TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerando Conhecimento Nas Empresas

Casos: Gerando Conhecimento Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2012  •  4.353 Palavras (18 Páginas)  •  1.954 Visualizações

Página 1 de 18

Gerando Conhecimento nas Empresas: uma analise do processo de criação do conhecimento

Thiago Antonio Alves(1)

Marystela Assis Baratter Sanches(2)

RESUMO

Este artigo aborda a geração do conhecimento nas empresas. Tendo como objetivo analisar o processo de criação do conhecimento. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica utilizando-se para isso publicações nacionais sobre gestão do conhecimento valendo-se das bibliotecas disponíveis. Neste trabalho é abordada uma classificação do conhecimento quanto ao tipo e quanto ao formato. Quanto ao tipo ele pode ser tácito ou explicito e quanto ao formato ele pode ser dados, informação e conhecimento. Entender o conhecimento é de suma importante para que se possa geri-lo e compreender a gestão do conhecimento é fundamental para analisar o processo de criação do conhecimento. A abordagem teórica da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi de 1995 é uma das teorias mais citadas na literatura da gestão do conhecimento e serve para entender os modos de conversão entre o conhecimento tácito e explicito, que são eles: socialização, externalização, combinação e internalização. Estes modos constroem o que chamamos de espiral do conhecimento. Para promover a espiral do conhecimento são necessárias cinco condições capacitadoras, que são: intenção, autonomia, flutuação e caos criativo, redundância e requisito variedade. No fim aborda o processo de criação do conhecimento em cinco fases, são elas: Compartilhamento do conhecimento tácito, criação de conceitos, justificação de conceitos, construção de um arquétipo e difusão interativa do conhecimento.

Palavras-chave: Conhecimento. Gestão do Conhecimento. Criação do conhecimento.

ABSTRACT

This article discusses the generation of knowledge in companies. Aiming to analyze the process of knowledge creation. Therefore, it was developed using a literature search to publications on this knowledge management taking advantage of available libraries. In this paper we addressed a classification of knowledge as to the type and the format. Regarding the type it can be tacit or explicit regarding the format and it can be data, information and knowledge. Understanding knowledge is extremely important so that we can manage it and understand knowledge management is crucial to analyze the process of knowledge creation. The theoretical approach of knowledge creation of Nonaka and Takeuchi, 1995, is one of the most cited theories in the literature of knowledge management and serves to understand the modes of conversion between tacit and explicit, that they are: socialization, externalization, combination and internalization. These modes build what we call knowledge spiral. To promote the knowledge spiral are required five enabling conditions, which are: intention, autonomy, fluctuation and creative chaos, redundancy and requisite variety. In order to address the process of knowledge creation in five phases, namely: Sharing of tacit knowledge, creating concepts, justifying concepts, building an interactive prototype and dissemination of knowledge.

Keywords: Knowledge. Knowledge Management. Knowledge creation.

Introdução

Gerar conhecimento passou a ser uma questão de sobrevivência para as organizações. Novas formas de competição, globalização de mercados e avanços tecnológicos. Constantes mudanças no ambiente externo exigem mudanças rápidas na organização. Esta ênfase na mudança tem colocado a gestão do conhecimento no âmago do que precisa ser feito para enfrentar o ambiente atual. Estamos na era do conhecimento onde o principal ativo passou a ser o capital intelectual e através de novos conhecimentos as empresas podem adquirir inovação passando a ter vantagem competitiva. Durante a revisão da literatura notou-se que a abordagem teórica da geração do conhecimento é bastante repetida e comentada, porém pouco explicada em detalhes.

Neste artigo foi feito uma analise do processo de criação do conhecimento e para isso buscou-se compreender a Gestão do Conhecimento, Identificar os tipos e formatos de conhecimento, investigar a o papel da empresas que geram o conhecimento e a teoria de criação do conhecimento.

O artigo está estruturado nos seguintes capítulos:

Capitulo I – Categorização do conhecimento – Classificação do conhecimento quanto ao tipo, fonte, formato e aplicação. Porém neste artigo só é tratado do conhecimento quanto ao tipo e formato.

Capitulo II – Entendendo a Gestão do Conhecimento e sua relevância – Vários conceitos sobre Gestão do Conhecimento e sua utilidade para os dias atuais.

Capitulo III – A empresa que gera o conhecimento – Fala sobre o interesse das organizações pelo conhecimento, a vantagem sustentável e o desafio das empresas.

Capitulo IV – Teoria da criação do Conhecimento Organizacional – Trata a respeito dos modos de conversão do conhecimento, a espiral do conhecimento, as condições capacitadoras para criação do conhecimento e as fases do processo de criação do conhecimento.

1 -Categorias do conhecimento

Park e Kim (2005) expandiram a categorização do conhecimento, classificando-o por tipo, fonte, formato e aplicação: quanto ao tipo, segundo os autores, o conhecimento pode ser tácito ou explicito, em relação à fonte, ela pode ser interna ou externa, quanto ao formato, ele pode ser apresentado como dado, informação ou conhecimento e, em relação a sua aplicação, pode ser utilizado para a melhoria ou desenvolvimento de tecnologia, produto, projeto ou mercado. Para uma melhor compreensão da geração e gestão do conhecimento será tratado neste artigo apenas as classificações por tipo e formato, respectivamente.

1.1 - Tipos de conhecimento

Nonaka e Takeuchi (1997) realizaram uma importante distinção entre os dois tipos de conhecimento. São eles:

a) conhecimento tácito, caracterizado por ser altamente pessoal (não é propriedade de uma organização) e específico. Sua incorporação se verifica pelo aprendizado acumulado ao longo do tempo e de difícil visualização, formalização, transmissão e compartilhamento. É expresso através de ações, atitudes, concepções e crenças. O conhecimento reside na cabeça das pessoas, é subjetivo e parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com