TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Por:   •  10/11/2017  •  Artigo  •  6.529 Palavras (27 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 27

ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APEC

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO PARNAÍBA-CESVALE

COORDENAÇÃO DE PÓS - GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL

NAYRA MELO MIRANDA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Uma Análise no Banco do Brasil, Teresina-Piauí.

TERESINA/PI

2013

NAYRA MELO MIRANDA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Uma Análise no Banco do Brasil, Teresina-Piauí.

Artigo Científico apresentado ao CPG – CESVALE-Centro de Pós Graduação e Extensão do CESVALE como requisito parcial para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Empresarial, sob a orientação do Professor George Amável Rio Lima.

TERESINA/PI

2013

NAYRA MELO MIRANDA

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Uma Análise no Banco do Brasil, Teresina-Piauí.

Artigo Científico apresentado como exigência parcial para obtenção do título de especialista na área de concentração em Gestão Empresarial a comissão julgadora do CESVALE.

Aprovada em _____/_____/_____.

BANCA EXAMINADORA

Profº Esp. George Amável Rio Lima – Presidente da Banca Examinadora

CESVALE

Profº Dr. Matheus Barbosa Emérito- Membro da Banca Examinadora

CESVALE

Profº Esp. Marcela Livia Pessoa Soares Macedo- Coordenadora do CPG - CESVALE


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Uma Análise no Banco do Brasil, Teresina-Piauí.

Nayra Melo Miranda

Graduada em Administração - UESPI[1]

RESUMO: Este trabalho tem por finalidade abordar a importância do treinamento e aperfeiçoamento profissional: Uma análise no Banco do Brasil, Teresina-PI.  O conhecimento é cada vez mais um capital indispensável para as empresas como forma de assegurar oportunidades de negócios e minimizar riscos. Na atualidade, era do conhecimento, é necessário planejar o desenvolvimento profissional, e com tantas informações disponíveis é de importância imprescindível selecionar o que deve ser estudado e assimilado. O treinamento é um processo educacional para gerar crescimento e mudanças de comportamento, sendo de suma importância também no verdadeiro poder transformador das organizações, tendo em vista que são as pessoas, com sua motivação, seus conhecimentos técnicos, sua criatividade e habilidades os principais mediadores na solução de problemas, que viabilizam, ou não, a sobrevivência de uma empresa. Assim, as organizações necessitam dotar seus colaboradores cada vez mais de um maior instrumento de conhecimentos e habilidades para garantir os aumentos de produtividade e conquista de maiores espaços no mercado. Com isso o objetivo deste trabalho é Identificar a importância dos treinamentos, levantar a opinião dos funcionários sobre o processo de treinamentos oferecidos. Para em seguida examinar as ações desenvolvidas pelo Banco do Brasil avaliando a importância e seus efeitos. Para isso foi utilizado Pesquisa de campo do tipo descritiva com uso do instrumental questionário com perguntas do tipo fechadas, e pesquisa documental. Assim, destaca-se que em relação ao objetivo do trabalho as ações do Banco do Brasil, Teresina-PI, estão de acordo com as expectativas e aspirações dos funcionários e que a forma de abordagem dos treinamentos contribui parcialmente para a realização do planejamento organizacional.

PALAVRAS – CHAVE: Treinamento. Desenvolvimento. Estratégia. Organizações.        

1 INTRODUÇÃO

O mundo do trabalho passou por transformações caracterizadas pela globalização, intensificando a velocidade e a busca de conhecimento que aumentem a competitividade da organização, assim a aprendizagem passou a assumir papel fundamental no aprimoramento e desenvolvimento de habilidades que promovam o crescimento das organizações.

Considerando o contexto atual das organizações e os desafios que seus colaboradores enfrentam no desempenho de suas funções, este trabalho tem como objetivo analisar a importância do treinamento para as organizações, tanto quanto para o desenvolvimento das pessoas, quanto para evidenciar a responsabilidade de todos da organização em relação a esse desenvolvimento, desde o presidente, diretores, gerentes, órgão de RH e os próprios colaboradores.

Nestes termos, investiga-se o treinamento enquanto maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. O mesmo tratado como fonte de enriquecimento do patrimônio humano das organizações, com isso a ênfase dada à importância estratégica da área de treinamento nas organizações. Estas passaram a buscar alternativas para a capacitação, focando a cadeia de valor, envolvendo seus colaboradores, clientes e fornecedores.

O método utilizado para o desenvolvimento desse artigo foi pesquisa bibliográfica, tendo como fontes monografias, artigos e livros.

Inicialmente será enfocado o resgate histórico do processo de capacitação de colaboradores e a evolução dos conceitos de treinamento e desenvolvimento, em um segundo momento será trabalhada a importância estratégica desse ramo de Recursos Humanos como forma de agregar valor às organizações, será feita a caracterização da empresa trabalhada, aplicação da pesquisa, análise dos resultados e considerações finais.

2 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Termos como formação, treinamento, desenvolvimento, aperfeiçoamento, estão sendo utilizados frequentemente no mercado, mas muitas vezes não são bem compreendidos e utilizados. Chiavenato (2004) diferencia esses termos da seguinte forma: formação é a educação profissional que prepara o homem para uma profissão; o aperfeiçoamento também pode ser chamado de desenvolvimento que é a educação profissional que aperfeiçoa o homem para uma carreira, uma profissão; já o treinamento é a educação profissional que adapta o homem para um cargo ou uma função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (473.7 Kb)   docx (247.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com