALTURA E RELÓGIO COMPARADOR

André Ghellere; Mariana D. Ruffoni; Natacha S. Bagnara; Vinícius Cavalleri.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Campus Universitário da Região dos Vinhedos

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia

Engenharia Mecânica

Alameda João Dal Sasso, 800

95700-000 – Bento Gonçalves – RS – Brasil

e-mails: aghellere@ucs.br; mdruffoni@ucs.br; nsbagnara@ucs.br; vcavalleri@ucs.br.

RESUMO

Relatório sobre medições realizadas em aula práticas laboratoriais na disciplina de Metrologia e Instrumentação. Estão descritos e foram utilizador os seguintes instrumentos: traçador de altura e relógio comparador (para medir altura e excentricidade). Bem como o uso de seus resultados para cálculo de Cp e cpk, para controle de qualidade.

Palavras Chave: Traçador de altura, relógio comparador, Cp, cpk;

1 - INTRODUÇÃO

Já é percebido que em nosso cotidiano estamos sempre em constante processo de medição. Tal ato já se tornou algo totalmente automático, mas na verdade existe um grande estudo e uma ciência muito útil por traz de todas as medições. Intitulada metrologia a ciência que estuda as medidas nos auxilia muito, pois, nos demostra quais são as incertezas envolvidas com nossas medições e como diminui-las, como saber escolher o equipamento mais adequado, entre outras coisas.

Segundo Albertazzi e Souza (2008): “Medir é o procedimento experimental pelo qual o valor momentâneo de uma grandeza física é determinado como um múltiplo e/ou uma fração de uma unidade, estabelecida por um padrão e reconhecida internacionalmente. ”

Seguindo este e alguns outros conceitos podemos perceber que medição é algo complexo e que exige um extenso estudo, para que erros não se propaguem. Além do embasamento numérico e dos cálculos envolvidos na contenção das incertezas, também se faz necessário conhecer o equipamento e seu funcionamento para a melhor aplicação possível.

Os instrumentos de medição também foram aprimorados com o tempo, e tornaram-se cada fez mais exatos, mas, ainda assim, é necessário entender que para cada situação existe o equipamento mais adequado.

2 – REVISÃO BIBLIOGRAFICA

2.1. O traçador de altura

É muito parecido com o paquímetro, mas realiza seu trabalho apenas na vertical sobre uma base de apoio. É utilizado na traçagem de peças, para facilitar o processo de fabricação e, com ajuda de acessório, no controle dimensional. (VIANA, 2009)

A escala que aparece no cursor é chamada de nônio ou vernier. Esta possui uma divisão a mais que a unidade usada na escala fixa. Para calcular a resolução de um traçador se divide a unidade da escala fixa pelo número de divisões do nônio. A leitura é feita do mesmo modo que no paquímetro (VIANA, 2009). Também podemos encontrar traçadores digitais que é o caso do utilizado em nossa aula prática, conforme figura abaixo:

[pic 1]

Figura 1 - Traçador de altura digital. Fonte: http://www.tecnoferramentas.com.br/calibrador-tracador-de-altura-digital-300-mm-hds-mitutoyo-570_312/p

2.2. O relógio comparador

É um dos instrumentos, de medida analógica, que permitem a medição de grandezas lineares de forma direta, quando se mede diretamente o que deseja, ou indireta, quando se estabelece uma diferença entra a medida desejada e a conhecida (STEFANELLI, 2017).

O relógio comparador é dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato. Seu funcionamento se dá através das diferenças percebidas pela ponta de contato, que são amplificadas mecanicamente e movimentam o ponteiro rotativo. Quando o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso quer dizer que a peça apresenta um dimensionamento maior que o estabelecido. Já, se girar no sentido anti-horário a diferença será negativa (NOVAES, 2017).

“Antes de medirmos uma peça com o relógio, devemos estar certos de que este se encontra aferido. Para verificarmos possíveis erros, fazemos, com o auxílio de um suporte de relógio, a medição de blocos-padrão de medidas diferentes e observamos se as medidas registradas no relógio correspondem às dos blocos. ” (PAULI; ULIANA, 2017).

“Os valores são indicados por intermédio de 2 ponteiros de tamanhos diferentes. O ponteiro grande, colocado no centro do mostrador, que está dividido em 100 partes, indica valores de 1 em 1 centésimo, completando 1 mm por volta. O ponteiro pequeno, deslocado do centro, indica os valores de 1 em 1 milímetro, sendo que uma volta completa é igual à capacidade total do instrumento: 10 mm (fig.2). Os mostradores dos relógios são giratórios. Esse movimento permite a colocação em zero, a uma posição inicial qualquer. ” (PAULI; ULIANA, 2017)

[pic 2]

Figura 2 - Relógio comparador

  1. Medições e Incertezas

Além de escolher um instrumento adequado é de suma importância levar em consideração os erros que podem ocorrer associados as medições. Podemos englobar os erros em, basicamente, dois grupos: aleatórios e sistemáticos. Os erros grosseiros ficam fora dos grupos e devem ser eliminados sempre. Os erros aleatórios são ocasionados por fatores não controlados na hora da medição, ele não pode ser totalmente eliminado, mas é controlado aumentando-se o número de observações na hora da medida. Os erros sistemáticos podem ocorrer, por exemplo, por uma má calibração, onde o instrumento vai acrescer o decrescer sempre o mesmo valor da medida, isso pode ser calculado e compensado. (GALLAS, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (391.8 Kb)   docx (122.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com