TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

Tese: TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

Feedback não é um tema novo, porém sua prática não é usual, muitos ainda o confundem como uma crítica negativa e não percebem a sua importância para o crescimento pessoal e profissional. Podemos dizer que o Feedback ajuda no processo de autoconhecimento do indivíduo.

Para a realização deste projeto foi escolhida a área de Laboratório de Tintas Automotivas de uma indústria química multinacional, a Chemical Company (nome fictício), na qual a equipe não tem o hábito de praticar essa ferramenta.

O presente projeto está estruturado da seguinte forma: no 2º capítulo são apresentadas as definições de diferentes autores sobre Treinamento & Desenvolvimento; já no 3º capítulo é apresentado o conceito de Feedback; o capítulo 4 é composto pelo projeto, é apresentada a empresa, seus valores, seu histórico, missão e visão; e, finalizando, o 5º capítulo descreve os dados da pesquisa realizada entre os colaboradores da área.

2 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito

Atualmente vem se dando mais importância ao tema Treinamento e Desenvolvimento dentro das organizações. Muitas empresas já têm áreas específicas dentro da estrutura de RH que gerenciam esse processo.

De acordo com Chiavenato (1999), “desenvolver pessoas” é um dos processos de Gestão de Pessoas, conforme abaixo:

Figura 1- Os processos de desenvolver pessoas

Fonte: Chiavenato, 1999, p.290.

Abaixo a similaridade e distinção entre treinamento e desenvolvimento apontados por Araujo e Garcia:

Treinamento Desenvolvimento

Processo de aprendizagem Processo de aprendizagem

Voltado para o condicionamento da pessoa, para a execução de tarefas. Voltado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, habilidade e atitude.

Figura 2 - Similaridade e distinção entre treinamento e desenvolvimento

Fonte: Araujo; Garcia, 2010, p.77.

Como vimos, a divergência observada entre treinamento e desenvolvimento (grosso modo, ambos processos de aprendizagem) é que o primeiro está voltado para o condicionamento da pessoa no sentido da execução de tarefas, as quais devem ser muito bem definidas. Já o outro está dirigido ao crescimento da pessoa no nível do conhecimento, da habilidade, atitudes e valores éticos, de modo que possa desempenhar seu papel da melhor forma e com níveis crescentes de complexidade. (QUEIROZ. 1992, p. 25).

A área de Treinamento e Desenvolvimento deve ser vista como estratégica, pois treina os colaboradores, desenvolve habilidades com o objetivo de competir no mercado e alcançar as metas da organização.

Segundo Chiavenato:

Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Embora os seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Ambos, treinamento e desenvolvimento (T&D), constituem processos de aprendizagem. (CHIAVENATO. 1999, p. 295)

3 FEEDBACK

3.1 Conceito

O termo Feedback é conhecido dentro da maior parte das organizações. Porém, é ainda entendido pelas pessoas como um processo negativo, onde são apontados apenas os erros. Na verdade, deveria ser visto como uma ferramenta que ajuda no crescimento profissional e pessoal de cada colaborador, independente do cargo que ocupa na empresa. Através dessa ferramenta é possível dar e receber opiniões, sugestões e críticas de forma construtiva.

Chiavenato define feedback como:

Retroação de dados (feedback de dados): é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente. A retroação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica de toda a organização – dados que nem sempre são levados em consideração. A retroação refere-se às atividades e processos que refletem e espelham a maneira pela qual uma pessoa é percebida ou visualizada pelas demais pessoas. Requer intensa comunicação e um fluxo adequado de informações dentro da organização para atualizar os membros e permitir que eles próprios possam conscientizar-se das mudanças e explorar as oportunidades que geralmente se encontram encobertas dentro da organização. (CHIAVENATO. 1999, p. 335).

Abaixo a definição de feedback por Vergara:

Feedback é a retroalimentação de um processo, com informações. O feedback contínuo acerca do desempenho das pessoas em relação aos objetivos empresariais é recurso de aprendizagem individual e coletiva. Ele permite a cada pessoa e à equipe rever ou fortalecer suas posições, corrigir rumos e fazer ajustamentos, se necessário. O feedback tem de ser honesto e, no caso de referir-se a desempenhos deficientes, não precisa ferir a auto-estima de ninguém. A verdade pode – e deve – ser dita com amor. (VERGARA. 2003, p. 208).

Todos os cargos, inclusive os de liderança precisam receber feedback. Neste momento, o profissional recebe “um presente”, a oportunidade de que ele se desenvolva, mas, cabe a ele aceitar ou não esse presente.

4 A EMPRESA

4.1 Chemical Brasil

A Chemical Brasil é uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com