TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo da gestão do conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: O objetivo da gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução.

Através do presente trabalho teremos como desafio dimensionar e compreender a Gestão do conhecimento. Para alcançar estes resultados demonstraremos os conceitos de Gestão na visão de alguns autores, as implantações desta ferramenta, as pesquisas dos lideres de algumas empresas através de benchmarking, responderemos o questionário com intuito de aprimorar nosso conhecimento sobre o assunto. Neste caso a gestão do conhecimento vai além do processamento de informações objetivas, consistindo em acessar ideias, intuições, descobertas ou visões e torná-las organizadas, de modo que sejam incorporadas por novas gerações de estudantes, grupos de trabalho ou comunidades sociais.

Sendo assim objetivo da gestão do conhecimento é aumentar a vantagem competitiva usando como fonte os conhecimentos individuais e coletivos dos colaboradores, utilizando a capacidade de cada um para resolver problemas, criar oportunidades e inovar. Estes estudos não visam apenas à gestão do conhecimento em si, mas também todo o processo que envolve estes conhecimentos, como identificação, geração de novos conhecimentos e também tornar acessível estas informações a todos.

2. Definições de Conhecimento.

Gestão do conhecimento é o conjunto de processos e atividades que buscam promover o conhecimento através da criação, identificação e compartilhamento do mesmo. Também podemos definir como o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

Conhecimento pode ser definido por Daveport e Prusak (2003 apud Fernandes 2011)como uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado nas mentes dos conhecedores. Nas organizações ele costuma estar embutido em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais. “O conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente” DAVEPORT e PRUSAK,( 2003, p.6, apud Fernandes , 2011). O conhecimento existe dentro das pessoas, faz parte da complexidade humana.

Para TERRA (2000, apud Korobinski, 2010).

"Gestão do Conhecimento é, em seu significado atual, um esforço para fazer com que o conhecimento de uma organização esteja disponível para aqueles que dele necessitem,quando se faça necessário, onde se faça necessário e na forma como se faça necessário, com o objetivo de aumentar o desempenho humano e organizacional"

Podemos fazer um paralelo com a definição dada por Davenport e Prusak com a de Terra, verificamos que os autores dizem que a gestão do conhecimento é uma “coleção de processos” e citam “atender aos objetivos da organização”, Ou seja, a coleção de processos dita pode ser vista como uma incorporação de processos de gestão do conhecimento (explicitação, socialização, entre outros). Tanto Terra como Davenport e Prusak, os autores pesquisados, enfatizam a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações. Terra destaca a Gestão do Conhecimento como importante ferramenta para o crescimento das organizações e Davenport e Prusak enfatizam a questão do envolvimento do comportamento humano dentro das organizações.

Para se favorecer a gestão do conhecimento dentro de uma organização é necessário atenção e cuidados especiais com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem conhecimento. O capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiências profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Por isso a importância de promover a disseminação do conhecimento entre todos os colaboradores influenciando o comportamento dos empregados e favorecendo o comprometimento das lideranças, com o intuito de estimular e valorizar as pessoas, para que esse conhecimento posso ser distribuído e aproveitado por todos sendo assim, uma fonte de vantagens competitivas para as empresas.

Reter o conhecimento de um colaborador não é fácil, mas algumas medidas podem ser tomadas como identificar e definir perfis, utilizando e extraindo de todas as formas o conhecimento deste profissional. Formando parceiros e protegendo o conhecimento organizacional nos eventos de movimentação de empregados buscando formas com que o conhecimento seja passado e aprendido por todos da organização, através de palestras cursos, estimular os feedbacks entre colegas entre outras alternativas.

Descrição dos quatro processos do conhecimento – modelo SECI.

Conforme Nonaka, Umemoto & Senoo (1996, apud Araujo, Oliveira & Rodrigues, 2008), uma organização cria conhecimento por meio das interações entre o conhecimento explicito e o tácito, estas interações são denominadas “conversão do conhecimento”. Este processo de criação do conhecimento organizacional e denominado de SECI – Socialização, Externalização, Combinação e Internalização e ocorre mediante a interação continua e dinâmica entre o conhecimento tácito (informal e incorporado em valores e crenças) e o conhecimento explicito (formal e codificavel), NONAKA & KONNO, (1998, apud Araujo,Oliveira & Rodrigues ,2008).

2.1.1. Socialização.

Conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito: criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas, através do compartilhamento de experiências. Em geral, ocorrem através de conversas, observações, imitações e práticas;

2.1.2. Externalização.

Conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito: se refere à criação de um novo conceito. O conhecimento tácito pode, a princípio, serem transformados em explícito, através do uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos;

2.1.3. Combinação.

Conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito: a Combinação acontece quando se sistematiza conceitos em um sistema de conhecimento. Normalmente, os indivíduos trocam e combinam conhecimentos explícitos por meio de documentos, reuniões, telefonemas e redes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com