TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro - Mestres da mudança

Resenha: O livro - Mestres da mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Resenha  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  2.231 Visualizações

Página 1 de 4

MESTRES DA MUDANÇA: LIDERAR COM A CABEÇA E O CORAÇÃO

Selvino Fachini

Introdução

O livro - Mestres da mudança - aborda temas importantes na área de gestão escolar. O gestor, não é aquela que faz cursos e sabe muito bem as teorias de administração, mas acima de tudo de ter habilidades, comportamentos, atitudes para lidar com equipes, ou pessoas que trabalham juntas para atingir seus objetivos.

Na realidade, para desenvolver um trabalho de qualidade numa escola é preciso trabalhar em equipe. Neste sentido, o gestor deve ter a habilidade, a responsabilidade de unir todos os setores da instituição de ensino.

As pessoas que trabalham na escola são indivíduos, cada um com seus talentos, com seus conhecimentos, capacidades de efetuar seus trabalhos, porém a capacidade individual deve sem compartilhada com toda a equipe para que possam alcançar a qualidade total. O gestor estimular, incentivar e enfatizar o valor do trabalho em equipe.

O gestor não é aquele que faz tudo, ele deve atribuir tarefas para o grupo ou pedir ajuda de pessoas especializadas em caso de dúvidas ou dificuldades.

Contudo, ser líder envolve um luta constante na busca de metas, objetivos acordados por toda a equipe da instituição de ensino. Cabe ao diretor enfatizar o valor e a importância da união da equipe e trilhar o caminho da qualidade total.

Mestres da mudança: liderar escolas com a cabeça e o coração

Líder é aquele que além de usar a razão, os conhecimentos deve muitas vezes se deixar guiar pelo “coração”, sentimentos para entender os componentes da equipe. Assim conquistar a confiança e desenvolver seu trabalho com mais segurança.

Fazer com que as pessoas falem dos seus problemas e tentar resolver-los é uma característica importante na liderança. Uma boa conversar é um passo na resolução de problemas. Nunca o líder deve assumir problemas de outras pessoas, mas ajudá-las a resolver os próprios problemas.

Saber aonde se quer chegar, objetivos, metas são fundamentais na vida do gestor. Além destas metas é importante no exercício da liderança, conhecimentos, senso de humor, autoconhecimentos, assiduidade, experiência e reaprender a liderar constantemente.

Esta forma de ser de um líder não se aprende com cursos, são poucos os cursos que ensinam liderança. Os cursos disponíveis, em geral, concentram-se nas teorias, mas não naquilo que se deve fazer, ou apenas mencionam, teoricamente, as habilidades que é preciso desenvolver. É preciso desenvolver habilidades ou aperfeiçoar habilidades enquanto líder.

Não podemos confundir liderança com administração. O foco central é compreender os aspectos pedagógicos de uma liderança na Instituição de Ensino.

É preciso inovar respeitando convicções e modos de pensar sobre as formas de avaliação e aprendizagem.

Inovar uma escola não é adaptar experiências passadas e vícios antigos. É impossível resolver problemas usando as mesmas idéias e conceitos que geram esses problemas. A gestão de liderança requer planejamento, humildade, paciência, respeito, compromisso. Pois a instituição de ensino é um ser vivo composto por colaboradores. É preciso liderar com transparência, ética, honestidade e eficiência para que se atinjam os objetivos propostos pela instituição.

Na gestão, antes de tudo somos pessoas com ideais subjetivos e há sempre uma tendência em fazer as coisas da nossa maneira, do nosso jeito de uma forma subjetiva e determinamos de que dever ser desta forma. As teorias subjetivos sobre o que é um bom alunos, ou quais são os critérios de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com