TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de administração de postos, salários e benefícios

Trabalho acadêmico: O conceito de administração de postos, salários e benefícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

TAGUATINGA/DF

2014

SUMÁRIO

1- Introdução ----------------------------------------------------------------- 03

2- Referencial teórico------------------------------------------------------- 04

2.1 Administração de cargos, salários e Benefícios ----------------- 04

2.1.1 Porque as organizações precisam de um plano de cargos e benefícios? ----------------------------------------------------------------05 Educação Corporativa --------------------------------------------------05

2.2.1 Qual a importância de se diagnosticar as demandas educacionais por parte das organizações? ----------------------06

2.3 Gestão do Conhecimento ----------------------------------------07

2.3.1 Como a gestão do conhecimento pode impactar positivamente os resultados de uma organização?---------------- 07

3- Considerações Finais---------------------------------------------------08

4- Referências Bibliográficas---------------------------------------------09

1- INTRODUÇÃO

Este seguimento que já vem sendo abordado a algum tempo pelas empresas que querem ser grandes ou já são grandes, pois hoje os colaboradores estão se qualificando melhor e hoje tem a possibilidade de escolher onde vai lhe oferecer maior possibilidade de crescimento e satisfação profissional.

Então as empresas através deste perfil dos colaboradores de hoje que são bem mais eficientes e capacitados, as empresas estão investindo em uma moderna gestão de pessoas onde teve que se criar uma moderna gestão de cargos e salários mais benefícios para satisfação e bem estar de seu colaborador, Educação corporativa onde esta empresa vai cuidar de toda sistemática dentro da empresa e também colaborando com este cidadão fora dela também. E a Gestão do conhecimento pois vai ser por através destas pesquisas que a empresa vai saber por onde deve atuar com seus colaboradores para ter um melhor resultado no final.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de Administração de cargos, salários e Benefícios

“É sabido que o salário não é o único condicionante do comportamento das pessoas no trabalho. Outros fatores estão presentes e o salário deve ser analisado nesse contexto para que não tendamos a tratar como salários questões não salariais ou, pelo menos, não exclusivamente salariais."

(Luiz Paschoal)

Trabalho não é visto como esporte, mais sim uma necessidade de sobrevivência.

O salário é o elo entre organização e colaborador mais nos dias atuais outros fatores estão surgindo de formas mais sutis dentro do contexto em valorizar o capital humano agregando outros tipos de benefícios que estimulem os colaboradores bem mais do que o salário em si, porém o valor é o motivo por estar no mercado competitivo, pois quem fala mais alto no fim do mês mesmo é o salário.

O mundo organizacional em um curto espaço de tempo sofre frequentes mudanças passando a ser questionada a cada nova forma de implantar, agir e ou evoluir com novas técnicas descobertas todos os dias. Hoje são poucos os profissionais capacitados para apresentar e desenvolver projetos de cargos e salários, sem utilizar procedimentos já implantados em organizações semelhantes. Uma organização que busca um profissional para esta finalidade tem que ter em mente que não é simplesmente catalogar cargos e funções já existentes com o salário aplicado dentro da empresa comparando-o com o praticado no mercado de trabalho, desta análise superficial se tira uma média entre máximo e mínimo. Na verdade, quando se tem esse interesse por parte de diretorias e gerencias de implantar um projeto tão grandioso, trabalhoso louvável e bonito; quer dizer na verdade que há a necessidade de conhecer e saber quem são seus funcionários e quais seus direitos e deveres dentro da organização.

A administração de cargos e salários serve para estimular o cliente interno a se desenvolver e se fazer jus de sua participação no desenvolvimento da organização no mercado competitivo. A administração de cargos e salários refletem em dois grandes focos (trabalhador / empresa) visto do lado do trabalhador, poderá ser refletido como retribuição justa, reconhecimento e motivação com o padrão de vida a ser melhorado; já do lado da empresa é revertido em conhecimento real de custo com folha de pagamento, influencia no clima organizacional, alterando até mesmo o melhoramento dos serviços realizados pelos colaboradores, além de enxugar custos quando possível e adaptar a satisfação de pelo menos 50% empregado e 50% empregador.

2.1.1 Porque as organizações precisam de um plano de cargos e benefícios?

Já foi constatado que toda empresa, para ter sucesso em seu ramo de atuação, é necessário elaborar um consistente e dinâmico plano de cargos e salários. Por meio desse mecanismo, a gestão de recursos humanos torna-se adequada e sólida, mais eficiente na prestação de seus serviços para uma satisfação melhor para todos que estão exercendo suas funções.

Entre as inúmeras vantagens da implantação do plano de cargos e salários está a de permitir que empresa classifique seus colaboradores de acordo com seus talentos, suas aptidões, e que adote uma política de remuneração adequada conforme a função desempenhada por cada um deles.

A implantação de plano de cargos e salários deve ser vista de uma forma com bastante cautela pois o não cumprimento do mesmo, ou a falta de informação para o colaborador pode acarretar em problemas de insatisfação, desmotivação. É importante afirmar que o colaborador faz parte do crescimento da empresa e que pode se movimentar dentro dela de um cargo para outro onde só pode beneficiar ele mesmo.

2.2 Conceito de Educação Corporativa

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com